Tecnologia & Informática => Sistemas Operacionais => Linux => Topic started by: BRUNA on 01 de March , 2006, 01:04:45 AM
Title: Tutorial Completo Firewall!!! - LINUX
Post by: BRUNA on 01 de March , 2006, 01:04:45 AM
Firewall
O Firewall é um programa que tem como objetivo principal proteger a máquina contra acessos indesejados.Nas versões anteriores ao kernel 2.2.0, o firewall padrão do Linux era o Ipfwadm. Este firewall funcionava como o firewall atual (iptables), construindo regras de filtragem dos pacotes que trafegam pelo host, mas a construção dessas regras no Ipfwadm era muito complexa.
Já no kernel 2.2.0, o Ipfwadm foi atualizado para o ipchains. A idéia da criação do ipchains foi facilitar a construção de regras do Ipfwadm, mantendo o mesmo estilo do seu antecessor, mas facilitando a criação de regras.
A partir do kernel 2.4.0, o ipchains foi melhorado, surgindo assim o Netfilter/Iptables. O Netfilter e o iptables são um só, mas Netfilter é relacionada à parte do kernel que trata as conexões IP com as interfaces de rede e Iptables refere-se à estrutura de tabelas e a definição de regras de filtragem de pacotes, tratadas pelo Netfilter no kernel do Linux.o Iptables é a maior referência na atualidade, o que naturalmente acabara por contribuir para que este viesse a se tornar o Firewall padrão em todas as distribuições Linux sob o Kernel 2.4 ou superior.
Como principais características, o Iptables, além de realizar suas tarefas de forma veloz, segura, eficaz e econômica, nos dá um amplo leque de possibilidades, tais como: • Filtros de Pacotes com controle de estado de conexão • Mascaramento de conexões; • Redirecionamento de endereços e portas; • Monitoramento de tráfego; • Detecção de fragmentos; • Controle de tráfego P2P via módulo string • Controle de tráfego por endereçamento IP, mac e host name
As tabelas são parte da divisão do Netfilter onde as regras do Iptables são colocadas. Elas são utilizadas de acordo com a utilização do computador: workstation, gateway ou router, por exemplo. No Netfilter atualmente existem três tabelas: 1-filter Tabela padrão. Contém três cadeias básicas: INPUT, FORWARD e OUTPUT; (//http://img202.imageshack.us/img202/9674/cadeia151cpia8ld.jpg) (//http://imageshack.us)
2- nat Tabela para pacotes que queiram criar uma nova conexão, utilizada em um computador funcionando como gateway ou roteador. Tem as cadeias PREROUTING, OUTPUT e POSTROUTING; 3- mangle Tabela utilizada para alterações nos pacotes. Desde o kernel 2.4.18 tem as cadeias PREROUTING, OUTPUT, INPUT, FORWARD e POSTROUTING
Cadeias
No Netfilter/Iptables existe o conceito de cadeias ou "chains". Essas cadeias nada mais são que a divisão das regras do iptables em conjuntos mais lógicos, para melhorar o entendimento de como o Netfilter processa os pacotes. Este conceito foi implementado já no Ipchains, mas foi melhorado no iptables.
Há varias maneiras de você instalar e configurar um firewall no seu Linux, sendo que em muitas delas você terá de editar pessoalmente as regras do iptables. Mas esquecemos um detalhe: • você não entende nada de firewall, iptables, pacotes, tcp, icmp, udp etc. • você não quer aprender, você quer usar. Você necessitará de dois pacotes: iptables e um script preparado para que você insira somente os dados realmente necessários para seu funcionamento.
1) veja se está instalado (como root): # rpm -qa ipta* 2) vai aparecer uma resposta mais ou menos assim: iptables-1.2.9-5mdk
Script de Firewall
1) existem duas formas de baixá-lo: a ) em http://projectfiles.com/firewall/rc.firewall (//http://projectfiles.com/firewall/rc.firewall) b ) em http://projectfiles.com/firewall/firewall_install.sh (//http://projectfiles.com/firewall/firewall_install.sh)
Em "a" baixar-se-á o script propriamente dito, que deverá ser colocado no diretório próprio e feita a configuração para iniciar junto com o Linux. Em "b", o executável que fará toda a instalação e configuração de inicialização automaticamente. Você decide qual caminho usar... Mas por via das dúvidas vamos explicar as duas Bem, você baixou o script citado no ítem "a" e agora terá de instalá-lo. Note que é apenas um arquivo texto comum. Vamos lá: 1) adquira status de root: $ su + senha + [ENTER] 2) dê permissão de execução pro arquivo baixado "rc.firewall": # chmod +x rc.firewall 3) mova-o para o diretório /etc: : # mv rc.firewall /etc/rc.d
Se você optou pelo executável firewall_install.sh no ítem "b", deverá fazer os procedimentos abaixo: 1) adquira status de root: $ su + senha + [ENTER] 2) vá para o local onde baixou o executável. 3) dê permissão de execução: # chmod +x firewall*sh 3.1) execute-o: # ./firewall*sh 4) aparecerá uma janela como esta: (//http://img226.imageshack.us/img226/7002/f1a7hp.jpg) (//http://imageshack.us)
dê enter na frase "default installation" e em seguida clique "yes" na janela "system configuration testing" (//http://img213.imageshack.us/img213/8383/f2a7ev.jpg) (//http://imageshack.us)
será feita uma rápida checagem e pressione [ENTER]: