[Dica] Seu music player com lyrics

Iniciado por Watila, 25 de Julho , 2011, 01:08:34 PM

tópico anterior - próximo tópico

Watila

Seu music player com lyrics (compatível com alguns smartphones, basta o player ter suporte a lyric)

Recentemente descobri que o player do meu cel enxerga arquivos lyric (para quem não sabe o lyric é um arquivo com a letra da musica e vai acompanhando a musica como se fosse uma legenda) então fiquei interessado e procurei a maneira mais fácil de adicionar esses lyrics sem precisar baixar lyric musica por musica ou CD por CD, renomear o lyric com o nome da musica e mover para a pasta da musica, dois dias de pesquisa depois eu achei o Minilyrics que facilitou muito, mas muito mesmo o meu trabalho além de ele colocar a lyric da musica flutuando transparente em qualquer parte da tela do seu PC, vamos aos detalhes.

Bom se vc já tem o minilyric instalado no seu PC ele vai trabalhar com conjunto com algum player, então ao executar ele, escolha um dos players na lista do minilyric e execute, o minilyric vai trabalhar junto ao player selecionado sendo responsável apenas pelo lyric.
Algumas configurações:

1.   Por padrão ele salva as letras na pasta do próprio programa, mas para evitar eu ficar movendo o lyric para a pasta da musica gerando mais trabalho eu marco essa opção para ela ir direto para a pasta (no pc funciona numa boa o lyric em outra pasta, mas no player do cel não, facilitando essa parte)
2.   E eu marco essa para não precisar renomear o lyric para o mesmo nome da musica (no pc funciona numa boa, mas no cel ela precisa ter o mesmo nome por ex.: 01 music.mp3 e 01 music.lrc)
3.   Marque essa opção para vc ajustar o lyric pela janela flutuante (uns lyrics vem correto mas com o tempo atrasado ou adiantado pela opção retroceder e avançar letras vc pode editar isso facilmente e isso será salvo automaticamente)
4.   Para baixar letras somente no formato .lrc (ele também baixa arquivos .txt com a letras, mas não funciona nem no player do cel e nem nesse player, para mim é ocupar espaço atoa, fica ai a sugestão)

Ao ativar as letras flutuantes vc terá algumas opções ao clicar na letra (também possíveis pelo menu)

1.   O player busca a musica automaticamente e salva, mas se ele não achar automaticamente, esse é uma espécie de pesquisar manual, vc aperta ai e vc vai ter uma lista de lyrics, se por acaso ela estive vazia vc aperta em pesquisar do lado direito e se mesmo assim não achar é por que não tem mesmo, se tiver vc seleciona, confere, se tiver errada só trocar (lembrando que isso tem que ser feito de forma individual, musica + lupa + pesquisa, trocou de musca novamente e novamente esses passos, musica por musica, mas de qualquer forma é muito menos trabalhoso do que baixar, editar e mover e etc.)
2.   Retroceder letra para cima vc ajusta a letra tentando encaixar as letras com o tempo errado ou em um tempo mais agradável para vc, ao trocar de musica ele salvara a letra automaticamente (basta ter configurado para isso igual a cima)
3.   Avançar letras é a mesma coisa de retroceder, só que para o lado inverso
4 e 5 diminuem e aumentam a letra e o 6 troca a cor

O resultado é a letra da musica junto a musica na pasta de maneira bem organizada

Minha intenção não é fazer bem um tutorial, mas apresentar essa ferramenta que é muito útil para os apaixonados por musica de plantão, espero que tenham gostado, se o admin quiser editar ou mover o tópico pode ficar a vontade, os demais colegas que quiserem adicionar ferramentas ou métodos também fiquem a vontade, todas as informações a respeito são bem vindas.

Download Minilyrics: http://www.baixaki.com.br/download/minilyrics.htm

Para quem quer editar o mp3, colocar nome/numero nas musicas e adicionar capas eu recomendo o MP3Tag editor, ele é chatinho de mexer mas é bom, recomendo.

Download MP3Tag Editor: http://www.baixaki.com.br/download/mp3tag.htm