Configurando o Setup
Olá pessoal.
Este tutorial é para ajudar a todos que possuem dúvidas em relação a BIOS do seu sistema.
Aqui você vai ver a explicação dos setores mais comuns encontrados nos vários programas de Setup.
Então, vamos lá...
Standard CMOS Setup (Standard Setup):
- Permite alterar informações como data e hora (o Windows se baseia nessas informações para definir a data e hora do sistema).
- Exibe os dispositivos IDE instalados, como discos rígidos e CD-ROM's e também permite detectar novos discos instalados.
BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup):
- Define a ordem de boot da máquina, ou seja, se o sistema vai ser carregado a partir do disquete, do CD-ROM, do disco rígido ou de algum outro dispositivo suportado.
- Permite várias outras configurações de hardware, que podem variar conforme a marca e o modelo da placa-mãe.
Chipset Features Setup (Advanced Chipset Setup):
- E responsável pela configuração do chipset da placa-mãe, nessa opção você pode alterar a velocidade de acesso às memórias e a quantidade de memória RAM que o barramento AGP pode utilizar para armazenar texturas de vídeo.
PCI / Plug and Play Setup:
- Nessa opção podemos configurar a maneira como o sistema vai reconhecer as placas de expansão plug ´n ´play e não-plug ´n ´play instaladas, evitando assim conflitos e problemas entre elas. Você também pode entrar com configurações manuais para as placas.
Power Management Setup:
- Permite configurar o gerenciamento de energia do computador, alterar o tipo de fonte utilizada, a maneira como o computador desliga proteção contra temperaturas altas do processador e demais opções de energia, além de podermos monitorar a temperatura do processador e da placa-mãe.
Integrated Peripherals (Features Setup):
- Aqui podemos desabilitar portas e dispositivos onboard da placa-mãe, ou seja, podemos desabilitar um modem onboard que não esteja sendo utilizado em uma placa-mãe, para liberar recursos para o sistema, também podemos mudar os endereços das portas do computador, para evitar conflitos com placas de expansão instaladas.
Security:
- E possível definir uma senha para que o Setup não possa ser acessado por outras pessoas, também podemos definir uma senha para que o computador só continue o processo de boot se for digitado a senha. Essa função é bastante útil quando se quer garantir privacidade. Também podemos ativar um antivírus que verificará qualquer seção suspeita durante o processo de boot.
Load Setup Defaults:
- Esta opção permite carregar os valores padrões do Setup para todas as opções. E útil no caso de você ter feito alterações no Setup que causem mau funcionamento do micro e não lembre quais são. Carregando os valores padrões, o CMOS Setup carregará suas configurações originais de fábrica.
Save & Exit Setup:
- Terminando de configurar o Setup, basta usar esta opção para salvar as alterações feitas e sair do Setup. Será perguntado então se é realmente isto que você deseja, bastando responder "yes" à pergunta.
Exit Without Saving:
- Se você se arrependeu de alguma alteração feita, basta usar esta opção para sair do Setup sem salvar nenhuma alteração.
--------------------
By: Sley
Muito bom tutorial Sley.
Parabéns!
[]'s
Skayler