Dicionário do Design parte 3

Started by BRUNA, 25 de April , 2006, 08:23:59 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

BRUNA

Dicionário do Design parte 3

P

Paginação - Em DTP, o mesmo que diagramação.

Página-mestra (master page) - Em um documento de paginação, é um layout de página que serve como "gabarito" para a criação das demais páginas da publicação. Útil para o posicionamento - de elementos fixos ou repetitivos como logos, vinhetas, definição das colunas, fios-guias, margens etc.

Paica (do inglês pica) - Unidade de medida tipográfica, equivalente a 1/6 de polegada ou 12 pontos.

PCL (Printer Control Language; linguagem de controle de impressora) - Linguagem de comando desenvolvida para impressoras da linha HP LaserJet e impressoras de jato de tinta.

PCX - Antigo formato gráfico de PC desenvolvido pela Zsoft, usado para armazenar imagens monocromáticas ou coloridas em até 24 bits (milhões de cores). Possui compressão RLE, que garante fator de compressão de até 1,5:1. É um predecessor do atual TIFF.

PDF (Portable Document Format; formato de documento portável) - Formato de arquivo do Adobe Acrobat. É exportado pelo Distiller e pelos aplicativos do Mac OS X em geral. É multiplataforma e pode conter todos os elementos componentes, incluindo as fontes. Alguns RIPs PostScript Nível 3 já o aceitam, e é possivel gerar fotolitos com altíssima qualidade (inclusive compostos por imagens) usando PDFs no lugar dos EPS fechados.

Peso - Em tipografia, é uma variação de um tipo em relação ao "normal" ou principal da família. Os pesos usualmente incluem Light, Medium e Bold. Famílias complexas como, por exemplo, Univers e Helvetica Neue, contêm outros pesos, como Ultra Light, Thin, Book, Heavy, Extra Bold e Black. Essas fontes podem usar números como meio auxiliar de identificação relativa: 45 Light, 55 Normal, 65 Bold etc.

Pixel (Picture Element; elemento de imagem) - Componente básico de uma imagem digital bitmap. É uma pequena área retangular (quase sempre quadrada) à qual é atribuído um valor numérico descritivo da sua cor, conforme o espaço de cor usado.

Ponto (pt) - Unidade padrão de medida tipográfica.
1 mm = 2,83 pt
12 pt = 1 paica (p) = 4,23 mm
72 pt = 1 polegada (in) = 25,4 mm

Ponto branco - Em relação ao monitor, é o nível máximo dos três feixes de elétrons do CRT (R=G=B= 255). Em fotografia digital, é o ponto do histograma que corresponde ao máximo brilho registrado na imagem.

Ponto preto - Em relação ao monitor, é o nível mínimo ("de fundo") dos três feixes de elétrons do CRT (R=G=B=0). Em fotografia digital, é o ponto do histograma que corresponde ao mínimo brilho registrado na imagem.

Portrait (retrato) - Orientação de página com a largura menor que a altura, em oposição a Landscape. Conhecida também por tall ou "página em pé".

PostScript - Linguagem de descrição de página para impressoras, criada pela Adobe. Tornou-se padrão quase absoluto no mercado de DTP. A página é descrita por comandos e expressões matemáticas legíveis. O arquivo salvo contendo essas instruções (chamado EPS ou "PostScript encapsulado") é totalmente legível e manipulável. PostScript também é o padrão de fontes proprietário da Adobe. Cada fonte compreende um par de arquivos: a fonte de impressão e a fonte de tela.

Prelo - Impressora manual com a qual se produzem provas para o sistema de impressão offset em um processo quase artesanal. Utiliza chapas, rolos e tintas semelhantes aos de uma impressora normal. É considerada a prova mais fiel, quando bem executada.

Projeto gráfico - Normas de paginação e tipografia que definem visual e funcionalmente a publicação.

Prova Impressão - experimental para checar o aspecto do trabalho enquanto ele está sendo executado.

