Autor Tópico: A filosofia hacker  (Lida 196 vezes)

branco

• Profissional
  • Reputa +0/-0
    • Ver perfil
A filosofia hacker
« Online: 25 de Maio , 2012, 01:42:48 am »
Hey galera, quanto tempo!

Estava passando por aqui pra ver as novas, e resolvi falar um pouquinho também.

Vendo a minha foto obscura, colocada no fórum há anos, fiz uma análise daquela época, dos pensamentos, da galera que participava ativamente aqui, e gostaria de compartilhar com vocês.

Bem, naquela época, acho que fazem uns quatro anos, e ainda hoje, muitas pessoas achavam, inclusive eu, que o hacking poderia mudar o mundo, ou dar alguma contribuição à sociedade.
Mas acho que isso é um pensamento pequeno. Por que? Porque há formas melhores de se fazer isso.

Vejamos um exemplo: todos os dias morrem 11 mil crianças no mundo de desnutrição. O que o hacking pode fazer por elas? Nada. Talvez roubar alguns milhares e salvar algumas centenas, no máximo.

Se houvesse uma organização bem unida, estilo os cartéis, até poderia fazer um pouco mais. Mas usar o conhecimento para a malicia para levantar capital, apesar de ser mais fácil, é um caminho pequeno que produz nenhum ou pouco resultado. Concerteza é melhor que não fazer nada, mas é uma coisa mesquinha. Por que nós podemos mais que isso, muito mais.

Quando agente acorda todos os dias com o espirito disposto a mudar o mundo, com a motivação lá nas alturas, agente pode mais. Não precisamos caminhar rumo aos sonhos com ódio, angustia, tristeza. Eram esses os sentimentos que eu tinha na época que participava ativamente do fórum, e do que eu considerava o movimento hacking. É fato, as pessoas morrem todos os dias, a vida é cheia de filhos da ..., e por ai vai. Adianta arrancar os cabelos? Adianta surtar? Adianta fazer um deface, ou um ddos? Não, a vida é isso mesmo.

O ideal a meu ver é tentar contribuir com a sociedade de forma digna, honesta, dentro das leis, pois nós somos pessoas que conhecemos os dois lados da moeda. Nós podemos ir mais longe que muita gente que está no mercado. Pra mim, hoje, fugir das leis pra tentar mudar algo é realmente estupidez, porque as leis são feitas justamente pra assegurar nosso direito de se elevar.

Ao meu ver o ideal é contribuir da forma mais prazerosa possível, prestando serviços, criando soluções, inovando, empreendendo. Por exemplo, Steve Jobs. Alguém duvida que ele poderia ser um Kevin Mitnick? Mas ele preferiu impactar o mundo com as idéias dele, do jeito que gosta. Outro exemplo: Eike Batista. Alguém duvida que ele poderia sair por ai fazendo ddos ou defacements? Claro que poderia. Mas ele preferiu erguer um império, criar empregos, gerar riqueza. Se Jesus Cristo quisesse trocar o machado por um teclado, certamente sendo esperto do jeito que era, poderia fazer mais que Kevin Mitnick.

Enfim, cada um tem uma estrela dentro de si que pode brilhar (ai que meigo) da forma como melhor entender. Seja criando revoluções tecnológicas, religiosas, guerras, o que vale é acordar e gastar a energia em algo grande, cheio de potencial. Eu creio que o movimento hacking serve de aprendizado, querer se sobressair, mudar as coisas, ir além da segurança, etc, é bacana, mas é algo que para ter efeito em larga escala precisa ser canalizado de forma correta. Pra mim uma das alternativas é a criação de startups.

É só isso!
Grande abraço.

« Última modificação: 25 de Maio , 2012, 01:46:42 am por branco »
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

Magrinho Loko

• Experiente
  • Reputa +1/-0
    • Ver perfil
    • Darkers.
Re:A filosofia hacker
« Resposta #1 Online: 28 de Maio , 2012, 01:29:43 pm »
Na época em que iniciamos nossos estudos eramos quase todos menores de idade, então não tínhamos uma opinião forte formada, víamos as situações apenas por uma face do prisma e para nós era tudo simples e fácil.  O hacking era uma diversão naquela época, algo para preencher as horas vagas e estudar coisas interessantes. Como você mesmo falou branco, serviu de aprendizagem. Mas não devemos ficar focados apenas nisso achando que vamos mudar o mundo. Sempre devemos tentar alcançar voos melhores e mais longos.

E PQP, me senti velho agora vendo uma postagem tua aqui no fórum.
Saudades do antigo Darkers.

Reeves

• Administrador
  • Profissional
  • Reputa +666/-0
    • Ver perfil
    • Duvidas?
« Resposta #2 Online: 05 de Junho , 2012, 02:41:19 pm »
Realmente o hacking nessa época era mais diversão do que qualquer coisa.. mas...
Pelo menos eu, não mudei muito, sério... amadureci e meu tempo que está menor mas continuo explorando e estudando.
Sei muito mais hoje do que a 4~6 anos atrás e o hacking ajudou muito a definir minha carreira :D
Se não fosse eu aos 14 anos brincando com o sub7 acho que não seria nada parecido com o que sou hoje... se isso é bom ou ruim não sei e nem penso nisso...
Quanto a minha parte para ajudar o mundo de alguma forma... faço trabalho voluntário a comunidade pelo Rotary :D (não é MUITO mas já é a minha parte)

Não vejo o hacking não "muda o mundo" mas ajuda muito, ao menos na evolução tecnológica!
Realmente estamos velhos... e o "Money talk"
Acho que a faze agora é a sobrevivência!

Bom ver vocês por aki :)

[]'s
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
 ^ ^

branco

• Profissional
  • Reputa +0/-0
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 09 de Junho , 2012, 11:22:22 pm »
kkkk bom ver vocês por aqui também...

O magrinho me ajudou a bessa com o PHP, realmente tu estas velho, faz muito tempo isso kkk

enfim, o próprio Darkers faz parte da nossa vontade de trazer progresso pra esse mundo caduco. É certo que esse fórum moldou dezenas de ótimos profissionais.

Que assim continue!

Abraços
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?