DVD para Divx

Started by KEst, 21 de June , 2007, 10:33:45 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

KEst

Extraindo um filme em DVD para DivX

1.Introdução
Este é o método mais fácil de se extrair e converter um filme de DVD para a nova tecnologia Divx. Para tanto, é usado um recente programa chamado Flask MPEG. Além do Flask MPEG, você vai precisar do CladDVD ou VobDec, do DivX Coded 3.11 ou superior e opcionalmente do VirtualDub. Recomendamos ainda a instalação do programa Directx, pois alguns programas requerem as bibliotecas desse programa para manipular as funções multimídia do Windows.

 2.1 Copiando o filme com o CladDVD Diferente do DeCSS e do VobDec, o CladDVD é uma interface gráfica que simplifica ao máximo a ripagem do filme. Basta você colocar o DVD que deseja copiar no drive, selecionar o destino do arquivo e clicar no botão "Rip Full DVD". Opcionalmente, você pode selecionar arquivo por arquivo para a extração.


1. Configurando o Flask MPEG
Após extrair os arquivos do DVD, o que, sem dúvidas demorará algumas horas, teremos o seguinte padrão de arquivos. Vts_01_1.vob É o filme em si (VOB = Vídeo Objects) vts_01_0.ifo Informações de navegação Vts_01_0.bup Backup do arquivo acima video_ts.ifo Informações de navegação secundária video_ts.bup Backup do arquivo acima Agora, dê uma olhada no diretório onde o filme de DVD foi "ripado". Atente para o nome dos arquivos maiores (os que passam de 100 MB). No exemplo acima, os maiores de todos seriam os com nome Vts_01_X.vob. Existem outros arquivos VOB que geralmente são ripados junto com o filme. Eles são trailers e outros vídeos que as empresas de filmes colocam junto com o prato principal. Para converter esse DVD você tem que abrir o arquivo de informação.ifo no programa Flask MPEG, que no exemplo figura como Vts_01_0.ifo O arquivo .ifo receberá um nome correspondente ao arquivo.vob extraído.



Agora você vai lançar mão do FlasK MPEG. Dentro do programa, vá até o menu File + Open DVD e indique o arquivo.ifo do filme extraído no HD.



Selecione a duração do filme (Duration). O programa já acha o valor e apresenta como primeira opção na lista de escolha. Abaixo, selecione a linguagem das disponíveis no DVD você deseja associar ao filme em DivX. Clique em FLASK THIS DVD!

Hora de configurar o DivX. Clique em Options + Global Project Options (Export Movie Settings). Atenção! Nesse ponto, você já deve estar com o DivX Codec instalado no computador.


Aparecerá uma tela com as configurações do vídeo. Dê atenção para a caixa TIME BASE, onde é indicado o número de quadros por segundos que o filme original usa. No padrão PAL, a taxa é de 25. No padrão NTSC, o número de qps é 29,97.Vá para a aba
Áudio e escolha a qualidade sonora. Selecione "Decode Áudio" e 48000hz, qualidade suprema. Depois, clique Post Processing. Não mexa em nenhuma configuração dessa aba, apenas certique-se de que a opção KEEP ASPECT RATION está selecionada.



Na aba Files, escolha o destino do novo filme e o nome do arquivo. Na aba General, deixe a opção COMPILE WHOLE FILE marcada para converter o filme inteiro. Se você quiser gravar apenas alguns minutos do filme para testar sua qualidade ou se a gravação está na linguagem correta, deixe a mesma opção desmarcada e escolha o intervalo a se converter.


Voltando à tela principal do Flask MPEG, vá até Options + Output Format Options

Na próxima tela, clique no botão SELECT CODEC de vídeo. Escolha DivX ; -) MPEG-4 Low-Motion. Escolha o bitrate. O padrão é 910Kbps, mas em testes, para gravar 112 minutos em um CD-ROM é preciso baixar esse número para 815 kbps.


Depois clique em SELECT CODEC na seção Áudio (botão logo abaixo do Select Codec de vídeo)

O codec MP3 ainda é o melhor para esse caso. Não escolha DivX Áudio, escolha MP3. Defina os atributos do som.

3.b. Convertendo para o formato DivX
Clique em Run ? Start Conversion no Flask MPEG. Uma tela como a abaixo vai aparecer mostrando o andamento da conversão, que não dura menos de 10 horas seguidas num computador de 500 Mhz e 64 MB de memória RAM


Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux