FORUM DARKERS

Tecnologia & Informática => Programação => C/C#/C++ => Topic started by: Skipolit on 09 de January , 2008, 09:29:46 PM

Title: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Skipolit on 09 de January , 2008, 09:29:46 PM
Bom amigos estou-me a iniciar em C++ e para quem se esta a inciar tb este vai ser um bom programa para perceber os comnados básicos do C++:



Código:
//Inclui a biblioteca de input-output
#include
// Bliblioteca necessária para usar o comando getch...
#include
using namespace std;

//começa o programa
void main()
{
        //declara as variaveis do tipo
        float n1,n2,res;
        //Imprime esta mensagem no ecrã
        cout<< " Introduza o primeiro numero para somar: ";
        //lê a variavel
        cin>>n1;
        cout<< " Introduza o segundo numero para gerar o resultado: ";
        cin>>n2;
        //Operação para a soma
        res = n1 + n2;
        cout<< "O resultado desta operação é:"<        //para o programa e so fecha quando um utilizador carregar numa tecla
        getch();
        return(0);
}
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: rodweb on 10 de January , 2008, 09:17:58 AM
Legal, eu estou iniciando em C, então vou plagiar seu exemplo para C :D 


//Inclui a biblioteca de entra e saída
#include "stdio.h"

main()
{
    //Declara as variáveis
    float n1, n2;
    int res;
    printf("\nDigite o numero: "); //Imprime msg
    scanf("%f", &n1); //Pega o número digitado
    system("CLS"); //Limpa a tela
    printf("\nDigite o numero para soma: ");
    scanf("%f", &n2);
    system("CLS");
    res = n1 + n2;
    printf("\nResultado: %i", res); //Imprime o resultado
    printf("\n");
    system("PAUSE"); //Da pause
    return 0;
}

Flws....
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 10 de January , 2008, 06:55:38 PM
haw haw. tudo isso pra somar dois numeros, pra mim que programo em VB isso parece doidera..eu to pegando o exemplo do C++, mais facil pra mim

o que significa os >> antes dos comandos?
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Skipolit on 10 de January , 2008, 07:01:02 PM
isso tem a ver com os inputs/outputs ... as barras assim >> é de input , << assim e de output :P

Esclarecido ou preciso ser mais claro? []
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 10 de January , 2008, 09:23:17 PM
Hm...

o C# tem bibliotecas mais apropriadas para input/output e controle da captura do buffer do teclado que stdio e conio.

No geral, para quem tá acostumado com qualquer variante ou derivada de qbasic, todo código em outra linguagem parece grande demais para pouca coisa ^^
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 11 de January , 2008, 07:25:29 PM
ja entendi sim.

mais que eh grande eh..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: rodweb on 11 de January , 2008, 08:25:31 PM
O meu era pra ter ficado do mesmo tamanho, só que eu enfeitei mais auhashashas
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 11 de January , 2008, 08:47:00 PM
Tipo uma coisa que nunca entendi. como vcs fazem as interfaces GUI no C ou no C++ por exemplo, tipo no VB vc vai la e desenha.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Mateus on 11 de January , 2008, 09:20:31 PM
pra isso existe o microsoft visual C++ :D
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 11 de January , 2008, 10:28:27 PM
Quote from: "lcs"Tipo uma coisa que nunca entendi. como vcs fazem as interfaces GUI no C ou no C++ por exemplo, tipo no VB vc vai la e desenha.

bem, existem bibliotecas que permitem trabalhar de maneira bem fácil com GUIs (tanto windows, como GTK, etc) em C e variantes. Essas bibliotecas geralmente são utilizadas para programação da GUI por texto (a interface gráfica é construída através de código digitado).

Alguns programas permitem que você construa a interface gráfica como um desenho onde você arrasta componentes e depois de feita a interface toda, codifica a função dos componentes no código. Entre as alternativas está o já citado Visual C++ da Microsoft (que lembremos, é uma alternativa comercial. Comercializar um programa feito em C++ sem você ter a licença para esse tipo de uso é crime e considerado pirataria). Outra alternativa (essa gratuita) é o NetBeans com o módulo adicional do C/C++. O NetBeans padrão já funciona sem nada com Java (que é uma linguagem compatível por natureza com a sintaxe de C/C++, porém sem o poder e performance dessas linguagens), e você pode baixar o módulo para o compilador e construtor de interfaces gráficas em C direto do site da sun.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 12 de January , 2008, 09:46:43 AM
Quote from: "demon hyo"
Quote from: "lcs"Tipo uma coisa que nunca entendi. como vcs fazem as interfaces GUI no C ou no C++ por exemplo, tipo no VB vc vai la e desenha.

bem, existem bibliotecas que permitem trabalhar de maneira bem fácil com GUIs (tanto windows, como GTK, etc) em C e variantes. Essas bibliotecas geralmente são utilizadas para programação da GUI por texto (a interface gráfica é construída através de código digitado).

Alguns programas permitem que você construa a interface gráfica como um desenho onde você arrasta componentes e depois de feita a interface toda, codifica a função dos componentes no código. Entre as alternativas está o já citado Visual C++ da Microsoft (que lembremos, é uma alternativa comercial. Comercializar um programa feito em C++ sem você ter a licença para esse tipo de uso é crime e considerado pirataria). Outra alternativa (essa gratuita) é o NetBeans com o módulo adicional do C/C++. O NetBeans padrão já funciona sem nada com Java (que é uma linguagem compatível por natureza com a sintaxe de C/C++, porém sem o poder e performance dessas linguagens), e você pode baixar o módulo para o compilador e construtor de interfaces gráficas em C direto do site da sun.



Só para complementar, temos o Borland C++ Builder. Que na minha opnião é a melhor opção para criação de uma interface gráfica. Extremamente ágil e com milhares de componentes metotizados para a interação com o usuário.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 12 de January , 2008, 11:05:22 AM
Cacete.. insano isso.

e como ficaria uma tela com dois text box ,um botão enviar, como se fosse um login e codigo sem componentes?

valeu;..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 12 de January , 2008, 02:21:56 PM
Quote from: "l u b c k e"Só para complementar, temos o Borland C++ Builder. Que na minha opnião é a melhor opção para criação de uma interface gráfica. Extremamente ágil e com milhares de componentes metotizados para a interação com o usuário.

