Habilitando 2 Logins Concorrentes (Local / Remoto)

Started by Ðark$pawn, 09 de June , 2009, 03:58:28 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ðark$pawn

Vamos começar explicando o case...  8)

Um belo dia no meu trampo me deparei com um simples bloqueio padrão da Micro$oft em um dos PCs da empresa com Windows XP Professional.

No exemplo, o MICRO-01 possuia um programa original de controle de estoque e esse software só podia ser usado localmente (pra usar em rede, deveria-se comprar uma licença adicional); e dois usuários precisavam usar o PC para fins diferentes (o próprio usuário do MICRO-01 que ficava o dia inteiro logado nesse PC; e outro usuário do MICRO-02).

Me foi pedido que no MICRO-01 fosse instalado esse software e que lá ele ficasse, mas o usuário do MICRO-01 não utilizaria o software, pois o mesmo está em fase de teste de implantação. O usuário do MICRO-02 necessitava usar o software de estoque diariamente para adequação e cadastros internos, gerando o inconveniente de pedir para o usuário do MICRO-01 saisse do seu PC para que ele utilizasse.

No Windows XP, quando um usuário está logado localmente, não se consegue entrar remotamente com outro login sem dar logoff no usuário local logado.

Com esse problema, busquei uma forma no Windows XP de que quando o usuário do MICRO-01 estivesse logado localmente o usuário do MICRO-02 pudesse entrar com outro login remotamente e os dois utilizarem normalmente a mesma máquina sem haver a necessidade de qualquer um deles efetuar logoff para que o outro utilizasse.

Chegamos então no principio do Serviço de Terminal do Windows.

Resolvi estudar sobre o assunto e encontrei uma solução um pouca chata de fazer, mas que resolve o problema rapidamente! Vamos a solução onde, é óbvio, que que todas as alterações serão efetuadas no MICRO-01!




1ª Etapa:

Logado à uma conta administrativa, execute "regedit" (Editor de Registro) em 'Iniciar" > "Executar".
Abra o seguinte diretório: "HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/Terminal Server/Licensing Core"

Crie ou altere a chave DWORD, "EnableConcurrentSessions" nesse diretório e ative a chave criada, dando um duplo-click na mesma e colocando o valor "1" na caixa "Dados do valor".


2ª Etapa:

Primeiro, entre em "Iniciar" > "Painel de Controle" > "Sistema" e na aba "Remoto" desmarque a opção "Habilitar a Área de Trabalho Remota nesse computador".

Depois entre em "Iniciar" > "Painel de Controle" > "Ferramentas Administrativas" > "Serviços" e no item "Serviços de terminal" clique com o botão direito, vá em "Propriedades" e em "Tipo de inicialização" marque "Desativado" e dê "OK".

Agora, reinicie o Windows, entrando em "Modo de Segurança".


3ª Etapa:

No "Iniciar", "Executar"; entre nas pastas "C:\Windows\system32" e "C:\Windows\system32\dllcache", subtituindo o arquivo "termsrv.dll" das duas pastas (é recomendável, como em todo processo de substituição, fazer um backup das dlls originais por segurança) pelo arquivo disponibilizado abaixo.

Download da nova dll: http://www.sendspace.com/file/iizrxl

Agora reinicie o computador normalmente.


4ª Etapa - Final:

Em "Iniciar" > "Painel de Controle" > "Ferramentas Administrativas" > "Serviços" e no item "Serviços de terminal" clique com o botão direito, vá em "Propriedades" e em "Tipo de inicialização" marque "Automático" e em "Status do serviço" clique em "Iniciar", depois dê "OK".

Em "Iniciar" > "Painel de Controle" > "Sistema" e na aba "Remoto" marque a opção "Habilitar a Área de Trabalho Remota nesse computador" e em "Selecionar usuários remotos" adicione o usuário que se logará remotamente no PC.




Pronto! Problema resolvido... Quando qualquer usuário estiver logado no MICRO-01 localmente, vc pode acessá-lo de outro PC na rede pelo IP com a "Conexão de Área de Trabalho Remota" e não incomodar o usuário local (claro que ele vai notar a queda de performance do PC, pois é óbvio que os recursos do PC entrarão em concorrência entre os dois usuários logados, deixando o PC mais lento).


É isso pessoal, caso tenham dúvidas, perguntem!

By: Ðark$pawn ;)

pantherdigital


whit3_sh4rk


keenlanas

Acho que é impressão minha, mas parece que os arquivos com links no Darkers tão expirando mto rapido.......

Ðark$pawn

termsrv.dll reupado! LINK

Para habilitar isso no Vista ou 7 devem haver outros "métodos"... Vamos dá um look no Google, talvez possamos achar algo! ;)