O que é esse cabo,para que serve,e como confecciona-lo
O par de fios ou par trançado foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica. Utilizando o sistema de transmissão por par de fios aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas.
A taxa de transmissão varia de acordo com as condições das linhas telefônicas utilizadas, podendo variar entre 300 a 115.000 bps. Considerando enlaces ponto a ponto, essas taxas são bem aceitáveis, porém, quando se trata de enlaces multiponto, a taxa de transmissão decresce significativamente.
Todo o meio físico de transmissão sofre influências do meio externo acarretando em perdas de desempenho nas taxas de transmissão. Essas perdas podem ser atenuadas limitando a distância entre os pontos a serem ligados.
A qualidade das linha de transmissão que utilizam o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, mais corrente passa pelo condutor), técnicas usadas para a transmissão dos dados através da linha e proteção dos componentes da linha para evitar a indução dos condutores.
A indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por ociladores, motores ou geradores elétricos, mal contato ou contato acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isolados corretamente ou até mesmo tempestades elétricas ou proximidades com linhas de alta tensão.
A vantagem principal na utilização do par de fios ou par trançado é seu baixo custo de instalação e manutenção ,considerando o grande número de bases instaladas.
[editar]
Cabo
O cabo de par trançado é o tipo de cabo mais usados para ligar computadores em rede. Pode ser do tipo UTP (Unshielded Twisted Pair - sem blindagem) ou STP (Shielded Twisted Pair - com blindagem). Neste género de cabo, os fios estão revestidos por uma malha para evitar a interferências electromagnéticas externas.
Existem várias categorias de cabo. Veja algumas que são definidas de acordo com sua capacidade de transmissão:
cat1 - 1Mbps
cat2 - 4Mbps
cat3 - 10Mbps
cat4 - 16Mbps
cat5 - 100Mbps
cat5e - 100Mbps ou 1000Mbps
cat6 - 10.000Mbps
Esses cabos contêm 4 pares de fios, que são crimpados (ligados ao conector) com uma determinada combinação de cores onde existem dois padrões, T568A e T568B.
[editar]
As cores dos fios são:
Azul e Branco
Azul
Laranja e Branco
Laranja
Castanho e Branco
Castanho
Verde e Branco
Verde
Obs: Existem cabos com diferentes representações destes codigos de cores.
A fio com a cor branca pode ser a cor mais clara;
Fio branco com uma lista de cor;
Fio completamente branco. Neste caso é necessario ter atencao ao cabos que estão entrelacçados;
Existem também limites de comprimentos para esse tipo de cabo. É recomendado um limite de 80 à 100 metros de comprimento para que não haja lentidão e perda de informações.
Obs: A taxa de transmissão de dados correspondente depende dos equipamentos a serem utilizados na implementação da rede.
[editar]
As cores dos fios por ordem
Para ligar um switch:
laranja branco
laranja
verde branco
azul
azul branco
verde
castanho branco
castanho
Para ligar PC/PC (crossover)
1ª ponta do cabo:
verde branco
verde
laranja branco
azul
azul branco
laranja
castanho branco
castanho
A 2ª ponta do cabo:
laranja branco
laranja
verde branco
azul
azul branco
verde
castanho branco
castanho
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado"