[Tutorial] Segurança no Pen drive

Iniciado por Watila, 07 de Maio , 2010, 07:35:03 PM

tópico anterior - próximo tópico

Watila

Assim que colocamos o Pen drive no USB logo o windows começa a aplicar o autorun o que no caso do XP não é uma boa coisa por que ele da total liberdade a seja lá o que estiver sendo chamado pelo autorun, incluindo virus, bom, temos 2 maneiras manuais de fazer isso, uma é configurar para que o autorun dos dispositivos removiveis não seja automatico ou se ele estiver em automatico e vc não quiser que aconteça o autorun vc simplismente apos "espetar" o seu pen drive vc segura a tecla shift até o pen drive ser reconhecido, depois disso vc pode soltar e navegar no pen drive, mas ATENÇÃO, não adianta nada vc fazer isso e simplismente ir em meu computado e clicar 2 vezes no pen drive, por que nosso esforço tera sido inutil, se vc continua desconfiado ou tem certeza que tem alguma coisa lá, vc simplismente clique com o botão direito > explorar ou executar g: / j: ou seja lá qual for o endereço do pen drive que ele entrara direto na raiz do pen drive.

Como tirar o virus? Simples, não tira, simplismente o imobilize, a maioria dos que ja vi vc consegue entrar no autorun (escreva autorun.inf na barra de enderço au lado do endereço do pen drive), mas não consegue editar ou excluir, pois bem, abra o bloco de notas, digite algumas asneiras e salvar como escreva o nome autorun.inf e salve na area de trabalho por exemplo, arraste para dentro do pen drive ele vai pedir para substituir, vc diz que sim e vualá o virus esta no seu pen drive nunca sera chamdo e então nunca sera executado por que o autorun com as instruções que o chamam não existe, uma coisa que faço é colocar a minha logo (fiz um tutorial sobre isso a muito tempo e acredito que ainda esteja aqui no forum) e quando eu entro e não vejo a minha logo sei que tem virus por que as instruções do meu autorun que chamam a minha logo não existem mais ele foi substituido, além de "enfeitar" meu pen drive serve de alarme.

Solução empresarial e domestica para usuarios inexperientes: Quem nunca formatou aquela maquina e deixou ela filé, seja para um amigo, cliente ou laboratorio para qual vc tenha responsabilidade e veio um infeliz, irmão ou usuario sem mãe e espeta aquele pen drive e simplismente manda todo o seu trabalho para os quintos dos infernos e o pior, não são eles que são estupidos, vc que é incopetente. Para esse tipo de situação existe um software que eu acho ótimo, procure no baixaki > Ninja ou Ninja Pen Disk, software facil e simples, ele roda direto, então depois de executalo vc não podera movelo, escolha meus documentos ou algum lugar de facil acesso e seja feliz e ele lhe da a opçao de iniciar automaticamente, ele é super leve vc simplismente nem nota a presença dele ele fica perto do relogio, ele faz mais ou menos isso que falei no inicio ao conectar o pen drive ele ja busca e "come" o autorun.inf antes que o mesmo seja executado e assim infectando a maquina e além disso se a maquina ja estiver infectada ele não deixa o virus se copiar para o pen drive assim garantindo total segurança (para o pen drive).

Bom para o Windows Vista e 7 não vejo necessidade do Ninja pois o autorun dele nunca executa nada automaticamente (vc pode até ver o virus.exe pedindo permição no autorun do vista/7) sendo seguramente e facilmente identificado e seguindo apenas os paços da troca do autorun.inf na raiz do pen drive ja é o suficiente.

NOTA.: Não sei se este tipo de assunto ja foi abordado no forum, mas se existir algo parecido perdoem a minha falta de atenção e o moderador pode remover o topico sem menores explicações.
NOTA².: Desculpe se não expliquei alguma coisa direito ou erros de portugues.

By: Watila

Jhoe K

Eu simplesmente uso o USB DISK SECURITY http://www.zbshareware.com/setup.exe  ;)
É muito mais fácil e praticamente automático... Rsrsrsrs ;D

Watila

Ou isso tambem, eu não conheço so conheço o Ninja, mas eu quis apresentar uma solução manual para o problema, não é sempre que temos esse tipo de ferramenta a disposição mas obrigado por contribuir com o topico com essa ferramenta, abraços Jhoe K

guioximitsu

Muito bom tópico!
Muita gente precisa desse tipo de dica, meu computador nunca pegou um vírus por pen drive, mas deve ser constrangedor  :P
"Inteligência busca Sabedoria"

Watila

Ressuscitando o tópico por uma boa causa, para lhes trazer uma solução definitiva para o SEU pen drive, recentemente descobri um método para evitar do autorun se copiar automaticamente para o seu pen drive ou qualquer outro dispositivo móvel, é simples. Certifique-se de que não exista nem arquivo autorun na raiz do pen drive, crie uma pasta (isso mesmo, uma pasta) e coloque o seguinte nome "autorun.inf" (sem as aspas) e pronto, vc pode tentar copiar manualmente um autorun normal para colocar na raiz do pen drive e ele dará uma mensagem dizendo que não é possível.

OBS.: Já resolvemos o problema do nosso pen drive, não traremos mais nada para casa (ou para a casa dos outros) sem sabermos, espero que gostem, abraço a todos.

Jhoe K

Fala Watila... Sem querer meter de novo no tópico... Mas por uma boa causa. O Usb Disk Security faz isso! Na versão 5.0 ele tem uma opção no menu chamada "Adquirir Imunidade" ela faz essa mesma coisa que vc disse com apenas um clique. A maioria dos virus são impedidos de se infiltrar no pendrive. Só que mesmo assim, de vez em quando ainda tem um teimoso tentando entrar... Aí o UDS aciona automaticamente... Flw  ;D

Watila

Tudo bem, é ótimo ter alguem com quem discutir esse tipo de assunto e ainda mais com vontade de cooperar, mas eu dou maior prioridade as soluções manuais, pois nem sempre temos esse tipo de ferramenta em mãos, é bom para nos prevenir e prevenir os outros sem muita dificuldade, muito obrigado, não tenho nada do que reclamar da sua resposta, pelo contrario.

KEst

Citação de: Watila online 07 de Maio , 2010, 07:35:03 PM
Como tirar o virus? Simples, não tira, simplismente o imobilize
não se matem, simples:

#rm -Rf virus

by KEst

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux