Uma pesquisa recentemente inquirida, empresas de todo o mundo estão utilizando 85 por cento de software de código aberto.
O Governo Vietnamita está Usando aplicações open source , no entanto, quase não é ambicioso o suficiente, de acordo com o governo vietnamita, que agora quer definir uma meta de 100 por cento de aplicações de código-fonte aberto que serão usados por todos os escritórios do governo, com a aprovação do governo até 31 de dezembro de 2010, de acordo com um documento político emitido pelo Governo vietnamita e relatado por VietNamNet Bridge.
Para chegar à meta de 100 por cento, O Ministério de Informação e das Comunicações do Vietnã determinou que softwares de código aberto como o OpenOffice.org, bem como o programa de e-mail Mozilla Thunderbird e navegador Firefox, devem ser instalados em todas as máquinas do governo, começando com o departamento de TI, até 30 de Junho.
Open source não é novo para o Vietnã, o que tem vindo a promover adoção de código-fonte aberto pelo menos desde 2004, na Rede Mundial de relatórios, dentro de suas universidades, um esforço para desenvolver a sua economia de software local.
Independentemente, este é um projeto muito ambicioso do governo vietnamita. Será interessante para acompanhar o seu progresso e fazer apostas sobre quanto tempo levará para obter um software Microsoft em um avião para tentar mudar a mente dos Vietnamitas sobre o assunto. Acho que é provável que alguém de Redmond já está sentado em um escritório burocrata do Vietnã, fazendo um apelo para usarem Windows.
Via: CNET News
Eu ainda defendo o uso de software pago no governo, alem de possuir mais documentação e segurança juridica.