Verdade, mas tem que lembrar que as interfaces de desenvolvimento e compiladores da Borland também são pagos, de forma que compilar programas sem possuir uma licença adequada para esses softwares é crime.

Cada compilador usa sua própria maneira de alocar variáveis na memória, gerar executáveis, etc, sem falar que nada proíbe o compilador de criar uma marca de identificação no programa compilado. Então tomem cuidado, porque com um mínimo de engenharia reversa é possível identificar com qual compilador foi criado um determinado programa.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: OnlyOne on 12 de January , 2008, 05:54:02 PM
pera ai, criar um topico pra mostra q vc sabe soma 2 numeros , e o fim dos tempos ................

q aprende a faze janela em C ? , começa aprende API do windows e vc aprende tb os segredos q fazem uma janela funcionar ...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 12 de January , 2008, 06:08:37 PM
rss. pow OnlyOne, pra tu que programa magnificamente em C haw haw. .isso deve ser o fim dos tempos, pra mim que arranho um pouco em Vb, é uma maravilha.. pelo menos da pra mim começar um pouquinho..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: #phobia on 12 de January , 2008, 06:16:42 PM
Sim.
@Only, o Skipolit deixou bem claro que está iniciando em C++, tanto é que colocou no título do post: (Muito básico).

Você já é avançado em C, mas muitos estão iniciando e muitos querem aprender.
Não vejo mal nisso, enquanto quiserem aprender, pensar, debater, tem meu total apoio.

Portanto não é o fim dos tempos, como é algo idiota para você, não deveria nem ter postado cara!

Não me leve a mal, mas não gosto que desfazem das pessoas.
Espero que não fique com raiva por causa disso.


Bye!
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 12 de January , 2008, 10:17:38 PM
lcs, você tinha perguntado como fica uma tela tipo login, eu fiz aqui um exemplo em C#, usando o MS visual studio

Quote//CLASSE PRINCIPAL (realiza ação quando os componentes são acionados)
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Windows.Forms;

namespace WindowsFormsApplication1
{
    public partial class Form1 : Form
    {
        public Form1()
        {
            InitializeComponent();
        }

        private void label1_Click(object sender, EventArgs e)
        {

        }

        private void label2_Click(object sender, EventArgs e)
        {

        }

        private void label3_Click(object sender, EventArgs e)
        {

        }

        private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e)
        {

        }

        private void listBox1_SelectedIndexChanged(object sender, EventArgs e)
        {

        }

        private void label4_Click(object sender, EventArgs e)
        {

        }
    }
}

//CLASSE DA INTERFACE VISUAL (descreve os elementos da interface visual)

namespace WindowsFormsApplication1
{
    partial class Form1
    {
        ///
        /// Required designer variable.
        ///

        private System.ComponentModel.IContainer components = null;

        ///
        /// Clean up any resources being used.
        ///

        /// true if managed resources should be disposed; otherwise, false.
        protected override void Dispose(bool disposing)
        {
            if (disposing && (components != null))
            {
                components.Dispose();
            }
            base.Dispose(disposing);
        }

        #region Windows Form Designer generated code

        ///
        /// Required method for Designer support - do not modify
        /// the contents of this method with the code editor.
        ///

