Definições: Gadget & Widget

Started by ÐarkSpawn, 10 de September , 2008, 11:15:36 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ðark$pawn

Resolvi fazer essa coisa básica aqui... Olha o ambiente em que eu me encontrei... huahuauh

Como todos daqui sabem, fiquei inativo por mais de 1 ano aqui no Darkers e nos meus estudos "internéticos"... Agora que voltei a trabalhar na área, me deparei com termos muito estranhos, que já eram usados a algum tempo, mas agora estão fazendo parte do cotidiano intenso de qualquer indivíduo que costuma estar pro dentro do mundo da tecnologia... ;)

Gadget

São uma nova categoria de mini-aplicativos criadas para proporcionar informações e dados úteis, ou para melhorar uma aplicação ou um serviço Windows ou Web. Os exemplos de Gadgets podem ser desde um dispositivo que lhe informe o clima que funciona em seu desktop ou em sua homepage, um dispositivo RSS que extrai seus feeds favoritos ou a extensão de uma aplicação de negócios que mostra o estado atual de como anda seus negócios.
Assim, além de oferecer serviços diretos do próprio PC, os Gadgets tem a aparência que você lês dê.


Categorias:

   1. Os Gadgets para Windows Sidebar serão executados na área de trabalho do Windows, na barra de ferramentas lateral, uma das novidades do Windows Vista. Com Windows Presentation Foundation, os Gadgets de desktop podem ser desenvolvidos com DHTML/Atlas, e inclusive com controles ActiveX.

Uma de suas maiores vantagens é que são ricos desde o visual e programação, passando por gráficos vetoriais e código administrado até técnicas padrão muito utilizadas na Web. Os Gadgets não exigem descargas adicionais para serem utilizados. Se "mantêm sozinhos".

Poderá conhecer mais sobre Windows Sidebar no site do Windows Vista Latam.
     
   2. Os Gadgets baseados na Web proporcionam uma homepage rápida e fácil de personalizar com uma interface de usuário limpa, a qual permite que o usuário controle melhor sua experiência online. Atualmente em fase inicial, Start.com é um lugar onde os usuários podem personalizar a Web em função de seu gosto, acrescentando suas próprias fontes de conteúdo, incluindo feeds RSS e Gadgets basados na Web que estendem a funcionalidade de seu site: desde calendários personalizados até integração de serviços. Start.com mostra como funciona o uso de DHTML e ASP.Net Atlas, que isola os dados extraídos das interfaces de usuário e transforma em melhoras de rendimento extremamente significativas. Por outra parte, os Gadgets de Start.com admitem facilmente o uso do Windows Sidebar na área de trabalho do PC.
     
   3. Os Gadgets para Windows SideShow (tm) (também conhecidos como Auxilary Display Gadgets, o Gadgets de Telas Auxiliares) permitem que os usuários acessem a informação a partir de diferentes dispositivos. Deste modo, os usuarios podem ver seus dados quando desejarem, ou obter acesso instantâneo de um laptop, receber notificações na tela de um teclado ou tirar proveito das vantagens de um dispositivo móvel como o telefone celular. Os Gadgets para Windows SideShow se executam no PC e utilizam interfaces COM para enviar dados aos dispositivos. Combinada com o poder das aplicações desktop, a plataforma de Windows SideShow permite o ingresso a novos cenários e oportunidades.

Widget

Um widget é um componente de uma interface gráfica do utilizador (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc..

Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio, ...)

Alguns widgets tem por objetivo receber dados do usuário e com isso gerar algum tipo de registro, como os controles de formulário. Componentes como entrada de texto, caixa de seleção, menu de seleção, botões de múltipla escolha e outros são capazes de definir a natureza dos dados a serem coletados, e dessa forma enumerar todas as possibilidades de dados a serem apresentados pelo usuário. Entradas de texto melhor representam dados aleatórios, ao passo que menus de seleção e grupos de botões de múltipla escolha determinam um conjunto finito de possibilidades para o usuário.

Afirma-se que o termo widget é uma derivação da junção de duas palavras inglesas, "window" e "gadget", porém isto é improvável. A primeira ocorrência desta foi encontrada em Beggar on Horseback (1924), uma peça escrita por George S. Kaufman e Marc Connelly. A peça se refere a protagonista que vivencia a dúvida entre ser um artista, com pouco ou nenhum retorno financeiro ou trabalhar em uma linha de produção de widgets, em que o autor se referencia claramente a objetos inanimados com um valor puramente mercantil e sem nenhuma ligação espiritual ou artística.

Classificação: Podemos classificar os widgets em duas categorias principais, os widgets de baixo nível e os widgets de alto nível.

Widgets de baixo nível são utilizados na confecção do sistema operacional e fazem parte do núcleo do sistema. Alguns exemplos são:

    1. Windows 32/64 API;
    2. MAC Carbon;
    3. Unix X-Windows.

Este núcleo é acessado por outros widgets de alto nível que por fim montam a GUI.

Widgets de alto nível seriam os objetos finais propriamente ditos. Muitas vezes fazem referências a objetos de baixo nível fornecidos pelo comando do sistema operacional. Estes objetos são facilmente encontrados em bibliotecas de desenvolvimento (toolkit) ou em frameworks. Alguns exemplos são:

    * wxWidgets (anteriormente chamada de wxWindows) é um pacote open source com ferramentas para criação de interfaces gráficas multi plataforma.
    * O sistema operacional da Apple Mac OS X v10.4 (Tiger) possui o Dashboard, que é uma camada transparente destinada a mostrar pequenas aplicações (widgets);
    * Cocoa e Aqua da Apple Mac OS X v10.4;
    * Microsoft Foundation Classes (MFC), usada por quase todos desenvolvedores da plataforma Microsoft Windows;
    * Windows Template Library (WTL), uma extenção tipo template, baseada em ATL utilizada como substituto para partes do MFC;
    * Motif usado no Common Desktop Environment (Unix CDE);
    * Lesstif, Código aberto (LGPL), uma versão do Motif;
    * GTK+, Código aberto multi-plataforma, utilizado no ambiente GNOME.
    * Abstract Windowing Toolkit - AWT, É utilizado em aplicativos Java. Normalmente utiliza widgets de baixo nível como base (Multi-plataforma);
    * Swing da Sun Microsystems é um substituto pra AWT nas versões mais novas de Java (Multi-plataforma).
    * SWT/JFace (do projeto Eclipse - eclipse.org) é uma biblioteca de API para GUI que utiliza widgets nativos atraves de camada JNI (encapsulamento em Java de código nativo). Permite fazer GUI com performance nativa a partir de API em Java.




O post é meio fraco, mas sempre tem alguém (como eu a pouco tempo) que gostaria de saber exatamente o que são esses termos...


Fonte: Microsoft & Wikipedia