Criando arquivos de Recurso .RES

Started by shake, 21 de January , 2007, 02:04:18 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

shake

Iae galera achei muito interessante pra quem quer colocar uma música em seu form sem precisar de enviá-la juntamente com o programa!

Primeiramente gostaria de deixar claro que neste exemplo estarei apenas mostrando como criar um arquivo de recursos que contenham arquivos "WAV", mas você poderá facilmente colocar arquivos de outros tipos, bastando apenas ter um pouco de curiosidade em aprender.

Bom vamos começar!
Primeiramente crie uma pasta no seu HD para que possamos usa-la como pasta de testes, a minha pasta neste exemplo vai ser: (C:\RecursosDelphi).
Nesta pasta eu vou colocar dois arquivos WAV, com os seguintes nomes: "Entrada.Wav" e "Saída.Wav". E tambem vou copiar do diretório C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi5\Bin os arquivos: brcc32.exe e rw32core.dll.
Agora para criar o seu Arquivo de Recursos siga os passos abaixo:
     1. Abra o Prompt DO Dos e Digite "EDIT".
     2. Digite os dados conforme a figura abaixo:

Veja que o arquivo é separado por 3 colunas, A Primeira será o identificador usado em nossa aplicação, a segunda identificará o tipo de arquivo, e a terceira indica o patch do arquivo usado.

Salve o arquivo com a extensão RC, neste exemplo eu salvarei com o nome de Aplicacao.RC.
Agora você deve ir novamente no Prompt do DOS e ir ate a pasta, no meu caso a pasta será C:\RecursosDelphi , e digite o comando abaixo.

Note que não foi gerada nenhuma mensagem de aviso que o comando foi executado com sucesso, mas o cursor volta ao normal.
Veja que na sua pasta foi criado um Arquivo chamado Aplicação.RES (isso no meu caso, se o seu arquivo .RC tiver outro nome será gerado um arquivo .RES com o mesmo nome do seu arquivo RC).
Pronto seu arquivo de Recursos esta criado. Parabéns.

Agora vamos fazer com que nossa aplicação Delphi possa utilizar o arquivo de recurso que acabamos de criar, para         tanto crie uma nova aplicação no Delphi e salve em um diretório a sua escolha, e claro não se esqueça de copiar o arquivo *.RES que acabamos de criar para essa mesma pasta.
Já na sua aplicação declare na cláusula USES do form a Unit MMSystem.

No Evento OnCreate do Form digite:
PlaySound(Pchar('ENTRADA'),hInstance,SND_ASYNC or SND_RESOURCE)

No Evento OnClose do Form digite:
PlaySound(Pchar('SAIDA'),hInstance,SND_ASYNC or SND_RESOURCE)

IMPORTANTE, Não se esqueça de logo depois da seção Implementation do Form declarar o seu Arquivo *.RES.

No meu caso ficou assim:

implementation

{$R *.DFM}
     {$R Aplicacao.RES}

Pronto agora é só se divertir!
Autor : Fernando Gonçalves

Hacker Xtreme