        private void InitializeComponent()
        {
            this.label1 = new System.Windows.Forms.Label();
            this.label2 = new System.Windows.Forms.Label();
            this.panel1 = new System.Windows.Forms.Panel();
            this.maskedTextBox1 = new System.Windows.Forms.MaskedTextBox();
            this.textBox1 = new System.Windows.Forms.TextBox();
            this.button1 = new System.Windows.Forms.Button();
            this.label4 = new System.Windows.Forms.Label();
            this.listBox1 = new System.Windows.Forms.ListBox();
            this.checkBox1 = new System.Windows.Forms.CheckBox();
            this.label3 = new System.Windows.Forms.Label();
            this.panel2 = new System.Windows.Forms.Panel();
            this.panel1.SuspendLayout();
            this.panel2.SuspendLayout();
            this.SuspendLayout();
            //
            // label1
            //
            this.label1.AutoSize = true;
            this.label1.Font = new System.Drawing.Font("Microsoft Sans Serif", 12F, System.Drawing.FontStyle.Regular, System.Drawing.GraphicsUnit.Point, ((byte)(0)));
            this.label1.Location = new System.Drawing.Point(3, 47);
            this.label1.Name = "label1";
            this.label1.Size = new System.Drawing.Size(48, 20);
            this.label1.TabIndex = 0;
            this.label1.Text = "Login";
            this.label1.Click += new System.EventHandler(this.label1_Click);
            //
            // label2
            //
            this.label2.AutoSize = true;
            this.label2.Font = new System.Drawing.Font("Microsoft Sans Serif", 12F, System.Drawing.FontStyle.Regular, System.Drawing.GraphicsUnit.Point, ((byte)(0)));
            this.label2.Location = new System.Drawing.Point(3, 82);
            this.label2.Name = "label2";
            this.label2.Size = new System.Drawing.Size(56, 20);
            this.label2.TabIndex = 1;
            this.label2.Text = "Senha";
            this.label2.Click += new System.EventHandler(this.label2_Click);
            //
            // panel1
            //
            this.panel1.Controls.Add(this.maskedTextBox1);
            this.panel1.Controls.Add(this.textBox1);
            this.panel1.Controls.Add(this.button1);
            this.panel1.Controls.Add(this.label4);
            this.panel1.Controls.Add(this.listBox1);
            this.panel1.Controls.Add(this.checkBox1);
            this.panel1.Controls.Add(this.label1);
            this.panel1.Controls.Add(this.label2);
            this.panel1.Location = new System.Drawing.Point(26, 39);
            this.panel1.Name = "panel1";
            this.panel1.Size = new System.Drawing.Size(237, 214);
            this.panel1.TabIndex = 2;
            //
            // maskedTextBox1
            //
            this.maskedTextBox1.Location = new System.Drawing.Point(57, 82);
            this.maskedTextBox1.Name = "maskedTextBox1";
            this.maskedTextBox1.Size = new System.Drawing.Size(155, 20);
            this.maskedTextBox1.TabIndex = 7;
            //
            // textBox1
            //
            this.textBox1.Location = new System.Drawing.Point(57, 47);
            this.textBox1.Name = "textBox1";
            this.textBox1.Size = new System.Drawing.Size(155, 20);
            this.textBox1.TabIndex = 6;
            //
            // button1
            //
            this.button1.Location = new System.Drawing.Point(156, 174);
            this.button1.Name = "button1";
            this.button1.Size = new System.Drawing.Size(66, 21);
            this.button1.TabIndex = 5;
            this.button1.Text = "Logar";
            this.button1.UseVisualStyleBackColor = true;
            //
            // label4
            //
            this.label4.AutoSize = true;
            this.label4.Font = new System.Drawing.Font("Microsoft Sans Serif", 8.25F, System.Drawing.FontStyle.Regular, System.Drawing.GraphicsUnit.Point, ((byte)(0)));
            this.label4.Location = new System.Drawing.Point(18, 137);
            this.label4.Name = "label4";
            this.label4.Size = new System.Drawing.Size(117, 13);
            this.label4.TabIndex = 4;
            this.label4.Text = "Permanecer logado por";
            this.label4.Click += new System.EventHandler(this.label4_Click);
            //
            // listBox1
            //
            this.listBox1.FormattingEnabled = true;
            this.listBox1.Items.AddRange(new object[] {
            "15 minutos",
            "30 minutos",
            "1 hora",
            "1 dia",
            "1 semana",
            "1 ano",
            "1 década",
            "1 século",
            "1 milênio"});
            this.listBox1.Location = new System.Drawing.Point(141, 137);
            this.listBox1.Name = "listBox1";
            this.listBox1.Size = new System.Drawing.Size(82, 17);
            this.listBox1.TabIndex = 3;
            this.listBox1.SelectedIndexChanged += new System.EventHandler(this.listBox1_SelectedIndexChanged);
            //
            // checkBox1
            //
            this.checkBox1.AutoSize = true;
            this.checkBox1.Location = new System.Drawing.Point(22, 114);
            this.checkBox1.Name = "checkBox1";
            this.checkBox1.Size = new System.Drawing.Size(88, 17);
            this.checkBox1.TabIndex = 2;
            this.checkBox1.Text = "Salvar dados";
            this.checkBox1.UseVisualStyleBackColor = true;
            this.checkBox1.CheckedChanged += new System.EventHandler(this.checkBox1_CheckedChanged);
            //
            // label3
            //
            this.label3.AutoSize = true;
            this.label3.Font = new System.Drawing.Font("Arial", 21.75F, System.Drawing.FontStyle.Bold, System.Drawing.GraphicsUnit.Point, ((byte)(0)));
            this.label3.Location = new System.Drawing.Point(20, 2);
            this.label3.Name = "label3";
            this.label3.Size = new System.Drawing.Size(156, 34);
            this.label3.TabIndex = 2;
            this.label3.Text = "DARKERS";
            this.label3.Click += new System.EventHandler(this.label3_Click);
            //
            // panel2
            //
            this.panel2.Controls.Add(this.label3);
            this.panel2.Controls.Add(this.panel1);
            this.panel2.Location = new System.Drawing.Point(4, 7);
            this.panel2.Name = "panel2";
            this.panel2.Size = new System.Drawing.Size(334, 278);
            this.panel2.TabIndex = 3;
            //
            // Form1
            //
            this.AutoScaleDimensions = new System.Drawing.SizeF(6F, 13F);
            this.AutoScaleMode = System.Windows.Forms.AutoScaleMode.Font;
            this.ClientSize = new System.Drawing.Size(345, 293);
            this.Controls.Add(this.panel2);
            this.Name = "Form1";
            this.Text = "Form1";
            this.Load += new System.EventHandler(this.Form1_Load);
            this.panel1.ResumeLayout(false);
            this.panel1.PerformLayout();
            this.panel2.ResumeLayout(false);
            this.panel2.PerformLayout();
            this.ResumeLayout(false);

        }

        #endregion

        private System.Windows.Forms.Label label1;
        private System.Windows.Forms.Label label2;
        private System.Windows.Forms.Panel panel1;
        private System.Windows.Forms.Label label3;
        private System.Windows.Forms.CheckBox checkBox1;
        private System.Windows.Forms.ListBox listBox1;
        private System.Windows.Forms.Label label4;
        private System.Windows.Forms.TextBox textBox1;
        private System.Windows.Forms.Button button1;
        private System.Windows.Forms.Panel panel2;
        private System.Windows.Forms.MaskedTextBox maskedTextBox1;
    }
}


Olhando assim pode parecer grande e trabalhoso, mas levei uns 2 minutos pra fazer isso no programa montando na interface gráfica.

Você não vai conseguir compilar isso em C ou C++ a não ser que tenha essas bibliotecas utilizadas na forma da linguagem utilizada.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: nibbles on 12 de January , 2008, 10:29:52 PM
não utilize iostream.h
e sim a iostream


#include


..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Anonymous on 12 de January , 2008, 11:02:39 PM
hi

Podem usar sim.

Lembre-se que no C++(padrão antigo)os headers recebem a extensão .h,enquanto o uso do
#include mas é necessario o uso do namespace(no c++ novo padrão).


[]'s
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Skipolit on 12 de January , 2008, 11:27:58 PM
Pessoal é o seguinte eu estoua usar o dev c++ e gostava de fazer uma aplicação gráfica , ja csgo cria-la so que nao sei como criar labels nem buttons nem nada disso , alguem me poderia ajudar? Colocando aqui uns links para estudo ou assim?

