FORUM DARKERS

Tecnologia & Informática => Sistemas Operacionais => Linux => Topic started by: Trojan on 21 de July , 2007, 11:43:42 AM

Title: Gerenciador de Linux openMosix será encerrado
Post by: Trojan on 21 de July , 2007, 11:43:42 AM
Os responsáveis pelo openMosix, um gerenciador de clusters para o sistema operacional Linux, anunciaram que cessarão suas atividades. Apesar de o sistema possuir uma das maiores bases de usuários dentre todos os gerenciadores, os principais desenvolvedores alegam falta de estímulo para continuar com o projeto.
Segundo anunciado por Moshe Bar, fundador do openMosix, no fórum oficial do projeto , as atividades serão encerradas no dia primeiro de março de 2008. A razão oficial dada por Moshe Bar é a de que "processadores com múltiplos núcleos são o futuro da supercomputação e tornam obsoleto o processo de clustering". A alegação de Bar é refutada por muitos na comunidade do software livre.

Um cluster (numa tradução livre para o português, "grupamento") é um conjunto de computadores que trabalham em conjunto como se fossem um só. O processamento é dividido entre todos os computadores, que se comunicam por rede. Com um cluster é possível montar um supercomputador científico de baixo custo, usando algumas dezenas de PCs comuns. Dentre todos os projetos de clustering para Linux, o openMosix é o mais avançado. Há outros, como o MOSIX, o Beowulf e o Kerrigh, mas todos eles apresentam algum tipo de desvantagem em relação ao openMosix.

Vozes na comunidade do software livre afirmam que a perda do openMosix seria catastrófica para o software livre como um todo, não apenas para os programas de clusters. Há o temor de que a imagem do software livre fique arranhada, pois se nem um projeto popular e maduro como o openMosix consegue sobreviver, não há nenhuma certeza de que qualquer outro projeto de código aberto tenha sua vida assegurada.

Os principais desenvolvedores do openMosix já demonstram interesse em outras áreas. Segundo o site ZDNet News.com o próprio Moshe Bar recentemente envolveu-se em dois projetos de virtualização de máquinas, o Xen e o KVM. A virtualização é um processo no qual uma única máquina pode simular um grupo de máquinas virtuais independentes, ao mesmo tempo em que também pode distribuir o processamento entre máquinas fisicamente diferentes.