Novo Debian tem suporte para doze arquiteturas

Started by Stuburn, 17 de February , 2009, 09:05:58 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Stuburn



Após 22 meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian anuncia o lançamento oficial da Debian GNU/Linux versão 5.0 (nome de código Lenny). Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre que suporta um total de doze arquiteturas de processador e inclui os ambientes de trabalho KDE, GNOME, Xfce e LXDE.

Em sua versão 5.0, o Debian adiciona suporte para a plataforma Orion da Marvell, a qual é usada em muitos dispositivos de armazenamento. Os dispositivos suportados incluem a série QNAP Turbo Station, o HP Media Vault mv2120, e Buffalo Kurobox Pro.

Adicionalmente, Lenny suporta vários netbooks, em particular o Eee PC da Asus. O sistema operacional também contém as ferramentas de construção para Emdebian as quais permitem que pacotes fonte Debian possam ser adaptados e encolhidos para respeitarem sistemas embutidos ARM.

O lançamento inclui atualizações do OpenOffice.org, GIMP, Iceweasel 3.0.6 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox), Icedove (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird), kernel Linux versão 2.6.26 e Inkscape 0.46.

Com a integração do X.Org 7.3 o servidor X auto-configura-se com a maioria do hardware. Pacotes recentemente introduzidos permitem suporte completo a sistemas de ficheiros NTFS ou ao uso 'instantâneo' da maioria das teclas multimédia  Suporte para ficheiros de formato Adobe® Flash® está disponível via swfdec ou plugin Gnash. Foram introduzidos melhoramentos gerais para notebooks, como o suporte 'instantâneo' do escalonamento da frequência da CPU.

Mais melhoramentos relativos à segurança do sistema incluem a instalação de atualizações de segurança disponíveis antes do primeiro arranque pelo sistema de instalação, a redução de binários 'setuid root' e portos abertos na instalação standard assim como a construção de vários pacotes de segurança crítica com funções GCC Hardening.

Também várias aplicações tiveram melhoramentos específicos. O PHP, por exemplo, é agora construído com a patch Suhosin hardening.

O Debian pode ser instalado de várias mídias de instalação como DVDs, CDs, 'pens' USB e disquetes, ou a partir da rede. O GNOME é o ambiente de trabalho predefinido e está contido no primeiro CD. Outros ambientes de trabalho - KDE, Xfce ou LXDE podem ser instalados através de duas novas imagens de CD alternativas.

Adicionalmente ao meio de instalação regular, a Debian GNU/Linux pode também ser usada directamente sem instalação prévia. Estas imagens especiais são também conhecidas como imagens Live e estão disponíveis em CDs, canetas USB e diferentes formas de configurações de rede. Inicialmente, estas são apenas disponibilizadas para as arquiteturas amd64 e i386..

Fonte: Oficina da Net

#phobia