Obrigado pessoal  []
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Mateus on 12 de January , 2008, 11:37:46 PM
como você já deve ter percebido...criar e por pra funcionar essas coisas na unha é desnescessariamente dificil, lhe aconselho usar o microsoft visual c++ a propia microsoft distribui gratuitamente a versão express.
da uma olhada em:
http://www.microsoft.com/express/ (http://www.microsoft.com/express/)
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: nibbles on 12 de January , 2008, 11:53:20 PM
o comite de padronização tirou os .h para diferir código C++ com código C

prefira usar o padrão sempre

mais informações

http://www.parashift.com/c++-faq-lite/c ... dards.html (http://www.parashift.com/c++-faq-lite/coding-standards.html)

27.4 especificamente..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 13 de January , 2008, 12:00:11 AM
demon hyo mais a maior parte desse codigo foi criado automaticamente ao selecionar um objeto ou vc teve que escrever ele?
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: #phobia on 13 de January , 2008, 12:06:36 AM
Quote from: "demon hyo"eu fiz aqui um exemplo em C#, usando o MS visual studio
QuoteOlhando assim pode parecer grande e trabalhoso, mas levei uns 2 minutos pra fazer isso no programa montando na interface gráfica.


 :P
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: OnlyOne on 13 de January , 2008, 10:46:56 AM
Quote from: "#phobia"Sim.
@Only, o Skipolit deixou bem claro que está iniciando em C++, tanto é que colocou no título do post: (Muito básico).

Você já é avançado em C, mas muitos estão iniciando e muitos querem aprender.
Não vejo mal nisso, enquanto quiserem aprender, pensar, debater, tem meu total apoio.

Portanto não é o fim dos tempos, como é algo idiota para você, não deveria nem ter postado cara!

Não me leve a mal, mas não gosto que desfazem das pessoas.
Espero que não fique com raiva por causa disso.


Bye!


hahahaahhaha, relax brow , sabe o q foi umas das primeiras coisas q eu fiz em C ? um TCP port scanner nos sistema Linux , eu sempre procurei divulgar coisas uteis , e nao dizer q eu to aprendendo a somar .........

mas bixo , eu to muito chato , deve ser falta de muie ou excesso de computaçao ..................

hahahahahahahahahhahahahahahaha
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Anonymous on 13 de January , 2008, 01:32:44 PM
Quote from: "nibbles"o comite de padronização tirou os .h para diferir código C++ com código C

prefira usar o padrão sempre

mais informações

http://www.parashift.com/c++-faq-lite/c ... dards.html (http://www.parashift.com/c++-faq-lite/coding-standards.html)

27.4 especificamente..

Não vejo nenhuma mal e usar o padrão antigo,o problema é que o padrão antigo é que ele é antigo  :P

[]'s
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: _Dr4k0_ on 13 de January , 2008, 02:26:26 PM
Quote from: "VonNaturAustreVe"
Quote from: "nibbles"o comite de padronização tirou os .h para diferir código C++ com código C

prefira usar o padrão sempre

mais informações

http://www.parashift.com/c++-faq-lite/c ... dards.html (http://www.parashift.com/c++-faq-lite/coding-standards.html)

27.4 especificamente..

Não vejo nenhuma mal e usar o padrão antigo,o problema é que o padrão antigo é que ele é antigo  :P

[]'s

qual o problema de codar sem identeção, e escrever tudo em uma linha??
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Skipolit on 13 de January , 2008, 02:37:17 PM
Quote from: "OnlyOne"
Quote from: "#phobia"Sim.
@Only, o Skipolit deixou bem claro que está iniciando em C++, tanto é que colocou no título do post: (Muito básico).

Você já é avançado em C, mas muitos estão iniciando e muitos querem aprender.
Não vejo mal nisso, enquanto quiserem aprender, pensar, debater, tem meu total apoio.

Portanto não é o fim dos tempos, como é algo idiota para você, não deveria nem ter postado cara!

Não me leve a mal, mas não gosto que desfazem das pessoas.
Espero que não fique com raiva por causa disso.


Bye!


hahahaahhaha, relax brow , sabe o q foi umas das primeiras coisas q eu fiz em C ? um TCP port scanner nos sistema Linux , eu sempre procurei divulgar coisas uteis , e nao dizer q eu to aprendendo a somar .........

mas bixo , eu to muito chato , deve ser falta de muie ou excesso de computaçao ..................

hahahahahahahahahhahahahahahaha

OnlyOne o unico objectivo com que eu postei aqui este código extremamente simples foi para que os iniciantes de c++ compeendessem os códigos básicos , só isso , porque eu normalmente tb custumo dificultar... O meu primeiro projecto em vb , foi um trojan :P ... Mas pronto , abraços []
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: nibbles on 13 de January , 2008, 06:23:26 PM
Quote from: "VonNaturAustreVe"
Quote from: "nibbles"o comite de padronização tirou os .h para diferir código C++ com código C

prefira usar o padrão sempre

mais informações

http://www.parashift.com/c++-faq-lite/c ... dards.html (http://www.parashift.com/c++-faq-lite/coding-standards.html)

27.4 especificamente..

Não vejo nenhuma mal e usar o padrão antigo,o problema é que o padrão antigo é que ele é antigo  :P

[]'s

qual o problema de usar tochas ao invés de lâmpadas?

bom, quem disse que o único problema é que é antigo foi você.. e aliás, quem é você ?
por acaso você ajuda no desenvolvimento da linguagem ?

pois é, não fale o que não sabe.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 13 de January , 2008, 06:27:56 PM
hei pessoal estamos disvirtuando o assunto do topico.. seria sobre noçoes basicas em C++
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: nibbles on 13 de January , 2008, 06:29:16 PM
bom, desculpe o tom agressivo
cada pessoa usa o que quiser
mas tendo em vista que são iniciantes é bom cultivar boas práticas de programação
e seguir os padrões é uma boa, mas claro, cada um é livre para usar o que quiser.. óbvio..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 13 de January , 2008, 10:15:22 PM
Quote from: "demon hyo"
Quote from: "l u b c k e"Só para complementar, temos o Borland C++ Builder. Que na minha opnião é a melhor opção para criação de uma interface gráfica. Extremamente ágil e com milhares de componentes metotizados para a interação com o usuário.

Verdade, mas tem que lembrar que as interfaces de desenvolvimento e compiladores da Borland também são pagos, de forma que compilar programas sem possuir uma licença adequada para esses softwares é crime.

