MOUNTAIN VIEW - Quando Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google, no dia 7 de setembro de 1998, tinham muita ingenuidade, quatro computadores e uma aposta de 100 mil dólares de um investidor na idéia de que um mecanismo de buscas online mudaria o mundo.
Acreditar nisso parecia ridículo naquela época, mas agora isso significa empregar cerca de 20 mil pessoas e ter valor de mercado estimado em 150 bilhões de dólares.
Talvez o maior desafio do Google na próxima década seja encontrar uma forma de perseguir suas ambições ilimitadas sem provocar conseqüências que arruínem a companhia.
"Não é possível fazer certas coisas que eles querem sem enfrentar desafios impostos pelo governo ou por rivais", disse Danny Sullivan, que analisa o Google desde seus primórdios e hoje é editor-chefe do SearchEngineLand.
A expansão do controle do Google sobre o tráfego de iternet e a publicidade online já está suscitando preocupações quanto à monopolização do mercado.
Levar a onipresença do Google para celulares e outros dispositivos móveis será a principal tarefa do gigante das buscas nos próximos dez anos.
A lista de tarefas também inclui: fazer cópias digitais de todos os livros do mundo; criar gavetas de arquivo eletrônicas para armazenar cadastros de saúde das pessoas; liderar a tendência do uso de energias alternativas e ficar longe de combustíveis fósseis; vender programas de computador para empresas pela internet e, por último, refinar seu mecanismo de busca para que ele seja capaz de compreender comandos de voz da mesma forma que um ser-humano faria.
"Muita gente acha que estamos completamente satisfeitos, mas a verdade é que não estamos", disse Craig Silvertein, diretor de tecnologia do Google e primeiro funcionário contratado por Page e Brin, "Creio que o que nos mantém com os pés no chão é enxergar todo o caminho que ainda podemos percorrer."
Fonte: INFO Online
(//http://idgnow.uol.com.br/idgimages/ilustras_reutilizaveis_idgnow/podcast/charge_google10anos.jpg)
Parabéns!
O presente é pra nós? ^^
Ah, ótima 'HQ' =)
[]s