[Dúvida] Kernel

Started by Σĸөsıҳ, 22 de March , 2011, 03:58:06 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Σĸөsıҳ

Algumas dúvidas básicas:

- O que é gerado ao compilar o kernel?

- Se devo gravar o kernel compilado no setor de boot, o que acontece logo após ele completar todo o carregamento?

- Supondo que eu faça um programa em C utilizando uma biblioteca gráfica qualquer, seria possível esse programa tomar "controle total" da máquina (como um SO) tendo as permissões necessárias? Se sim, eu poderia, neste caso, sair do modo shell para o modo gráfico (do meu programa no caso)?

Eu agradeceria muito pelo esclarecimento dessas dúvidas...
vLw
from| PSY
_
Hygnus Software
_

Reeves

- O que é gerado ao compilar o kernel?

R: No caso, em /usr/src/KERNEL_VERSION/KERNEL.CONF, você configura os drivers, modulos e dispositivos que serão usados por sua macna... ao compilar o kernel, ele irá geral uma imagem de kernel de acordo com o descrito em seu KERNEL.CONF salvando em /boot, exemplo: initrd.img-2.6 & vmlinuz-2.6 (leia mais sobre initrd)
de uma forma geral, pensa nas imagens como vc compilar seu programa em C e gerar seu "executavel", no caso o Carregador de boot (lillo ou grub) é quem chama o kernel compilado.

- Se devo gravar o kernel compilado no setor de boot, o que acontece logo após ele completar todo o carregamento?

R: você não grava o kernel compilado no setor de boot, vc grava o gerenciador de boot (lilo ou grub) que será usado para dar o inicio em seu kernel que deverá estar compilado em /boot ...
"o que acontece logo após ele completar todo o carregamento?" você sabe o que é um kernel? após o final do boot, é liberado uma das shells ou abertura da interface grafica para seu uso.

- Supondo que eu faça um programa em C utilizando uma biblioteca gráfica qualquer, seria possível esse programa tomar "controle total" da máquina (como um SO) tendo as permissões necessárias? Se sim, eu poderia, neste caso, sair do modo shell para o modo gráfico (do meu programa no caso)?

R: Pergunta um tanto quanto confusa, mas irei tentar abstrair ao máximo para tentar lhe dar uma resposta...
Se eu entendi bem, você está dizendo criar um programa que tenha "controle total" da macna sem usar um SO por baixo... se for isso e se estivermos falando da plataforma PC, vc teria de praticamente inventar o próprio SO, não apenas em C mas muito ASM tbm... oque não faz muito sentido a não ser que seja um hardware pequeno, por exemplo o Arduino.

Espero ter conseguido lhe esclarecer algo, se houver mais dúvidas posta ai!
Abraços
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

Σĸөsıҳ

Ok...
Então o grub e o lilo seriam "loaders"?
Existe alguma maneira de rodar o kernel diretamente sem necessitar de um loader?
from| PSY
_
Hygnus Software
_

Reeves

Bom... todos sistemas operacionais até hoje usam loaders para carregar o sistema...
então não sei não :D
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^