PPD (PostScript Printer Description; descrição de impressora PostScript) - Arquivo que contém configurações específicas para uma determinada impressora PostScript. Normalmente as principais informações são a combinação páginas/resolução/lineatura default (padrão). Esse arquivos podem ser editados para melhor adaptação ao dispositivo; na maioria das vezes, as opções são mantidas em default e especificadas/forçadas pelo RIP.

Prepress (pré-impressão) - Nome genérico para as atividades executadas entre o final da produção de originais e a gravação de matrizes. Sugere processos eletrônicos de foto-reprodução anteriores à fase de impressão.

Preto - Em impressão no espaço de cor CMYK, é a tinta suplementar usada juntamente com as três primárias para dar profundidade e definição às sombras. É simbolizado pela letra K (blacK) e não por B, para não se confundir com o B (Blue) do espaço de cor RGB.

Prismagem - Indicação de referência da posição e escala de uma foto ou ilustração na página.

Processadora - Equipamento para revelação automática de filmes, composta por três racks: um com o revelador, seguido do fixador e um último com água corrente para a limpeza e retirada de excessos. Finalmente, o filme processado é seco.

Produção gráfica - Processo de materialização das peças geradas no departamento de arte. Envolve um relacionamento indireto com a parte gráfica (produtores, fornecedores etc).

Profundidade de cor - Em uma imagem digital, corresponde ao comprimento em bits do código digital que dá o valor de cor de cada pixel. Quanto mais longo esse código, maior a quantidade de valores numéricos que podem ser registrados e maior a precisão de cor no caso de fotos digitalizadas. A progressão é geométrica de base 2: 1 bit = duas cores, 2 bits = 4 cores, 4 bits = 16 cores, 8 bits = 256 cores, 16 bits = 65,5 mil cores, 24 bits = 16,7 milhões de cores.

PSD - Formato nativo do Adobe Photoshop. É o formato gráfico mais completo (e complexo) de todos, com suporte a diversos espaços de cor, imagem indexada, layers, canais alfa, efeitos de layers, clipping paths, objetos vetoriais, objetos de texto e muitos outros recursos. Alguns programas abrem PSD diretamente, mas a maioria requer que a imagem seja exportada como TIFF ou outro formato comum.

Q

QWERTY - Configuração padrão dos teclados de computadores. Foi "herdada" das máquinas de escrever, para as quais foi inventada no fim do século 19 como meio de evitar problemas mecânicos. (O nome QWERTY vem das seis primeiras letras da fileira superior.) Devido à sua concepção, é ergonomicamente sofrível. O padrão Dvorak resolve isso com uma disposição de letras muito mais eficiente para digitar, mas nunca "pegou" para valer, mesmo sendo os teclados de computador muito fáceis de reconfigurar.

R

Rasterização - Conversão de um arquivo de página ou ilustração digital em um bitmap, chamado raster image (ou, numa tradução porca, "imagem de rastreamento"), que é o material reproduzido de fato na impressão. Por exemplo, as páginas em EPS recebidas pelo bureau são convertidas pela imagesetter em um raster de resolução muito alta, que é gravado a laser no fotolito.

Refile - Corte das margens de um material impresso, feito numa guilhotina especial de acionamento elétrico ou com uma faca.

Registro - Marcas em cruz usadas para permitir a sobreposição exata das cores de impressão, nos filmes, nas montagens e na impressão. São impressas em todas as tintas.

Resolução - Em imagens digitais, é a quantidade de pixels por unidade de medida; é expressa em PPI (pixels per inch) e, mais raramente, PPC (pixels por centímetro). DPI (dots per inch) é um termo análogo a PPI para a resolução de saída (de impressoras e monitores), mas não para a imagem em si.

Retícula - Decomposição dos tons contínuos da imagem em micropontos de meio-tom para a impressão pelos processos litográficos (offset, rotogravura). Para evitar o aparecimento do moiré, as retículas para as tintas de impressão devem ter ângulos diferentes.

Revelador - Solução que torna visível a imagem produzida pela luz incidente sobre o material sensível do filme fotográfico. O constituinte básico é um agente - que reduz em prata metálica os haletos de prata atingidos pela luz.

