Quais as distribuições mais antigas e "originais"? Cladograma mostra a origem e evolução
Nos últimos meses tenho visto uma série de manifestações que, a pretexto de criticar a excessiva criação de novas distribuições "nanicas" motivadas por vaidade ou curiosidade do seu autor e único usuário, propõem alguns critérios que separariam as distribuições dignas de mérito.
Muito frequentemente estes critérios propostos estariam relacionados à antiguidade da distribuição, ou à "originalidade" (expressão usada para se referir à ausência de derivação a partir de outras distribuições pré-existentes).
Pessoalmente, prefiro critérios mais relacionados ao produto (como a qualidade, ou mesmo a satisfação de determinados requisitos, como a presença de suporte aos idiomas de meu interesse, ou de boa documentação, atualizações de segurança frequentes, comunidade ativa e outros) ou derivados/agregados (econômicos ou demográficos, base instalada, popularidade, etc.) do que os mencionados critérios baseados na idade ou "originalidade".
Para tornar mais complexa a situação, vejo com freqüência equívocos em afirmações sobre quais seriam as distribuições mais antigas, ou sobre quais as distribuições cuja origem não é derivada de nenhuma outra.
(http://farm4.static.flickr.com/3342/3226707614_6f5a7e7ba6.jpg?v=0)
Por isso, trago mais uma vez ao BR-Linux o cladograma acima, de autoria de Andreas Lundqvist, que mostra, em um horizonte temporal, os relacionamentos de descendência entre as distribuições. A versão em tamanho grande pode ser obtida em GNU/Linux distro timeline (http://futurist.se/gldt/)
Outro quadro interessante é o da imagem acima, que coloca o Linux no contexto de vários outros primos UNIX e Unix-Like.
Para completar, o IBiblio tem disponíveis para download diversas das primeiras distribuições de Linux, como Yggdrasil, SLS e MCC.
Fonte (http://br-linux.org/2009/quais-as-distribuicoes-mais-antigas-e-originais-cladograma-mostra-a-origem-e-evolucao/)
[]'s
Segundo o gldt 7.6 é MCC Interim
http://futurist.se/gldt/gldt76.png
Quote from: http://en.wikipedia.org/wiki/MCC_Interim
MCC Interim Linux has the distinction of being the first Linux distribution capable of being independently installed on a computer.[1]
Quote from: http://www.linux.org/info/linux_timeline.html
1992
February What could be described as the first Linux "distribution", called MCC Interim Linux is released by the University of Manchester, England.
;)
Hi,blz?
http://www.ibiblio.org/pub/historic-linux/distributions/MCC/1.0+/documentation/
Distribuição da era que homens era homens e compilavam seus programas tudo do zero :P
ps:será que o GNU hurd um dia vai para frente :P
[]'s
slaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaackware *-*
só deixei de usar o slackware como padrão, por falta de tempo de manter pacotes, caçar deps, etc..
estou de archlinux agora. mas não apaguei o slackware do HD =)