Ao Windows 2000 foram adicionadas novas tecnologias para a configuração e o gerenciamento dos discos, tornando sua administração muito mais fácil. Você pode configurar, reconfigurar e ajustar configurações sem precisar reiniciar o computador. A mesma capacidade também está disponível no Windows XP Professional, com o Disk Manager (Gerenciamento de Disco) no Computer Management (Gerenciamento do Computador).
Disco Basic (Básico)
O Windows XP Professional oferece suporte a disco Basic (Básico) e disco Dynamic (Dinâmico). O disco Basic é o mesmo disco usado em versões anteriores ao Windows 2000; é o disco rígido que oferece suporte às configurações padrão. Um disco Basic pode ter uma partição primária e uma partição estendida, composta de drives de disco lógico. Por exemplo, você pode configurar um disco Basic para o drive C como primário e para o drive D como estendido. Com um disco Basic, você pode ter até quatro partições primárias ou três partições primárias e uma estendida. Uma das partições primárias é considerada ativa e é usada para iniciar o computador. Essa partição ativa contém os arquivos de boot e o MBR (Master Boot Record - Registro de Boot Principal).
Disco Dynamic (Dinâmico)
Com o disco Dynamic (Dinâmico), você pode criar volumes, os quais podem atravessar múltiplos discos. Um volume é a partição de um disco Dynamic. Uma partição sobre um disco Basic não pode ser maior do que o disco, e o disco Basic não pode exceder 2 Terabytes. Com o disco Dynamic, você pode ter um volume com mais de 2 Terabytes de limite, criando um volume que atravesse múltiplos discos.
Somente a família dos Windows Server (a partir do Windows 2000), incluindo o Windows XP Professional e Windows Vista Enterprise e Ultimate, podem acessar um disco Dynamic. Se você necessita de um sistema dual-boot, deve usar um disco Basic.
Nota: O disco Dynamic não oferece suporte a computadores portáteis, discos removíveis, discos que usem USB ou interfaces IEEE 1394 (conhecidas como FireWire) ou se o setor do disco for menor do que 512 bytes ou disco de clusters.
Volumes Dinâmicos
Os volumes dinâmicos armazenam as informações sobre as partições na parte de dados da unidade e, assim, não ficam limitados quanto à quantidade de informações que podem guardar. Para converter um disco Basic em Dynamic, clique com o botão direito do mouse no disco que você deseja, na ferramente Disc Management (Gerenciamento de Disco) e selecione a opção "Converter em Disco Dinâmico" no menu de atalho. Reinicie o sistema para a conversão entrar em vigor. Após reiniciar, você poderá criar ou modificar volumes dinâmicos no disco, inclusive expandir o volume por vários discos.
Os tipos de volume dinâmicos são:
- Simple (Simples): O volume Simple é parecido com uma partição tradicional no sentido de que só existe em uma única unidade. É possível redimensioná-lo, estendendo o volume se estiver em um disco Dynamic criado como um disco dinâmico e não-migrado de um disco Basic. Os volumes Simple não são tolerantes a falhas, mas podem ser espelhados para a criação de volumes espelhados.
- Spanned (Estendido): O volume Spanned ocupa dois ou mais discos para criar um único volume lógico. Os volumes Spanned equivalem aos conjuntos de volumes no NT4, mas no Windows XP Professional só estão disponíveis nos discos Dynamic. Você pode aumentar o tamanho de um volume estendido, estendendo-o para discos dinâmicos adicionais. Os volumes Spanned não são tolerantes a falhas e não podem ser espelhados.
- Striped (Distribuído): O volume Striped armazena dados em faixas em dois ou mais discos físicos. Em um volume Striped, os dados são alocados alternadamente e uniformemente (em faixas). Os volumes distribuídos oferecem desempenho superior a todos os volumes disponíveis no Windows XP Professional. Se um disco em um volume distribuído falhar, os dados serão perdidos no volume inteiro. Você pode criar volumes distribuídos somente em discos dinâmicos. Os volumes Striped não são tolerantes a falhas e não podem ser espelhados ou estendidos.
- Mirror (Espelhado): O volume Mirror está disponível apenas na família Windows Server (a partir do Windows 2000). O volume Mirror oferece tolerância a falhas, mantendo uma imagem espelhada exata de todos os dados contidos no volume. Se você perder um disco, ainda terá uma cópia exata de todos os dados.
- RAID 5 - O volume RAID 5 está disponível apenas na família Windows Server (a partir do Windows 2000). O RAID 5, também é conhecido como segmentação com paridade e permite que o volume perca um disco rígido sem falhar, combinando os dados restantes com as informações de paridade para recriá-los durante a operação do sistema.
Nota Geral: Você pode gerenciar remotamente os discos de outro computador executando o Windows XP Professional dentro de um domínio nos servidores da família Windows Server como Administrador do domínio ou como Operador de Servidor.
Fonte: Guia Certificação MCSE (Luciano de Lima)
By: ÐarkSpawn