[Linux] Dicas de Segurança

Iniciado por ÐarkSpawn, 23 de Março , 2006, 10:01:37 PM

tópico anterior - próximo tópico

Ðark$pawn

/* Dicas de Segurança --> Passo a Passo como Deixar sua Máquina um pouco mais segura v1.0 */

Créditos:

Rodrigo Rubira Branco
Gerente de Segurança
Firewalls Security Corporation

Fonte: www.firewalls.com.br

Ok galera, aqui começo com uma parte importante de um curso de segurança, introduzindo os passos necessários para se executar um checklist de segurança em um computador (servidor ou não) e melhorar desta forma em partes sua segurança. Este checklist foi totalmente feito por mim sem consulta a nenhum outro texto, portanto, é possível que outros autores definam uma ordem de importância diferente da minha e talvez nem sequer mencionem (ou eu não mencione) passos listados.

Limitações:
Não irei entrar em detalhes do uso de ferramentas e partirei do pré-suposto que você sabe pelo menos usar linux (eu disse usar e não dominar). Também não irei considerar que um cara pode entrar com um revólver no seu estabecimento e obrigá-lo a passar as informações nem que pode ocorrer um desastre natural e você perder tudo, inclusive os backups.

Introdução:

Obviamente a melhor maneira de tornar seu computador seguro seria não conectando-o na internet, o que seria um crime no mundo atual. Bem, nem irei mencionar a necessidade dos BACKUPS.

Ops, já mencionei :/.

Segurança Remota

Passo 1:

Desabilite Serviços que Não Serão Necessários.
Especialmente TODOS os servicos RPC, que são muito inseguros.

Passo 2:

Troque Serviços como telnet e ftp por versões mais seguras e que
utilizem métodos de criptografia como ssh e scp.

Passo 3:

Substitua Servidores inseguros por suas versões mais seguras:
Por exemplo:
Wu-FTP por ProFTP
Telnet por SSH
Existem outras substituições que podem ser feitas, mas não são tão importantes quanto as duas listadas aqui por mim, e seriam trocar o bom e velho BIND por SecureDNS ou algo parecido, mas bem, mantendo-se atualizado a sua versão de BIND e utilizando-se criptografia não será necessario fazer a troca.

Passo 4:

Atualize seu kernel para a última versão segura e os arquivos do sistema também.

Passo 5:

Desabilite a resposta a ping em broadcast:
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_broadcasts

Passo 6:

Desabilite o repasse de pacotes:
echo 0 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Passo 7:

Configure o TCP_Wrappers:
vi /etc/inetd.conf
No lugar do serviço a ser invocado pelo inetd, chame o tcpd,
geralmente localizado em /usr/sbin.
Após isto, coloque em seu hosts.deny:
All:All
E em seu hosts.allow:
servico:
Com isso, tudo que você não permitir, será proibido

Agora visualizando mais a segurança local:

Passo 1:
Arquivos Críticos do Sistema | Permissão que devem ter

/var/log | 751
/var/log/messages | 644
/etc/syslog.conf | 640
/var/log/wtmp | 660
/var/log/lastlog | 640
/etc/passwd | 644
/etc/shadow | 600
/etc/hosts.allow | 600
/etc/hosts.deny | 600
/etc/lilo.conf | 600
/etc/securetty | 600
/etc/shutdown.allow | 400
/etc/inetd.conf | 600
/etc/rc.d | 755
/etc/cron.allow | 400
/etc/cron.deny | 400
/etc/ssh | 750
/etc/sysctl.conf | 400

Passo 2:

Desabilite todos os programas que rodam com o bit SUID ativado, a menos que seja extremamente importante rodar como SUID. Para encontrar tais arquivos:

find / -type f -perm +6000 -ls
Após isto:
chmod -s http://www.firewalls.com.br/mailman/listinfo/seguranca

OBS: Está lista é restrita e está sujeita a aprovação para inscrições

Passo 2:

Caso uma falha de segurança exista mas ainda não se possua uma correção nem sequer temporária, não exite em tirar do ar o serviço que possui tal falha, mesmo que não exista exploit para a falha divulgada (muitas vezes os crackers simplesmente não divulgam o exploit, embora o possuam)

Passo 3:

Utilize um bom firewall (iptables) e configure-o com políticas default
DROP: netfilter.samba.org
Utilize um packet sniffer para saber mais sobre o tráfego da rede, com filtros para facilitar detecção de invasão (tcpdump): www.br.tcpdump.org
Use um IDS e configure-o apropriadamente (snort): www.snort.org
Rode um verificador de arquivos (AIDE) para caso uma invasão ocorra
você possa verificar e eliminar backdoors implantadas: www.aide.org

Passo 4:

Configure seu syslog para gerar logs separados de cada um dos respectivos serviços de referência, e de preferência utilize o syslog-ng

Passo 5:

Tenha uma boa política de segurança e faça com que seus usuários a cumpram, prevendo duras punições para quem não o fizer. Elabore um bom plano de contingência para caso tudo o mais falhe.

Passo 6:

SEJA HUMILDE!!
Nunca dúvide da capacidade de alguém, nunca diga que uma pessoa não é capaz de invadir seu servidor e nem sequer mencione a toa sobre sua enorme preocupação com segurança. Não divulge informação alguma sobre sua rede a menos que seja necessário. Leia os logs do seu sistema. Em caso de dúvidas, desconecte a placa de rede. :)

BOA SORTE!!
Este conjunto de dicas será constantemente atualizado, fiquem de olho! Espero que tenha sido útil para alguma coisa.
Baixem os arquivos que eu mencionei e instale-os. Segurança é necessário até mesmo para usuários domésticos, todos devem se preocupar com isso.

Edited by: DarkSpawn

whit3_sh4rk

Parabéns... Belo post...

Realmente, como tinha dito para você, é um dos melhores colaboradores aqui do Darkers..

Obs: (cutucando o staff) se eu pudesse até daria 1 pontinho..  ::)

[]s

Cloudy

Eu achei legal. No começo achei que fosse mais um textinho bobo para inicinates, mas até que é interessante.

...by Cloudy
"You have to be trusted by the people tou lied to, so when they turn their back on you, you have the chance to the put the knife in." (Roger Waters)

...by Cloudy