Principais comandos FTP

Started by Fox, 17 de April , 2006, 07:52:06 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Fox

Existem muitos comandos ftp; Abaixo uma relação dos principais. Complementem ai...
Lembre-se: as frases entre colchetes indicam parâmetros alternativos dos comandos.   

binary
Ou simplesmente bin. Estabelece como binário o tipo de representação dos arquivos a serem manipulados.
Use este comando sempre que for lidar com arquivos de imagem, documentos formatados, executáveis e arquivos compactados. 

cd diretório_remoto 
Muda o diretório de trabalho na máquina remota. 

cdup 
Muda o diretório de trabalho para o diretório "pai" (superior) do diretório atual. 

lcd [ diretório ] 
Muda o diretório de trabalho na máquina local.
Se nenhum diretório for especificado, o diretório "home" do usuário é utilizado. 

get arq_remoto [ arq_local ] 
Recupera o arquivo_remoto e o armazena na máquina local. Se um nome de arquivo_local não for especificado, é dado o mesmo nome do arquivo na máquina remota. 

mget arquivos_remotos 
Faz um get para cada arquivo remoto cujo nome esteja na lista de arquivos_remotos. 

put arq_local [ arq_remoto ] 
Armazena um arquivo local na máquina remota. Se não for especificado um nome arquivo remoto, ele terá o mesmo nome do arquivo local. 

mput arquivos_locais 
Faz um put para cada arquivo local cujo nome esteja na lista de arquivos_locais   help [ comando ] 
Ou apenas ?, escreve uma mensagem explicativa sobre o significado do comando.
Quando nenhum comando é especificado, apresenta uma lista de comandos. 

ls [ dir_remoto ] [ arq_local ] 
Dá uma listagem do conteúdo de um diretório da máquina remota. Se não for especificado um diretório remoto, é mostrada a listagem do diretório de trabalho usado.
Se nenhum arquivo local for especificado, a listagem é mostrada na tela. 

dir [ dir_remoto ] [ arq_local ] 
Lista o conteúdo do diretório da máquina remota, colocando o resultado na máquina local.
Se nenhum diretório remoto for especificado, o diretório de trabalho atual na máquina remota será utilizado. 
Se nenhum arquivo na máquina local for especificado para receber a lista do diretório remoto, o resultado é enviado para o terminal. 

!dir [ dir_local ] [ arq_local ] 
Em alguns sistemas ftp, este comando lista o conteúdo de um diretório da máquina local. 

pwd 
Retorna o nome do diretório atual na máquina remota. 

quit 
Termina uma sessão ftp   

lcs

Bom texto,porem dificilmente alguem usa o ftp do dos para isso, tem programas muito mais praticos.
Pra que viver sem sentido.

Fox

O FTP do DOS é bem pratico! Tem em qualquer windows... ou seja, em qualquer "buteco" voce acessa!

whit3_sh4rk

Bem legal cara, por não ter costume de usar ftp no "dedo", eu não conhecia alguns comandos..

[lcs]
Concerteza tem programas mais práticos.. mas quem te garante que você não irá deparar com alguma situação em que não terá em mãos um programa bunitinho estilo "Avança > Avança > Conclui".. É sempre bom saber de coisas como essas.. pelo prompt de comando você faz coisas incríveis..

[]s

Anonymous

eu acho q pelo prompt eh mais "emocionante" hehe

flw

_Dr4k0_

Eu tb acho o prompt "emocionante" sei lá sempre curti linhas de comando
100% Livre!!!Livre para escolher o que há de melhor no Windows e Linux. Livre de preconceito direto ou inverso!
Adote essa filosofia e tenha mais chance de sucesso profissional.