O Processo svchost.exeO svchost.exe é um serviço capaz de hospedar outros serviços. Basicamente ele roda vários processos (um 'grupo'), porém só um nome aparecerá listado. Ele pode, por outro lado, carregar vários grupos, o que resultará em vários svchost.exe na lista de processos, o que é um caso extremamente comum.
Nos serviços (services.msc) se você encontrar algum serviço que se inicia através do arquivo svchost.exe, você pode verificar o 'Nome do serviço' (que é diferente do 'Nome para exibição'). Para verificar o verdadeiro arquivo carregado pelo svchost, você precisa ir até a seguinte chave no
registro (//http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/regedit/).
[HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\{nome_do_serviço}\Parameters]
"ServiceDll"
Onde
{nome_do_serviço} é o nome que você viu no Services.msc.
Nessa screenshot (//http://linhadefensiva.uol.com.br/imagens/docs/svchost/1.png) vemos a verificação do arquivo carregado pelo svchost.exe quando o serviço do Windows "Chama de Procedimento Remoto" for iniciado. Note que este serviço é crucial para o Windows e você não deve tentar removê-lo. Trojans podem utilizar o svchost.exe da mesma forma (e alguns dos piores fazem isso), porém é necessário esta verificação manual na chave para sabermos qual o verdadeiro culpado, já que o svchost.exe é um arquivo de sistema e não pode ser apagado. Se você encontrar um serviço ruim, utilize a opção "Delete NT Service" do
HijackThis (//http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/hijackthis/) e coloque o "Nome do Serviço" para apagá-lo.
Outras formas para obter o nome do serviçoNo Windows XP é possível descobrir todos os serviços que o svchost.exe roda através do comando
tasklist /svc.
Nessa outra screenshot (//http://linhadefensiva.uol.com.br/imagens/docs/svchost/2.png) podemos ver o tasklist em execução. Ao lado do svchost.exe vemos todos os serviços que ele está rodando. Para saber quais os arquivos que se referem a cada um dos serviços é necessário utilizar o método via registro descrito acima.
Outras cópias do arquivoNote que existem cópias falsas do svchost.exe. A verdadeira que será usada pelo Windows fica na pasta System32.
Mas você pode ter outras cópias legítimas do svchost.exe no sistema. Quando você instala um Service Pack, por exemplo, o Windows faz backup do svchost.exe. Dessa forma, você teria um svchost.exe nas seguintes pastas:
C:\WINDOWS\system32\svchost.exe
Cópia do svchost.exe real utilizada pelo sistema C:\WINDOWS\$NtServicePackUninstall$\svchost.exe
Backup do Service Pack C:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386\svchost.exe
Cópia temporária da instalação do Service Pack C:\WINNT\system32\dllcache\svchost.exe
Cópia de segurança do svchost caso algo acontença com o verdadeiro Todos estes svchost.exe são legítimos. Os falsos são geralmente encontrados na pasta Windows ou na pasta System (e não System32). Na dúvida, utilize seu antivírus para scanear o arquivo e veja as propriedades do arquivo ou procure ajuda, mas não apague o arquivo sem ter certeza de que ele é malicioso.
Fonte: http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/svchost/ (http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/svchost/)
Por
Altieres Rohr em 31/03/2005
By: DarkSpawn
Legal héin cara

O linha defensiva é um site bem interessante mesmo, tem um material bom lá..
Muitos criadores de RATs e outras "pragas" virtuais se aproveitam mto do svchost, pelo fato de rodar um grupo dele, tipw, ae é só criar um arquivo svchost e rodá-lo que já confunde mtos.. Mas o que realmente engana é rodá-lo como arquivo de sistema, aí sim fica complicado saber qual é qual..
[]s
bom post, realmente muitos desconhecem disso e acabam nao conseguindo identificar o que esta havendo, com esse post vc esta esclarecendo duvidas de muitos usuarios, parabens!!!, flws.
Muito bom. Ponto!
muito bom post, isso vai ajuda mta gente
Um tempo atrás eu estava procurando saber sobre este processo, cujo 'come' muita memória..
Bom material;
//Emily