IE arregaça as mangas
(//http://www.uai.com.br/EM/noticias/fotos/20080910221502625.jpg)
Recursos novos como mapas e informações adicionais abrem a partir de sites, sem ir para outras páginas
A batalha entre os browsers, que estava um tanto quanto morna com a apática liderança do Internet Explorer, ganhou um capítulo interessante com o lançamento da versão beta do Chrome, na última semana. E mais está por vir: a Microsoft prepara a estréia do IE 8 em português, também em fase de testes, para a próxima terça-feira. Dentre os novos recursos do Explorer, estão muitos que o Chrome também traz, como a navegação privativa, por exemplo. Com a ferramenta, o computador não armazena os dados da sua navegação – ideal para quem acessa sites de bancos.
Salvo uma ou outra diferenciação (que não chegam a ser nada do outro mundo), a guerra dos navegadores caminha, na verdade, quase para uma padronização, com todos oferecendo praticamente os mesmos recursos. O Chrome processa as abas separadamente, o IE também. O Mozilla ainda não, mas, certamente, a próxima versão já incorporará o recurso.
O IE é líder, com 62% do mercado, de acordo com estatísticas do Global Marketshare. Embora o Chrome ainda esteja longe de alcançar o topo do ranking, com apenas 2% dos usuários, o lançamento do navegador do Google movimenta os entusiasmados por tecnologia, em um rebuliço que coloca em evidência as principais características dos novos navegadores – e acirra a disputa entre os desenvolvedores.
De um lado, o Google defende o código aberto – o Chrome é um software livre para que programadores o manipulem, criando novas ferramentas a partir da tecnologia base. Também nessa onda estão navegadores como o Mozilla Firefox (com 29%) e o Opera (com 1%). De outro lado, estão os gigantes Apple, com o inexpressivo browser Safari (4%), e Microsoft com o Internet Explorer. Embora a concorrência impulsione cada vez mais a criação de novos recursos (incluindo alguns inutilitários), essa estrutura entre as competidoras não deve mudar.
Sobre a briga, o diretor-geral de mercado consumidor e on-line da Microsoft, Osvaldo Barbosa de Oliveira, acredita que a principal arma do IE é a tradição de 13 anos. "A competição é sempre sadia e traz benefícios para os usuários, mas nossa experiência nos credencia para apostar que temos o browser mais completo", define. Confira as principais características dos navegadores.
COMPARATIVO:
ABAS
IE
Processa as abas separadamente, garantindo mais velocidade
Chrome
Processa as abas separadamente, garantindo mais velocidade
NAVEGAÇÃO
IE
Agrupa as abas por cores, facilitando a navegação
Chrome
Pré-visualiza os sites mais visitados quando se abre uma nova aba
PRIVACIDADE
IE
Permite navegar sem deixar rastros, no modo privativo
Chrome
Também permite a navegação sem vestígios
BUSCA
IE
Tem barra de buscas que permite ao usuário optar entre Wikipedia, Google, Live Search
Chrome
Unifica a barra de buscas na barra de endereços, fazendo a pesquisa diretamente no Google