Cada compilador usa sua própria maneira de alocar variáveis na memória, gerar executáveis, etc, sem falar que nada proíbe o compilador de criar uma marca de identificação no programa compilado. Então tomem cuidado, porque com um mínimo de engenharia reversa é possível identificar com qual compilador foi criado um determinado programa.

A borland disponibiliza o download gratuito de seu compilador, para uso trial por muito tempo. E enquanto não houver fins financeiros no seu software não há problema em usa-lo.

Se precisar de dicas de como achar ele para down, como como registra-lo é só avisar.

Quanto a simplicidade do tópico, prefiro mil vezes ver um cara novo todo feliz por um "hello world" doque outro shareando uma nova versão de um keylogger.

Até mais...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: branco on 14 de January , 2008, 10:17:09 PM
Quotebom, desculpe o tom agressivo
cada pessoa usa o que quiser
mas tendo em vista que são iniciantes é bom cultivar boas práticas de programação
e seguir os padrões é uma boa, mas claro, cada um é livre para usar o que quiser.. óbvio..

po, entao nao precisa dar ordens aos caras, quando for dar uma dica, seja mais amigavel, vai ser ate mais facil pra eles entenderem o conceito.

se vc continuar sendo tao estupido assim, vai parecer que vc eh um babaca que se acha, e realmente vc nao eh isso nao eh mesmo ?
alem disso, nao explicando as coisas e dando ordens, vc vai ganhar inimigos e desviar o assunto do topico.

até
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 15 de January , 2008, 02:41:22 PM
Quote from: "nibbles"qual o problema de usar tochas ao invés de lâmpadas?

bom, quem disse que o único problema é que é antigo foi você.. e aliás, quem é você ?
por acaso você ajuda no desenvolvimento da linguagem ?

pois é, não fale o que não sabe.

Não existe obrigação nenhuma de "ajudar no desenvolvimento da linguagem". Não usar um determinado padrão ou recomendação de prática de programação não impede que se questione esses elementos, nem faz com que a pessoa se torne ignorante a respeito do assunto.

Programo a muito tempo, mas não trabalho para empresas ou sequer faço códigos que vão ser lidos por outrem. Para que merda padronização há de me ajudar? Sei entender o meu código, assim como também sabe o parser do compilador e da IDE que eu uso, então a padronização não me vale de nada.

Posso escrever um código totalmente sem comentários, sem identação adequada etc e ainda assim isso fará de mim um mau programador?

Quotealiás, quem é você? por acaso você ajuda no desenvolvimento da linguagem?

O que isso tem a ver? A opinião dele só vale se ele for alguém conhecido?

Quer dizer que a opinião de uma pessoa é mais válida que a de outra simplesmente pelo que é? Simplesmente pelo fato dela ajudar ou não?

Quer dizer que eu não posso questionar a validade uma determinada atividade se eu não faço parte de um grupo que executa essa atividade? Excetuando o caso de remorso, isso é até ilógico.

Ou será que tudo que eu falei aqui não vai ter validade para você, só porque eu sou um aprendiz sem avatar? ^^
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 05:45:08 PM
Certo, todos aqui se manifestaram sobre a padronização, poderiamos agora voltar a ajudar um pobre e reles programador iniciando em C++?

tipo como eu faço um if ai no c++. sobre as declarações de variaveis é igual no vb? tipo vc declara ele no inicio do objeto? tem algum tipo de modulo?

valeu
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 15 de January , 2008, 05:50:14 PM
int x;

if (x!=2)
{
bla bla bla
}
else
{
bla bla bla
}

mas você pode declarar junto, declarar invertido. Essa é a vantagem do C++, C ... ela te da asas...


Até mais...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: nibbles on 15 de January , 2008, 07:33:54 PM
Quote from: "branco"
Quotebom, desculpe o tom agressivo
cada pessoa usa o que quiser
mas tendo em vista que são iniciantes é bom cultivar boas práticas de programação
e seguir os padrões é uma boa, mas claro, cada um é livre para usar o que quiser.. óbvio..

po, entao nao precisa dar ordens aos caras, quando for dar uma dica, seja mais amigavel, vai ser ate mais facil pra eles entenderem o conceito.

se vc continuar sendo tao estupido assim, vai parecer que vc eh um babaca que se acha, e realmente vc nao eh isso nao eh mesmo ?
alem disso, nao explicando as coisas e dando ordens, vc vai ganhar inimigos e desviar o assunto do topico.

até

sim, desculpe.. não é a idéia mesmo..

QuoteNão existe obrigação nenhuma de "ajudar no desenvolvimento da linguagem". Não usar um determinado padrão ou recomendação de prática de programação não impede que se questione esses elementos, nem faz com que a pessoa se torne ignorante a respeito do assunto.

não, não há obrigação nenhuma.
só estou dizendo que ele fez uma afirmação de que o único problema era ser antigo, só quis saber de onde ele tirou esta informação para afirmar isso..

QuoteO que isso tem a ver? A opinião dele só vale se ele for alguém conhecido?

opinião é uma coisa.
uma informação é outra..
você não pode afirmar algo que não seja verdade.. se afirmou precisa provar caso questionado

QuoteQuer dizer que a opinião de uma pessoa é mais válida que a de outra simplesmente pelo que é? Simplesmente pelo fato dela ajudar ou não?

hã... sim ?
imagine que você tem um problema com um computador, você pede ajuda de como consertar do seu professor de geografia (ou alguém que não saiba de computador, claro que um professor de geografia pode entender, no meu exemplo este não entende) ou do seu priminho de 15 anos que desmonta e monta o computador de olhos fechados e explica sobre cada peça com detalhes que você nunca imginou existirem ?
sim, o que a pessoa é influencia na validade da informação.

QuoteQuer dizer que eu não posso questionar a validade uma determinada atividade se eu não faço parte de um grupo que executa essa atividade? Excetuando o caso de remorso, isso é até ilógico.

desculpe, talvez você não tenha percebido mas meu tom foi meio irônico naquela pergunta
sim, você pode questionar o que quiser, aliás, DEVE questionar tudo, você não precisa fazer parte só precisa ter material que prove seus argumentos senão eles não são válidos, é assim que funciona..
imagina um cara te contando que viu um disco voador.. dificilmente você irá acreditar se nunca tiver visto um e o cara não tiver nem uma foto..

no caso do remorso eu não entendi o que você quis dizer, poderia explicar melhor?

