Membros,
Esta dica é útil para quem precisa executar programas pesados e que operam durante muito tempo, e enquanto isso precisam executar tarefas cotidianas como editar textos e acessar a Internet. Na maioria das vezes tarefas comuns ficam lentas quando rodamos programas pesados. Com um pequeno ajuste você ficará com seu computador liberado para uso normal.
Trabalhando com programas pesados no Windows XP
Você já deve ter trabalhado com programas pesados. Edição de vídeo é um caso clássico. O ponto mais crítico é a geração do arquivo de vídeo, quando é preciso aplicar um CODEC que exige muito processamento, como o DIVX e outros tipos de MPEG. Como regra geral, qualquer operação de codificação de vídeo e áudio tende a exigir todo o tempo livre do processador. Dependendo do volume de dados a serem processados, o tempo total pode ser muito grande, facilmente passando de uma hora (a conversão de DVD para CD em um Pentium III/1 GHz demora cerca de 8 horas). Normalmente queremos realizar outras tarefas enquanto o trabalho pesado é feito. Por exemplo, podemos precisar fazer uma consulta à Internet, ler e-mails, processar textos. Na maioria das vezes, mesmo tarefas leves que não chegariam a consumir 10% de uso do processador ficam extremamente lentas porque um trabalho pesado está consumindo 100%.
Podemos melhorar bastante esta situação alterando a prioridade das tarefas no Windows XP. A idéia é configurar uma prioridade menor para a tarefa pesada que está quase monopolizando o uso do processador. Desta forma, tarefas mais leves de primeiro plano poderão ser executadas com prioridade, e somente nos momentos de ociosidade seria executada a tarefa pesada. Se uma tarefa leve em primeiro plano ocupar 20% de uso do processador, por exemplo, uma tarefa pesada em segundo plano terá praticamente 80% do tempo do processador. Poderá ser executada normalmente (apenas demorará um tempo ligeiramente maior para ser concluída) enquanto usamos outras tarefas leves em primeiro plano, sem perceber lentidão. Este procedimento já é usado automaticamente por alguns programas, como o FLASKMPEG, conversor de DVD para AVI (permitindo a gravação de um filme de duas horas em CD). Este programa tende a usar 100% do processador, mas opera com prioridade mínima. Aproveita então os breves momentos de ociosidade existente durante o uso normal do computador. Como resultado, podemos usar o computador normalmente durante o uso do FLASKMPEG, sem notar lentidão.
A maioria dos programas pesados entretanto não é tão "gentil" assim, e tendem a usar 100% do tempo do processador com prioridade alta, tornando praticamente inviável o uso de outros programas simultaneamente. Para resolver o problema, reduza a prioridade do programa pesado que está monopolizando a máquina. No Windows XP, ative o Gerenciador de tarefas (pressione Control-Alt-Del). Clique em Processos e a seguir em CPU, para colocar todos os processos por ordem de uso da CPU. O processo que usa maior porcentagem é o que está monopolizando o processador. No nosso exemplo é o VSTUDIO.EXE, que está consumindo mais de 90% do tempo de CPU. Clique-o então com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Definir prioridade. Mude-a de "Normal" para "Abaixo da normal". O programa passará então a ficar sempre em último lugar na fila para uso da CPU. Apenas quando nenhum outro programa precisar usar o processador, o programa pesado será executado.
(//http://www.laercio.com.br/DICAS/2004/d200411.gif)
Alterando a prioridade de um processo
Para entender como esta mudança de prioridade funciona é preciso levar em conta que o tempo do processador é dividido em pequenos intervalos de alguns milésimos de segundo. Cada um desses intervalos é chamado de time slice (fatia de tempo). Todos os processos em execução ficam em uma fila para receber um time slice. Por exemplo, ao usar um editor de texto, durante o pequeno intervalo de tempo entre a digitação de dois caracteres consecutivos, o processador pode "congelar" momentaneamente o editor para dedicar time slices para outros processos. Esses pequenos períodos de ociosidade serão dedicados a outros programas. O programa pesado que antes monopolizava o uso da máquina agora será o último a obter time slices. Como durante o uso de programas comuns, existem muitos time slices livres (não existem programas requerendo atenção imediata do processador), sobrará muito tempo livre para a execução do programa pesado, mas sem tornar a máquina lenta.
OBS: O processo de menor prioridade no Windows é o "Tempo ocioso do sistema". Só é executado nos instantes em que nenhum outro processo requer o uso do processador. Conforme executamos programas pesados, ou um número grande de programas mais simples, a porcentagem de uso da CPU para este processo tende a diminuir.
Por Laércio Vasconcelos.
Abs,
Ponto. Parabens
Bem legal Haxnetwork, e isso funciona no Windows 2000 também.
Muito bom. ;d
Boa
Hax!
Eu tinha lido isso em algum lugar mas ae perdi o texto.. Vlw

[]s