Aguardada versão do browser da Mozilla corre atrás dos concorrentes, mas tem novidades próprias.
Em sua versão 3.5, o Firefox introduz o modo "Private Browsing", que permite a navegação sem armazenar sites visitados, campos preenchidos, senhas inseridas, arquivos baixados ou cookies recebidos, algo já disponível tanto no Chrome, do Google, como no IE8, da Microsoft.
Baseado no Chrome, o Firefox 3.5 agora conta com uma ferramenta que aponta múltiplas abas fechadas recentemente. Atualmente, o browser permite que as abas encerradas sejam abertas uma por vez, enquanto o Chrome mostra uma lista com as três mais recentes.
Seguindo o caminho do Opera 9 e do Safari 4, o Firefox 3.5 corre atrás do suporte ao HTML 5, versão mais recente da linguagem básica da internet, que, entre outros benefícios, facilita a reprodução de conteúdos como vídeos e animações no navegador e consegue armazenar arquivos no PC do usuário para oferecer navegação offline.
Assim, usuários poderão editar textos ou responder e-mails dentro do navegador quando não houver conexão.
Entre as novidades pioneiras do Firefox 3.5, destaca-se a "Navegação ciente de localização", ferramenta que indica sua localização geográfica para interagir com serviços online, como mapas principalmente.
Por último, o Firefox 3.5 apresenta melhorias no seu engine de JavaScript para rivalizar com novidades do tipo apresentadas tanto pelo Google como pela Apple.
O Firefox 3.5 estará disponível em 70 línguas (inclusive português) para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS.
Download: http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/all.html
Fonte: PC World