QuoteOu será que tudo que eu falei aqui não vai ter validade para você, só porque eu sou um aprendiz sem avatar? ^^

pelo contrário, pode ficar tranquilo que isso não conta nada.. o que conta é o que você diz, relaxa ^^
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 08:43:07 PM
Valeu l u b c k e, eu to aqui com o MS visual c++ 6, aquele que vem com o VB6.

Abrindo o programa eu tenho que abrir no menu arquivo > novo

ai aparece varias opções , eu acredito que devo escolher a opção win 32 aplication , logo em seguida tem 3 opções: An empty project,A simple win32 apllication e a typical "hello world aplication,

eu escolhi a 3° opção.no lado esquerdo aparece o nome do projeto seguido de classes. "lcs classes" , abrindo o subnivel aparece uma pasta chamada globals e dentro aparece varias opções,, em qual eu começo a programar?

valeu
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 08:45:33 PM
ae desculpa pelo post duplo.. mas e se eu escolher usar um projeto em branco. tenho que add uma nova classe?
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 15 de January , 2008, 08:48:09 PM
Quote from: "lcs"Valeu l u b c k e, eu to aqui com o MS visual c++ 6, aquele que vem com o VB6.

Abrindo o programa eu tenho que abrir no menu arquivo > novo

ai aparece varias opções , eu acredito que devo escolher a opção win 32 aplication , logo em seguida tem 3 opções: An empty project,A simple win32 apllication e a typical "hello world aplication,

eu escolhi a 3° opção.no lado esquerdo aparece o nome do projeto seguido de classes. "lcs classes" , abrindo o subnivel aparece uma pasta chamada globals e dentro aparece varias opções,, em qual eu começo a programar?

valeu
Hmmm... não lembro.. se eu te falar que fazem dois anos que eu não abro um compilador... mas manda uma SS que eu vejo se me lembro.

Bom.. eu vou ver se instalo aqui para te ajudar.. mas enquanto isso posta uma SS ai...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Mateus on 15 de January , 2008, 09:01:24 PM
acho que esse topico já deu o que tinha que dar ¬¬'
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 09:04:41 PM
Aqui é onde se faz a opção do tipo da aplicação, eu escolhi a win32 aplication

(//http://img528.imageshack.us/img528/664/img1jw3.th.gif) (//http://img528.imageshack.us/my.php?image=img1jw3.gif)

E aqui são as 3 opções de aplicação

(//http://img183.imageshack.us/img183/6407/img2gp1.th.gif) (//http://img183.imageshack.us/my.php?image=img2gp1.gif)

Aqui é a tela da aplicação hello word

(//http://img183.imageshack.us/img183/8651/img3lp6.th.gif) (//http://img183.imageshack.us/my.php?image=img3lp6.gif)

E aqui é uma aplicação em branco

(//http://img210.imageshack.us/img210/4491/img4bq7.th.gif) (//http://img210.imageshack.us/my.php?image=img4bq7.gif)


Valeu..
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 15 de January , 2008, 09:16:12 PM
Hmmmm... lembrei... se eu posso te dar um concelho, comece programando para console. Já que você não entende nada de C++, tudo que se faz em grande nível poder ser praticamente feito em console, e posterioremente implementado em modo visual, usando uma interface qualquer.

Então escolha Win32 Colsole Aplication.
Acho que vai abrir a pag. de programação em branco com apenas algumas declarações e o main.

Bom, no main você escreverá o código principal, mas você pode escrever na mesma "palheta" de código os function's auxiliares

Quote from: "Mateus"acho que esse topico já deu o que tinha que dar

Muito pelo contrário mateus, esse tópico ainda tem muito o que desenvolver para nosso amigo lcs, e ele tem muito à aprender, acho que você também tenha algo a ensinar a ele. Espero que sim...

Eu até ia falar para você me add no MSN, mas acho de suma importâcia continuar a discução aqui pelo fórum, porque as suas dúvidas são as dúvidas de todos quando estão iniciando, e acredito que o darkers quase morreu exatamente por isso, as pessoas se conheceram no fórum, mas agora só conversam via MSN.

Até mais...

edit:
a parte: "Eu até ia falar para você me add no MSN... " foi para o LCS...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Mateus on 15 de January , 2008, 10:12:55 PM
quando falei que já deu o que tinha pra dar estava olhando pelo lado da discussão sem sentido de vcs sobre padrões novos e antigos, importancias e bla bla bla..

infelizmente sobre c++ não posso ajudar, não gosto da linguagem, só dei uma passada por cima, cheguei muito pouco mais longe que nosso amigo Skipolit.
desgosto igualmente de java =x pra mim a relação Trabalho x Beneficio é péssima nessas duas linguagens
agora se ele precisar de um help em C que tive que aprender na marra mais sei, C#(o amor da minha vida), ou em php estamos ai pra isso!
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 10:53:29 PM
Então eu abri a parte de console e tal, e la tinha um exemplo de como imprimir na tela o texto hello world. Ai eu fui tentar fazer um if de idade padrão mesmo.. so que num saiu.

#include "stdafx.h"

int main(int argc, char* argv[])
{
   int x;

      if (x! >= 18)
      {
         printf("Você é maior de idade\n");
      }

      else
      {
         printf("Você é menor de idade\n");
      }
}


Eu acho que esta faltando dizer ao programa de onde vai sair o valor de x. mais não soube como faze-lo..

valeu

e l u b c k e , depois me passa por mp seu msn pra add, a gnt pode continuar nessa discussão aqui, mais quem sabe no futuro não possamos se ajudar mutuamente..

fallow
Title: lcs
Post by: demon hyo on 15 de January , 2008, 10:58:38 PM
sobre classes é o seguinte:

Você começou um novo projeto em C++, que é uma linguagem orientada a objetos.

Objetos são elementos que herdam características da classe ao qual ele pertence.

