[materia] Golpes: Saiba como evitar

Started by milorde, 31 de August , 2007, 12:21:21 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

milorde

OBS: Não sei se esse é o lugar certo... mais topostando... desculpe qualquer coisa

Ola pessoal Eu sou MILORDe

fiquei alguns dias coletando informações sobre golpes... e fiz um tutorialzinho

e vou adiantar para voces... que virar uma super materia !



-------------------------------- Milorde ------------------------------------

Caloteiros, espertalhões e vivaldinos, ou simplesmente estelionatários, são alguns dos nomes usados para identificar gente que costuma viver da desgraça dos outros. Eles sempre existiram, mas número de golpistas tem multiplicando-se e os golpes ganham novas versões, incluindo a tecnologia moderna, como telefone, Internet e sistema eletrônicos dos bancos.
O Código Penal, em seu artigo 171, define vários tipos de estelionato e fraude. Os golpes são tantos que o artigo da lei, o 171, virou gíria para descrevê-los.
Em Carlos Barbosa, muitas pessoas já sentiram na pele ou melhor, no bolso, o quanto machuca ser vítima de um "171". Teve até quem se valeu de relações de amizade para atrair suas vítimas
Recentemente, uma viúva embarcou com R$ 1.660,00, atraída pela promessa de que seu marido havia deixado um seguro de quase 60.000 reais.
Cuidado, a próxima vítima pode ser você. Confira nesta matéria como são aplicados os golpes mais comuns, o que pode ser útil para evitar de cair no "171", ou no popular

Promessa de dinheiro fácil ilude e atrai as vítimas

Os golpistas, invariavelmente, contam com a ganância e ambição das vítimas para completar seus golpes e ganhar dinheiro fácil. Normalmente, a vítima fica eriçada na menor possibilidade de obter uma boa quantia de dinheiro.
O Banco Central aperta o cerco aos golpistas por meio do Decif (Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros), mas é difícil de chegar aos estelionatários, que mudam constantemente de endereço, utilizam telefones celulares pré-pagos que não identificam quem é o proprietário.
Confira a relação de golpes mais comuns, o que pode ajudar a evitar que você seja a próxima vítrima.

APOSENTADORIA

Golpe bastante antigo que segue fazendo vítimas entre os aposentados é o saldo de aposentadoria. Aplicado normalmente por telefone, o golpista diz que existe um saldo de aposentadoria, mas que para ser retirado é preciso efetuar um depósito na conta tal. Antes de fazer tal depósito é bom averiguar com o pessoal do banco onde retira sua aposentadoria.


PEDRAS PRECIOSAS

Este tipo de golpe chega via Internet. Por e-mail chega a sugestão para a pessoa comprar pedras preciosas e utilizar a cautela que "garantem" ser valiosa, para obter empréstimos em bancos. Este tipo de garantia não é aceito pelas instituições financeiras.

AGIOTAGEM

Celulares novos estão sendo pedidos por agiotas como garantia nos empréstimos que fazem. Indicam o modelo do telefone e a loja onde podem financiar em até 15 vezes. A vítima entrega o telefone e recebe seu dinheiro do agiota, mas fica devendo para a loja, onde os juros podem chegar a 3.577,44% ao ano.

BNDS FACILITADO

Não existem empresas autorizadas pelo BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul), ou consultores cadastrados para ofecerer financiamentos a empresas. Portanto, se alguém aparecer oferecendo empréstimo facilitado junto ao BNDS. Se ele pedir qualquer tipo de adiantamento, chame a polícia que provavelmente você está com um golpista à sua frente.

LUCRO FÁCIL

Anúncios de lucro fácil também podem ser um golpe, e aí entra qualquer negócio, como fazer cursos para aprender ofícios como cultivar cogulemelos, criar minhocas e rãs, por exemplo. Quem acredita e faz o curso, normalemente pagando taxa elevada por isso (anúncio de curso para cultivar cogumelos publicado em jornal de circulação estadual, esta semana, informou que o custo da aula era de 150 reais por pessoa). A vítima vai de dar conta mais tarde, ao entrar no negócio, que os lucros não são elevados como o anúncio dizia.

