Carros pretos podem desaparecer da Terra
(http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/carro-preto-20090327144045.jpg)
As pinturas escuras nas latarias dos carros podem ser proibidas em 2016, na Califórnia, por uma legislação. O motivo? Reduzir emissões de dióxido de carbono e economizar combustível.
De acordo com a California Air Resouces Board (CARB), responsável pelo projeto, a cor preta retém muito mais calor no interior do carro, fazendo com que motoristas gastem mais energia e combustível com refrigeração e ar condicionado.A solução seria utilizar tintas em que a pintura e os vidros reflitam mais calor, deixando bancos e ambientes mais frescos e menos dependentes do refresco artificial.
Para isso, um projeto de implementação de uma nova tinta que aumenta 20% da reflexão dos raios solares está previsto para 2016 – com o período de testes iniciado em 2012. O problema é puramente estético. O preto, no conceito, seria uma espécie de "marrom poça de lama", o que desagrada montadoras e consumidores.
A indústria automotiva estima que o custo adicional para montagem seja de US$ 100 para cada carro, sem contar as mudanças necessárias do sistema de pintura, que pode ser significativo.
O maior desafio para os fornecedores de tinta é criar pigmentos que reflitam calor em cores pretas e escuras sem que os mesmos contenham metais pesados tóxicos, pois isso seria apenas trocar o dano ambiental de lugar.
Muitos analistas americanos consideram que se a lei for aprovada na Califórnia, pode chegar a muitos outros estados do país.Fonte: INFO (http://info.abril.com.br/)
:o ainda bem q nao moro lá
porra interessante, mas tenho certeza tbm que nao chega no brasil
Pintura preta é a + rox =/
Bom, as empresas automobilísticas não vão deixar isso barato.
Acho que a pintura "Preto Fosca" é menos poluente e é mais massa, daí vai ter que sair de fábrica assim agora por lá. =D
Quote from: Lanus on 28 de March , 2009, 01:43:34 PM
porra interessante, mas tenho certeza tbm que nao chega no brasil
Claro que chega...
Só o deputado do Acre, (sr. Jacinto Cabeção) ver isso e logo vai querer copiar !!