Por exemplo:

"Eu tenho uma classe Bolo, essa classe tem vários elementos como:

-Número de ovos (numOvos no exemplo abaixo), quantidade de farinha, açucar, margarina, chocolate, etc (variáveis)

-Como preparar o bolo (métodos [funções, procedimentos, subs, blablabla])

Só que Bolo não é a classe principal do meu programa (a que contém o código de execução), vou chamar a classe principal do meu programa de Main. Agora que essa classe Bolo está definida, eu posso criar em Main um objeto "do tipo" de Bolo (tipos e classes são coisas, em essência, diferentes, mas possuem muitas semelhanças). Esse novo objeto, a qual eu vou dar o nome de boloDeIogurte tem dentro dele todas as informações sobre seu preparo e ingredientes, como previsto na classe Bolo.

Se eu quero definir o número de ovos que esse boloDeIogurte vai usar eu devo então atribuir um valor a essa variável dentro do objeto boloDeIogurte, usando algo como:

boloDeIogurte.numOvos = 6"

O uso de objetos facilita bastante o ato de programar e a compreensão do código quando você tem muitos elementos que possuem as mesmas características (num jogo de futebol por exemplo, onde existem jogadores (a classe) e cada jogador em especial (um objeto) tem as mesmas características (força do chute, velocidade, drible, etc), só que com valores diferentes para cada jogador.)

Para criar um código simples e que não tenha necessidade de muitos elementos semelhantes, você pode programar normalmente na classe principal, mas se usar muitos elementos semelhantes pode ganhar mais tempo, produtividade e legibilidade do código se utilizar classes e orientação a objetos.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 15 de January , 2008, 11:05:17 PM
lcs

ficou faltando definir quem é x,

você pode atribuir um valor a x usando "="

depois de "int x", e antes do if coloque:

scanf(%d, &x);
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 15 de January , 2008, 11:08:12 PM
Quote from: "lcs"Então eu abri a parte de console e tal, e la tinha um exemplo de como imprimir na tela o texto hello world. Ai eu fui tentar fazer um if de idade padrão mesmo.. so que num saiu.

#include "stdafx.h"

int main(int argc, char* argv[])
{
   int x;

      if (x! >= 18)
      {
         printf("Você é maior de idade\n");
      }

      else
      {
         printf("Você é menor de idade\n");
      }
}


Eu acho que esta faltando dizer ao programa de onde vai sair o valor de x. mais não soube como faze-lo..

valeu

e l u b c k e , depois me passa por mp seu msn pra add, a gnt pode continuar nessa discussão aqui, mais quem sabe no futuro não possamos se ajudar mutuamente..

fallow

LCS, há um tempo atrás eu vinha fazendo para o darkers várias aulas básicas de C++, deste mesmo nível que você está intereçado, já que a maioria não sabe é por onde começar e acha que programação é um bicho de sete cabeças. Bom, eu tenho aqui um exemplo da minha segunda aula que eu acredito que vá te ajudar muito:

Quote#include
#include

using namespace std;

int main()
{
    int senha =1206, senha_user;
    cout<<"Digite a senha"<    cin>>senha_user;
    
    if (senha !=senha_user)
    {
              cout<<"\a ACESSO NEGADO \n tente novamente"<              cout<<"digite a senha correta desta vez, imbecil"<              cin>>senha_user;
              if (senha!=senha_user)
              {
                  cout<<"\a\a\a ACESSO NEGADO"<                  return 0;
              }
              else
              {
                  cout<<"ACESSO PERMITIDO"<                  cout<<"User"<                  cout<<"Bruno"<                  cout<<"Bruna"<              }                                  
    }
    else
    {
                   cout<<"ACESSO PERMITIDO"<                   cout<<"User"<                   cout<<"Bruno"<                   cout<<"Bruna"<    }
return 0;
}

Se tiver alguma dúvida ai é só perguntar...


Até mais...


Ps: meu MSN está na minha ass... lubcke@hotmail.com
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 15 de January , 2008, 11:11:13 PM
Quote from: "demon hyo"lcs

ficou faltando definir quem é x,

você pode atribuir um valor a x usando "="

depois de "int x", e antes do if coloque:

scanf(%d, &x);

ficou faltando uma parte:

"você pode atribuir um valor a x usando "=" manualmente, colocando depois de "int x", e antes do if:

x = *um valor inteiro qualquer, sem asteriscos*

ou

pedir leitura de entrada no console (o programa espera você digitar um valor e apertar enter) usando o scanf. Para usar scanf você deve incluir no começo do código a biblioteca stdio.h com

"#include " (sem aspas), logo depois de #include "stdafx.h"

lembrando que para usar scanf, você deve indicar o tipo de variável com o % e depois o nome da variável precedido de & (vai entender melhor depois de ver ponteiros, mas até lá há um grande caminho...)
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 15 de January , 2008, 11:15:12 PM
Seu código ficaria assim:

Quote#include
#include

int main(int argc, char* argv[])
{
   int x;
        scanf(%d, &x);

      if (x! >= 18)
      {
         printf("Você é maior de idade\n");
      }

      else
      {
         printf("Você é menor de idade\n");
      }
}

A vantagem do "scanf" e "printf" sobre o "cin" e o "cout" está na performance, a vantagem do cin/cout está na facilidade de usar, já que não precisa identificar o tipo de dado para ser usado
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 15 de January , 2008, 11:39:28 PM
demon hyo valeu sobre a explicação de classes..

l u b c k e o codigo aqui não funcionou , eu tenho que incluir alguma coisa aqui?

demon hyo tb não funcionou diz que ha 9 erros.

sobre a entrada de dados eu entendi.

valeu
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 16 de January , 2008, 01:30:12 AM
se você conseguiu compilar o seu vai conseguir compilar o meu.

Não usa o visual c++ que o compilador dele tem umas frescuras, pega o dev-c++
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: demon hyo on 16 de January , 2008, 01:33:16 AM
ps:

use "stdio.h" em vez de quando as bibliotecas não estiverem na pasta ou no path do código que vai ser compilado.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 18 de January , 2008, 08:52:55 PM
bom desculpem a demora para responder. é que estive ocupado.. estou baixando o dev c++ e assim que testar direi os resultados.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 18 de January , 2008, 09:11:17 PM
parece que era a porcaria do compilador mesmo.. haw haw.. o melhor ainda .. o dev eh em portuga.
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 18 de January , 2008, 09:13:10 PM
Quote from: "lcs"parece que era a porcaria do compilador mesmo.. haw haw.. o melhor ainda .. o dev eh em portuga.



