Achei esse tutorial sobre swing e achei muito interessante
la vai:
Introdução
Este tutorial é destinado a Pessoas que tenham conhecimentos no mínimo básicos em Java e estejam interessados em conhecer um pouco de Swing.
Nós iremos criar um Conversor de Inteiro para Binário e Hexadecimal, usando uma interface Swing bem simples. Porem, depois de conhecer o pouco que estamos oferecendo no momento, você se tornará hábil a criar interfaces mais ricas, com mais componentes, que são encontrados facilmente na classe javax.swing na API de Java em http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/index.html
Para o melhor entendimento o Código esta todo comentado e a cada passo de nossa aplicação, o código referente será postado abaixo.
O Nosso Conversor
Começamos importando as Classes necessárias
import java.awt.event.*; //para por ActionListener nos Botões
import javax.swing.*; //toda os elementos graficos
Nossa Classe extenderá Jframe
public class Converte extends JFrame {
Agora, criamos os componentes que iram compor nosso formulario, estes componentes podem ser todos os componentes conhecidos em outras linguagens, Radio,ComboBox, etc...
JPanel panelPrincipal = new JPanel(); //painel onde ficam os outros componentes
JTextField inteiro; //Field onde o Inteiro sera digitado
JTextField resultado; //Field onde o Resultado da Conversão vai aparecer
JButton converteBin; //Botão que Converte para Binario
JButton converteHex; //Botão que Converte para Hexa
JButton saida; //Botão de Saida
Nosso construtor com um String que será o Titulo que vai aparecer
public Converte(String param) {
Seta o titulo
setTitle(param); //Titulo do Panel
Depois que nossos componentes foram criados, nós temos que inicializa-los
inteiro = new JTextField(" "); //Inicializando Field
resultado = new JTextField(" "); //Inicializando Field
converteBin = new JButton("to Binary"); //Inicializando Botão
converteHex = new JButton("to Hexa"); //Inicializando Botão
saida = new JButton("SAIR"); //Inicializando Botão
Incluiremos os componentes no nosso panelPrincipal.
Importante salientar que esta ordem será considerada no Form
//Incluir Componentes
panelPrincipal.add(inteiro);
panelPrincipal.add(converteBin);
panelPrincipal.add(converteHex);
panelPrincipal.add(resultado);
panelPrincipal.add(saida);
Agora a Melhor parte, bem que se você quiser só ver como o Formulário, esse passo não é necessário, porem, nós não queremos criar uma Aplicação sem utilidade nenhuma.
Vamos criar então, as Ações dos Botões.
converteBin.addActionListener(new ActionListener()
{
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
if(inteiro.getText().trim().equals("")){ //teste se campo do numero que sera convertido não esta em branco
JOptionPane.showMessageDialog(panelPrincipal,"CAMPO EM BRANCO NÃO PERMITIDOS!!!"); //mensagem de erro se estiver em branco }else{
int vlr1 = Integer.parseInt(inteiro.getText().trim()); //pega valor do Campo inteiro
String numeroBin = Integer.toBinaryString(vlr1); //transforma o inteiro num String, que sera o Binario
resultado.setText(numeroBin); //atribui ao campo resultado, o Binario correspondente ao Inteiro digitado
}
}
}
);
converteHex.addActionListener(new ActionListener()
{
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
if(inteiro.getText().trim().equals("")){ //teste se campo do numero que sera convertido não esta em branco
JOptionPane.showMessageDialog(panelPrincipal,"CAMPO EM BRANCO NÃO PERMITIDOS!!!"); //mensagem de erro se estiver em branco }else{
int vlr1 = Integer.parseInt(inteiro.getText().trim()); //pega valor do Campo inteiro
String numeroHex = Integer.toHexString(vlr1); //transforma o inteiro num String, que sera o Hexa
resultado.setText(numeroHex.toUpperCase()); //atribui ao campo resultado, o Hexa correspondente ao Inteiro digitado
}
}
}
);
saida.addActionListener(new ActionListener()
{
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
System.exit(0); //Fechar aplicação
}
});
A Identação não ficou boa... Más, tu copia e cola no seu editor preferido e organiza ele...
Depois disso, vamos setar algumas propriedades do nosso Jframe...
this.setContentPane(panelPrincipal); //Atribui a Converte, que extendeu JFrame, os Panel
this.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); //Quando a Aplicação for fechada no x do canto superior direito, finalizar a aplicação normalmente
this.pack(); //tamanho de acordo com os componentes
this.setVisible(true); //Deixa form visivel
//this.setSize(500,300); //se quisermos dar um tamanho fixo
}
Agora, é so criar o método main que vai instanciar nossa classe, neste exemplo o método main esta dentro da Classe Converte, porem , facilmente você utiliza da maneira que quiser, e pode por esse main em outra classe...
public static void main(String args[]) {
Converte e = new Converte("...Conversor de Binario e HexaDecimal..."); //Cria um Converte com esse titulo
}
}
Conclusão
Bem, vimos que swing não é coisa de outro mundo, tenho certeza que com um pouco de dedicação, o leitor pode criar aplicações bem mais arrojadas, pois esta é apenas introdutória...
fonte: http://www.portaljava.com/home/modules. ... age&pid=94 (http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=94)
Realmente ótimo, mais é sempre bom ter um IDE a vista, eu gostei mto do Net Beans.