Governo dos EUA investiga aliança entre Google e Yahoo!

Started by ÐλяkFeλя, 11 de September , 2008, 02:54:42 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

ÐλяkFeλя

Governo dos EUA investiga aliança entre Google e Yahoo!

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um advogado de Washington para comandar uma investigação antitruste sobre as atividades de internet do Google. Segundo a versão on-line do jornal britânico "Guardian", Sanford Litvack será conselheiro do governo no caso envolvendo uma possível parceria publicitária entre Google e Yahoo.
O jornal diz que ainda não está claro qual será o foco da investigação. No entanto, aponta especulações que de o governo dos Estados Unidos aproveitará a situação para examinar a crescente atuação do Google no mercado de internet.
Fechado em junho, esse acordo determina que o Google fornecerá serviços de publicidade nos EUA e Canadá ao sistema de buscas do Yahoo, o segundo buscador mais popular da web. Na época, as empresas anunciaram que não tinham obrigação de obter aprovação das autoridades regulatórias, mas adiaram sua implementação a fim de permitir que as autoridades antitruste revisassem a parceria.
O acordo foi bastante criticado. Segundo a agência de notícias Reuters, a Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos enviou às autoridades regulatórias norte-americanas nesta semana uma carta dizendo que a parceria controlaria 90% da publicidade vinculada a buscas na web.
Por outro lado, Adam Kovacevich, porta-voz do Google, disse que "numerosos anunciantes reconheceram que esse acordo os ajudará a equiparar mais os seus anúncios aos interesses dos usuários e que os preços dos anúncios continuarão a ser determinados por leilões competitivos". Segundo o "Guardian", a empresa afirmou que o impacto da parceria será menos drástico do que o previsto.

Microsoft

Logo depois do anúncio da parceria, a Microsoft lançou uma campanha para inscrever aliados em sua oposição ao novo acordo de colaboração. De acordo com uma fonte que foi contatada pela Microsoft, a companhia de software disse em um e-mail que o acordo Google-Yahoo poderá "limitar as opções para anunciantes e publicitários" e "destruir alternativas competitivas".
De forma mais específica, a Microsoft adotou a visão de que o acordo tem relação com uma fixação de preço entre as duas companhias, com o estabelecimento de um preço mínimo para os anúncios em algumas palavras-chave, de acordo com outra fonte familiar ao assunto.

 A Microsoft também acredita que o acerto entre elas vai levar ao fim do negócio de buscas do Yahoo, eliminando um competidor do mercado.

Pelo visto essa historia ainda vai da muito plano pra manga....

Fonte: G1

Fear