Sim LCS, eu instalei o Visual aqui para testar para você e funcionou normalmente. Estava até baixando o Windows Media Encoder para fazer uma demonstração para você.

Bom, se precisar estamos aqui para isso.

Já te passei meu MSN.


Até mais...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 18 de January , 2008, 09:43:51 PM
tipo então o cin e o cout teriam a mesma função que um input box no VB?

eu li alguma coisa sobre ponteiros , parece que é um enderço atribuido na variavel para quando o processador precisar não necessitar ficar procurando pela memoria ..

eh isso/?

bom agora vo tentar fazer alguma coisa que calcule a média de um desgraçado.

e lubcke ja add vc no msn, mas so posso entrar de fds se tu tive on, a gnt troca uma ideia.
Title: lcs
Post by: demon hyo on 20 de January , 2008, 02:36:04 AM
Sim, o ponteiro indica a "posição" na memória, porém as linguagens que não utilizam ponteiros não necessariamente ignoram a existência dele.

Em C usando scanf e printf você precisa identificar o tipo de variável e o endereço na memória. Pelo tipo de variável você tem como saber o tamanho que a variável ocupa na memória em bits e unindo isso à posição na memória (o ponteiro) você tem uma descrição exata "geográfica" de onde aquele dado está contido.

Porém usando cin e cout você também utiliza ponteiros, só que no modo "oculto". Acho que nenhuma linguagem moderna faz uma varredura na memória toda vez que um ponteiro não é especificado.

O arquivo executável tem uma área de espaço na memória. Quando executado ele se aloja na memória e uma boa parte de seu tamanho é alocada para o armazenamento das variáveis (variáveis externas ou não definidas no código, como as de tamanho variável, podem crescer indefinidamente, por isso não são alocadas no executável, mas chamadas por procedimento externo.), as linguagens modernas de alto-nível, além de criarem esse espaço para os dados, elas também ocupam um pequeno espaço identificando o tipo de variável e o "ponteiro" dela.

Isso causa uma significativa perda de performance:

usando scanf, por exemplo, o programa já sabe qual o tipo da variável, e onde ela está na memória, por isso não precisa consultar nada, apenas realizar a ação (no caso, fazer a captura da liberação do buffer de teclado)

No caso do cin o programa não sabe qual o tamanho da variável ou onde está na memória, aí tem que acessar esses dados na memória do executável e depois realizar a operação. Isso já faz com que o processo leve mais tempo e recursos de processamento que o scanf
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: lcs on 20 de January , 2008, 02:36:10 PM
Entendi o que são ponteiros.

ai esta o codigo que fiz para calcular a média.Porém se vc compilar ira perceber que ele não possui a quebra de linha,
por exemplo, quando ele vai mostrar a média ele ja pega a linha de baixo e coloca na frente.

Outra coisa como faço por exemplo para uma função if validar uma situação e se for correta continuar e se for errada voltar .

Exemplo, tenho que estipular as notas entre 0 e 10, caso coloque uma nota acima desse valor deve -se exibir um aviso e voltar para o usuario colocar a nota correta.

Quote#include
using namespace std;
main ()

 {
     float nota1,nota2,nota3,nota4,media;

    cout << "Digita a primeira nota: ";
    cin >> nota1;
 
     
     cout << "Digite a segunda nota:";
     cin >> nota2;
     
     cout << "Digite a terceira nota:";
     cin >> nota3;

     
     cout << "Digite a quarta nota:";
     cin >> nota4;


     media = (nota1 + nota2 + nota3 + nota4)/ 4;

     printf("%.2f", media);

     printf("obrigado");

     system("pause>>NULL");

}


Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 20 de January , 2008, 10:03:11 PM
Amigo, existem um milhão de formas de fazer isso, mas uma meio gambiarra é:

Quotedo{
    cout << "Digita a primeira nota: ";
    cin >> nota1;
}while(nota1<=10 && nota1>=0)

Você pode implementar isso como uma função de verificação, e chamar essa fução para verificar cada variável inserida.

E para aproveitar que está aprendendo ponteiros, endereçar as variáveis da função, ao invés de usar importação de variável. Além de pode criar uma header, só por sarro, para aprender a usar e criar uma biblioteca. Elas são muito úteis no reaproveitamento de código.

Até mais...

Ps: Lembre-se, essa é só uma solução, vai da cabeça do programador.

Até mais...
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: Shady on 20 de January , 2008, 11:06:50 PM
Moral da estória: dá-lhe perl.

print "\n\n Primeiro numero: ";
chop($n1=<STDIN>);
print "\n\n Segundo numero: ";
chop($n2=<STDIN>);
$res = $n1 + $n2;
print "\n\n\nO resultado eh: $res";
Title: Re: Soma de dois numeros (Muito básico)
Post by: l u b c k e on 21 de January , 2008, 12:22:03 AM
Quote from: "l u b c k e"Amigo, existem um milhão de formas de fazer isso, mas uma meio gambiarra é:

Quotedo{
    cout << "Digita a primeira nota: ";
    cin >> nota1;
}while(nota1<=10 && nota1>=0)

Você pode implementar isso como uma função de verificação, e chamar essa fução para verificar cada variável inserida.

E para aproveitar que está aprendendo ponteiros, endereçar as variáveis da função, ao invés de usar importação de variável. Além de pode criar uma header, só por sarro, para aprender a usar e criar uma biblioteca. Elas são muito úteis no reaproveitamento de código.

Até mais...

Ps: Lembre-se, essa é só uma solução, vai da cabeça do programador.

Até mais...

Eu fiz errado o code, o certo é:

Quotedo{
    cout << "Digita a primeira nota: ";
    cin >> nota1;
}while(nota1>=10 && nota1<=0)

Desculpem pelo erro... agora está certo...


Até mais...