Dúvida: Compilador Freeware?

Started by gpN, 03 de April , 2009, 09:04:33 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

gpN

Bom dia a todos.

Criei minha conta aqui recentemente e a parte pela qual mais me interesso é a de programação. Eu tou aprendendo C++, sei algo sobre perl e linguagens web (html, claro, javascript, css, PHP).

Faço facul de ciências da computação... a gente estudou pascal no primeiro semestre e agora tamos aprendendo C. Eu tou estudando C++ por fora.

Enfim... Depois de estudar algumas linguagens, fiquei impressionado por como é fácil trabalhar com GUI em Delphi. Pra mim parece tão fácil quanto em VB, mas eu me recuso a estudar essa porra :P

O caso é que eu não acho um compilador grátis pra linguagem que seja bom... existe um? Eu sei que o Borland é pago. Sim, eu sei que tem cracks por aí mas se tiver um freeware que seja quase tão bom quanto ele eu prefiro. Porra, perl tem interpretador grátis, C++ tem compiler grátis, pascal tem um monte... tem que ter um pra delphi.

Tem bastante gente que manja aqui que eu sei. Vocês usam qual?

Eu já tentei o Dev Pascal, ele tem opcao de projeto gráfico mas o código fica complicado pra porra...

Tentei o "Free Pascal GUI" mas é tosco d+.

Dá uma luz aí mulekada.

Vlew.

Reeves

tipo...

quer criar em delphi sem usar o delphi ?
delphi é turbo pascal junto de componentes

sei que em linux tem versão
mas vamos ver se a galera sabe alternativa para windows...

porque não usa o delphi mesmo ???
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

Triplo X

Dê uma olhada nisso:

copyright
Não me venha dizer que é melhor que alguém que eu te espanco!
Todos não passamos de ratinhos que morrerão um dia como todos os outros...

gpN

Eu achei que Delphi era o nome dado à versão gráfica do pascal.

Eu conheço compiladores de pascal, mas não tenho IDEs para versões gráficas. Por isso a pergunta.

pr3t0

Use o lazarus para Windows, é uma boa opção e é bem parecido com delphi.
e ainda é de codigo aberto.

http://superdownloads.uol.com.br/download/109/lazarus/

Be.Cool

Lol...delphi não é uma linguagem e sim uma IDE...infelizmente não sei porque só a borlando Delphi e o Lazarus e quem fazem esse papel :(..Existe tbm o Kilyx(Acho que é assim) para linux...
Sem querer ser chato...o mercado não está para delphi...além do mais profissionais delphi são muito baratos...
O mercado está realmente explicitamente para java .net e a programação das nuvens xD(Linguagens WEB).

A sabedoria está em suas mãos

pr3t0

Quote from: Be.Cool on 08 de July , 2009, 05:38:48 PM
Lol...delphi não é uma linguagem e sim uma IDE...infelizmente não sei porque só a borlando Delphi e o Lazarus e quem fazem esse papel :(..Existe tbm o Kilyx(Acho que é assim) para linux...
Sem querer ser chato...o mercado não está para delphi...além do mais profissionais delphi são muito baratos...
O mercado está realmente explicitamente para java .net e a programação das nuvens xD(Linguagens WEB).

Na verdade DELPHI não é apenas uma apenas um IDE, mas sim um sistema de desenvolvimento completo.