Vocês conseguem imaginar que o MacOS, ou melhor, OS X, tem raízes que chegam a 1945? Sim, eu sei que os puristas dirão que muito tempo antes, em 1860, era descrita a álgebra Booleana, que permeia o desenvolvimento de todo equipamento digital, até hoje. Mas estou me atendo aos fatos relacionados diretamente ao sistema operacional.
Um ótimo apanhado de praticamente todos os S.Os. da Apple pode ser encontrado aqui. É um apêndice ao livro "Mac OS X Internals: A Systems Approach", de Amit Singh.
Tem boas histórias, algumas telas de sistemas antigos, a evolução técnica desde os primórdios ( até mesmo antes do PARC )... enfim, uma ótima leitura para o domingo.
Vou adiantar uma pérola: sabem por que os engenheiros do pomar decidiram fazer algo tão contra-intuitivo como arrastar o ícone do disquete para a lixeira afim de ejetá-lo ( já que o óbvio seria apagá-lo ) ? O primeiro Mac só tinha um drive de disquetes. Então, como o usuário precisava trocá-los contínuamente, o sistema fazia uma cópia em memória do conteúdo de cada um deles ( ficava um ícone acinzentado, no lugar do original ). Se não fosse mais utilizá-lo, era preciso mover esse ícone "fantasma" para a lixeira. Eventualmente, alguém percebeu que isso era ainda pior que mover o disquete para a lixeira e ejetá-lo ao mesmo tempo... então, amenizaram esse arranhão na face da usabilidade.
Link pra download: osxbook.com/book/bonus/chapter1/pdf/macosxinternals-singh-1.pdf (//http://osxbook.com/book/bonus/chapter1/pdf/macosxinternals-singh-1.pdf)