EMPRESAS QUEBRADAS

Outro golpe que tem lesado muita gente refere-se à cobrança de contas junto a empresas quebradas. Se aparecer alguém cobrando uma taxa para liberar créditos a receber de empresas falidas, não acredite. A falcatrua pode ser informada pelo telefone 0800 992345.


CONSÓRCIO

Fique atento. Não acredite em vendedor que afirma que você será sorteado assim que aderir ao plano ou que receberá o prêmio em dinheiro. Alguns vendedores de consórcios se passam por funcionários de financeiras, oferecem empréstimos, cobram taxa de cadastro mas não entregam o dinheiro. A vítima perceberá tarde demais que o que assinou, na verdade, era um contrato de compra de cotas de consórcio.

FIQUE DE OLHO!

CARTÃO CLONADO

– O alvo são cartões de crédito e cartões eletrônicos de contas bancárias. Golpistas costumam colocar um chip nos caixas eletrônicos ou nas portas dos bancos com auto-atendimento. Este chip copia os dados do cartão quando a pessoa passa na porta ou quando acessa um caixa eletrônico, clonando-o. Em caso de cartão de crédito, ficam livres para fazer compras em qualquer lugar.
Quando se trata de cartão de conta bancária, é preciso ter cuidado na hora de digitar a senha. Pensando neste tipo de golpe, alguns bancos criaram um código de acesso, além da senha normal de seis dígitos. O cartão pode ser cancelado assim que a pessoa desconfiar que ele foi clonado. Mudanças nas senhas e código de acesso só devem ser feitas na agência do banco, jamais por telefone.


BILHETE PREMIADO

– Este golpe é bastante antigo mas ainda faz vítimas. Se aparecer alguém com um bilhete premiado querendo vender, tenha cuidado que você pode estar sendo atraído por um golpista. Normalmente ele diz estar precisando de um dinheiro naquele momento e, apressado, deixa o bilhete como garantia à vítima e diz que já volta com o dinheiro para resgatar o bilhete, só que nunca mais aparece, deixando a pessoa com um bilhete sem valor algum, o que verificará ao tentar retirar o "prêmio".


EMPRÉSTIMO

– Jamais faça empréstimos por telefone, se o golpista insistir em fechar o negócio pelo telefone então é praticamente certo que se trata de um golpe. Também não faça pagamento antecipado, eles sempre exigem o pagamento de uma "taxa de adesão" para efetuar a transação, só que a pessoa perderá o adiantamento que fez e jamais verá a cor do dinheiro que receberia com empréstimo. Também é recomendado não fechar negócio deste tipo tendo como referência somente anúncios de jornais, normalmente publicados na seção classificados e anunciando dinheiro fácil e juros baixos.

COMPRAS POR TELEFONE


– Existem muitas empresas especializadas em comércio à distância, com os negócios efetuados pelo correio ou mesmo por telefone. Há também os golpistas, portanto é bom evitar de passar seus dados pessoais a quem não se conhece. Muitas destas empresas, de posse dos dados da pessoa, enviam mercadorias mesmo que a pessoa não tenha pedido, e depois aparece a cobrança. Como está tudo documentado ems eu nome, a vítima terá dificuldades em se livrar desta conta, muitas vezes executada judicialmente.


RECADASTRAMENTO


– Quem tem conta bancária aberta antes de 1993 e não a movimenta mais deve procurar a agência bancária e fazer um recadastramento desta conta. Estelionatários estão resgatando saldos destas contas antigas e utilizando de forma ilegal. Preste atenção para não cair em outro conto ao fazer o recadastramento, que pode ser feito somente pelo titular da conta, e jamais pelo telefone.

Fonte: jornal contesto


---------------------------------- Milorde ------------------------------------
Crew Corrosive


Muito mais que um time...

Uma familia.

Milorde Dir.