Dreamweaver - Validação de formulário em AJAX

Started by Triplo X, 31 de January , 2009, 02:55:48 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Triplo X

Boa noite.

Mostrarei aqui como é fácil e rápido criar um formulário com validação em AJAX.

* Graças a ajuda do nosso amigo @Reeves.  :)

1. Inicialmente, crie um novo documento HTML.

2. Logo após, no canto direito da janela do aplicativo, escolha a opção de inserir Form.

3. Clique em Form, o formulário é criado.
Note que você está na tela de Design, onde poderá inserir palavras no formulário apenas digitando onde quiser.

4. No caso dos inputs, você tem que clicar no espaço do formulário onde o campo ficará e selecionar o tipo de campo no painel da direita.

*Lembretes: 1. O formulário se encontra apenas no esçaço pontilhado de vermelho.
                          Fora dele não devem ser criados inputs para submeter um form.
                    2. Após acrescentar componentes ao form, não pressione a tecla ENTER diretamente,
                          pois o componente está selecionado e poderá ser deletado do formulário (você vai acabar percebendo isso).

* Não se esqueça de selecionar a opção Validate on Change e Preview states = required, quando for validar um campo.
Isso garante que o formulário seja checado antes de ser submetido. (AJAX puro = Reeves =D).

5. Daí em diante você consegue criar seu form sozinho!
    Agora vamos direto à validação.
É muito simples! Clique em algum input do form, e escolha o framework Spry Validation TextField, que também se encontra nas opções de componentes.

Será pedido para salvar o documento antes, pois o Dreamweaver irá gerar scripts que irão tratar sua página.
Após salvar o documento, veja o primeiro campo já com script de validação:

* Não se esqueça de utilizar o spry validation TextField para textfield e o spry validation TextArea para textarea, cada um gera seu próprio script.

Após atribuir validação em todos os campos do form, vamos executar a página no browser.

Selecione a opção Live View e visualize seu formulário:

Espero ter ajudado alguém com este simples tutorial.
Não me venha dizer que é melhor que alguém que eu te espanco!
Todos não passamos de ratinhos que morrerão um dia como todos os outros...

#phobia

Legal, tio Reeves sempre dano uma mãozinha para os necessitados..
hauahhaua

Parabéns pela atitude Triplo!
Criou um tuto pra passar pra frente a solução do que era sua dúvida e pode ser de outros...

Isso aí!
Abs.

Triplo X

Eu é quem agradeço por alguém ter gostado.
Jurava que alguém ia dizer um "porém".

* #phobia, editei sua resposta, você nem percebeu mas digitou a palavra "para" 2 vezes...

Acontece com todos...

[]s

* edit:

Meu problema na verdade era pra fazer algo assim:

Formail - Juntando dados de vários campos e enviando tudo por e-mai
Não me venha dizer que é melhor que alguém que eu te espanco!
Todos não passamos de ratinhos que morrerão um dia como todos os outros...