[Noticia] Internet via rede elétrica é Testada.

Iniciado por bironet, 17 de Abril , 2007, 04:53:07 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

bironet

No bairro da Restinga, na periferia da capital gaúcha, está um dos únicos terminais de atendimento brasileiros que têm acesso à internet através de um fio ligado diretamente na tomada. Um aparelho converte o sinal de internet para a rede elétrica, que depois é reconvertido por outra máquina, similar a um modem. Ali, o computador é conectado normalmente.

"Uma das vantagens de transmitir dados pela rede elétrica é que 98% da  
s residências do Brasil têm acesso", explica Luis Cunha, assessor de Relações Institucionais da Procempa, que coordena o projeto.

"Pegamos um bairro afastado, que tem 120 mil habitantes. Apesar disso, não há cabeamento para internet rápida, porque não daria lucro. Puxamos um cabo de fibra ótica até lá e acoplamos na rede elétrica. Tem até fila para usar agora", conta.

Velocidade

O acesso à internet utilizando linhas discadas, como funciona em boa parte das residências brasileiras, tem uma velocidade de 56 mil bites por segundo (56 Kb/s), normalmente.

Utilizando a rede de cabos, chega a 2 milhões de bites por segundo (2 Mb/s). A internet pela rede elétrica testada em Porto Alegre funciona a 45 milhões de bites por segundo , e será trocada, em breve, por um acesso de 200 milhões de bites por segundo, diz Cunha.

"A transferência atual é pelo menos sete vezes mais rápida, dependendo do aparelho", explica o assessor de Projetos Especiais da Procempa Cirano Iochpe, e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo Iochpe, a transferência de dados pela rede elétrica funciona convertendo os bits em pulsos elétricos, que circula depois como tensões e correntes.

"O desafio técnico agora é fazer essa rede ter uma performance adequada. Até hoje, esses pequenos projetos do Brasil usavam uma tecnologia que não era desenvolvida especificamente para o Brasil. No Brasil, o sinal perde força, tem ruídos. Os novos equipamentos têm filtros eletrônicos para manter o sinal forte e reduzir as interferências - que, no Brasil, são enormes", explica.

Reportagem Completa  
http://tecnocientista.info/noticia_detalhe.asp?cod=5240

HadeS

Huhuhu, faz um tempinho que ouço boatos. Não vejo a hora de sair internet por rede elétrica, com certeza vai ajudar muito, uma valocidade superior, um custo menor.

:D

Diliça!

HadeS

Wuefez

Interessante isso, alguém lembra daquele servidor movido a batatas?


"Quem fala não faz."

java_aly

Muito bom!!!
Mas sera que o consumo de energia não sera maior???
"_  O vírus da cura ou a cura do vírus, isso depende... _"


bironet

Citação de: "java_aly"Muito bom!!!
Mas sera que o consumo de energia não sera maior???

NãO NãO, é algo tipo ADSL na linha telefônica, apenas uma implementação
da linha, nesse caso a rede eletétrica.


Servidor de BATATA?
o que foi isso?