Telefonia, é uma área da telecomunicação que trata da transmissão de sons (voz, música, ruídos, etc...), a palavra telefonia surgiu da fusão de duas outras palavras:
Tele = Longe, distante
Fonia = sons.
Um exemplo de imagem que mostra como funciona o sistema básico de telefonia fixa:
(//http://www.teleco.com.br/imagens/sistelef.GIF)
Terminal: Como podem perceber na imagens, o terminal é o aparelho em si, utilizado pelo assinante.
-PABX: É um sistema telefônico privado, geralmente é utilizado por empresas com seus própios ramais.
-TUP: São os terminais de uso público (orelhões)
Redes de acesso: A rede de acesso é o intermédio entre os terminais e as centrais telefônicas. Na sua construção são utilizando cabos metálicos em que cada par é dedicado a assinante X. Este par + os serviços da central telefônica são popularmente chamandos de linha telefônica.
Central Telefônica: A central telefônica é a responsável pela comutação de (A) com (B), nessa caso o assinante (A) é o destinatário e (B) o assinante receptor.
Caso o assinante (A) que está na região X queira falar com o assinante (C) que está na região Y, então a central local de (A) estabelecera uma conexão com a central local de (C) esse processo é chamado de circuito de tronco.
Uma imagem que expressa isso de uma forma mais detalhada:
(//http://www.teleco.com.br/imagens/centraistel.GIF)
Central Tandem: É necessário apenas em regiões metropolitanas, elas ficam conectadas a outras centrais somente para otimizar o tráfego.
Centrais de Trânsito: As centrais locais ficam conectadas a outras centrais locais (cidade, estado, país), através de centrais de comutação intermediarias denominadas Centrais de Trânsito. Graças as Centrais de Trânsito é possível conectar um assinante de país X com o país Y.
Numeração: O número do assinante no brasil é formado por 8 digitos. Os 4 ~ 3 primeiros números do assinante corresponde ao prefixo da central local, e os números restantes ao número do assinante.
Para facilitar a conexão de assinantes de países distintos a UIT (União Internacional de Telecomunicações) definiu o codigo de cada país:
Brasil - 55
EUA - 1
Itália - 39
Argentina - 54 etc...
Continua....
Na proxima parte vou dar os aspectos básicos de STFC, Sinalização, Digitalização e Operadoras de STFC.
Fonte de estudo: http://www.teleco.com.br (http://www.teleco.com.br)
Imagens: http://www.teleco.com.br (http://www.teleco.com.br)
Autor: T-HAX