Instalar Windows e Linux no mesmo HD

Started by Nikita, 24 de October , 2007, 05:55:01 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Nikita

Bom, pra quem tinha a mesma dúvida que eu em relação a instalação de 2 sistemas operacionais sem comprometer o HD, tá ai uma forma de fazer isso! hehe.

Pra instalar Instalar o Windows e o Linux no mesmo computador.. é facinho na teoria. A idéia é: dividir o HD em dois e seguir o procedimento normal de instalação! Maaass..  outra coisa é instalar um segundo SO em um HD que já tá sendo usado sem apagar os dados que foram gravados no HD. Por exemplo: um Linux em um PC que já tem o Windows (ou outros). Isso tudo pq a maior parte dos sistemas operacionais não deixam que uma partição seja dividida automaticamente, fazendo com que a gente seja obrigado a usar os programas especiais, tipo..  o GParted e o QtParted (Linux).
Enfim... esses procedimentos aki, são de um PC que tem só uma partição (HD não dividido) e o Windows. Mas, o inverso disso ( ter o Linux e instalar o Windows)  também dá pra fazer, é fácil... pq a única coisa que muda é no final, que ao invés de vc instalar o Linux.. só instala o Windows! hehe.

ah!! eu esqueci de falar o que o GParted e o QtParted são! hehe. Eles são softwares que tipo manipulam as partições de um HD sem apagar e/ou danificar os dados que foram gravados... ou seja, vc pode criar novas partições, aumentar, diminuir o tamanho de uma partição que já existe!

GParted

No GParted "cada partição recebe um número e é vista pelo sistema como um dispositivo diferente. A primeira partição do "/dev/hda" é vista como "/dev/hda1" e assim por diante. O mesmo acontece com os pendrives, que do ponto de vista do sistema operacional são uma espécie de HD em miniatura."

QtParted

ok! vamos ao que interessa...

Usando o qtparted

Se você tem o Windows instalado no seu HD provavelmente vai ter uma partição tipo fat16, fat32 ou ntfs.  É preciso diminuí-la pra criar as partições do  Linux!

Na parte esquerda tem os devices:  /dev/hda (IDE0 Master)               /dev/hdb (IDE0 Slave)                     
                                                          /dev/hdc (IDE1 Master)               /dev/hdd (IDE1 Slave) .....

Neste caso selecionei /dev/hde em device (tenho mais IDEs) e na partição selecionei /dev/hde1 que é minha partição ntfs. Clicando com o botão direito do mouse sobre a partição selecionada ou no menu Operations temos a opção Resize. Devemos então fornecer um novo tamanho para a partição Windows deixando espaço livre para criar as partições Linux.

É recomendável ganhar pelo menos 3.0 GB livre para criar as partições Linux.

Uma vez ganhando  e espaço livre vamos criar 2 partições Linux uma linux-swap e outra ext3 ou reiserfs:

Para criar uma nova partição selecione a  parte livre do HD depois a partir do menu Operations ou clicando com o botão direito do mouse temos a opção Create.  Depois basta selecionar o tipo de partição e o seu tamanho. Neste exemplo estou criando uma partição linux-swap de 512 MB, sendo que, uma de 256 MB já está de bom tamanho.

Depois de criada a partição linux-swap crie outra ext3 ou reiserfs para instalar o linux nesta. (Eu prefiro reiserfs).
                                                                                                                                                                  Carlos J. Mazieri
                                                                                                                                                                  Pc Master

Desfragmentando o disco

Bom, o  Windows tem um sistema de arquivos (que pode ser do tipo NTFS ou VFAT) que coloca as informações nas partições de forma aleatória. Por isso... conforme você vai usando o computador, os dados ficam cada vez mais fragmentados.
Antes de redimensionar uma partição, é mt necessário ordenar os arquivos em seqüência, para que eles fiquem agrupados numa parte do HD e o resto do espaço fique livre para a criação da partição que vai armazenar o segundo sistema. " Este processo recebe o nome de desfragmentação e pode ser executado com o uso de uma ferramenta que já vem instalada no Windows XP. "

1-
Entre no menu Iniciar e clique em Programa> Acessórios> Ferramentas de sistema > Desfragmentador de disco. Dá um click em Analisar para que o programa verifique os arquivos da partição. Se não der pra fazer a análise, click no botão Desfragmentar para iniciar a desfragmentação do disco.

2-
Pra que o processo seja mais rápido, desabilite os programas que acessam o HD, inclusive o antivírus. Ahh!!! Além disso... é recomendável não usar o PC até que a operação seja concluída.

Valeeeu!!!

DarkGenesis

Tutoriais são sempre bem vindos.  ;D
E por falar nisso, vou ter que fazer isso neste final de semana, vou instalar aqui o Linux.
De fato, eu gostei.  :-*

Reeves

aproveitando o assunto...
a forma mais facil de se install um linux atual, junto com seu windows, sem precisar fazer as partições manualmente...

e vc pegar um gerenciador de partições do tipo "Partition Magic" e redimenciona as partições..
exemplo
C: 80gb,  D: 100gb      -->       C:80gb , D:80gb, Espaço livre sem partição 20gb.

ai é só ir na opção "Usar o maior espaço continuo" na instalação do seu linux  ^^

é uma opção para quem não quer faser manual
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

Nikita

Quote from: "Reeves"aproveitando o assunto...
a forma mais facil de se install um linux atual, junto com seu windows, sem precisar fazer as partições manualmente...

e vc pegar um gerenciador de partições do tipo "Partition Magic" e redimenciona as partições..
exemplo
C: 80gb,  D: 100gb      -->       C:80gb , D:80gb, Espaço livre sem partição 20gb.

ai é só ir na opção "Usar o maior espaço continuo" na instalação do seu linux  ^^

é uma opção para quem não quer faser manual

Bem lembrado!!!! Acho que das duas maneiras são bem fáceis.. hehe. valeeeuu!!!