RGB (Red, Green, Blue) - Espaço de cor cujas primárias são R (vermelho), G (verde) e B (azul). Utilizado em monitores de computador, em TV e vídeo.

Rios - Faixas brancas na coluna que são produzidos quando espaços em linhas consecutivas de texto coincidem. São facilmente visualizados quanto o texto se encontra a uma distância considerável do observador.

RIP (Raster Image Processor) - Hardware (HardRip) ou software (SoftRip) usado para rasterização.

Rodapé (footer) - Conjunto de linhas de texto que aparecem no pé das páginas de uma publicação, indicando capítulo, númeração de página ou informações de referência.

Roseta - Efeito visual formado pelas retículas quando o resultado final de todas as inclinações está correto. Quanto maior a lineatura, mais difícil será de observar a roseta.

Rotativa - Máquina de impressão que é alimentada por papel em bobinas, a altas velocidades. A máquina inclui um mecanismo para cortar e dobrar em cadernos a folha contínua imediatamente após a impressão, mais um aparelho para trocar as bobinas em pleno movimento.

Rotogravura - Sistema de impressão cujo nome deriva das fôrmas cilíndricas e do princípio rotativo de suas impressoras. Utiliza tintas líquidas à base de solventes voláteis (xileno, álcool ou thinner, que é o mais usado); o grafismo fica em baixo relevo. Foi inventada por volta de 1784 por Thomas Bell. Muito utilizada em revistas de grandes tiragens e na indústria de embalagens flexíveis.

S

Sangria (bleed) - Um excesso proposital de área impressa que ultrapassa o limite da área de corte. Sua função é garantir que, após o refile do trabalho na gráfica, ele não apresente filetes.

Scanner - Digitalizador. O original pode ser opaco, transparente ou translúcido. Utiliza (na maioria das vezes) um sistema óptico-eletrônico similar ao de câmeras digitais, fazendo uma varredura (o nome scanner significa "varredor") na superfície do original e convertendo a leitura em sinais eletrônicos correspondentes a pixels de imagem. Pode ser cilíndrico ou de mesa plana (flatbed). O arquivo digitalizado é o scan.

Sensibilidade - Em fotografia, é a medida da reação à luz de uma emulsão fotográfica. Pode ser espectral ou cromática. Diz o quanto o material é vulnerável à presença da luz.

Separação - Transformação de uma imagem em canais componentes que correspondem às chapas de impressão. Pode usar os métodos UCR ou GCR.

Serifa - Detalhe que complementa opticamente o desenho de um tipo; usualmente é um "pé" ou "nariz" nas - extremidades de cada letra. Tipos que contêm esses elementos são chamados "serifados" e são os mais comuns na composição de livros e textos longos. As letras sem serifa, de construção despojada e aplicação versátil, só foram inventadas a partir da segunda metade do século 19.

Serigrafia ou silk screen ("tela de seda") - Sistema de impressão direta. Utiliza uma matriz vazada, constituída de uma tela de tecido plástico ou metálico tensionada sobre uma moldura, na qual as áreas de contra-grafismo são vedadas. Com um racle (espátula) de borracha, a tinta líquida é forçada a passar pelos vãos livres entre os fios da trama, transferindo-se para o suporte de impressão. A tinta é semi-líquida, de acordo com o suporte. Usado na impressão de tecidos, vidro, couro, cerâmica etc. Embora praticada pelos chineses há séculos, foi patenteada por Samuel Simon em 1907. Em silk screen não pode haver overprint de cores.

Serrilhado - O mesmo que aliasing.

Setscreen - Comando da linguagem PostScript responsável pela definição dos pontos de retícula. Alguns parâmetros passados juntamente com o setscreen possibilitam a alteração dos parâmetros de frequência, tipo de ponto, ângulo e fundo, ou simplesmente desconsiderá-los.

Sharpen (nitidez) - Filtro de imagem que aumenta o contraste entre os pixels próximos, aumentando a nitidez e (até certo ponto) cancelando perdas de foco. Em imagens digitais, é usual dar um Sharpen um pouco mais forte que o necessário, para compensar previamente a atenuação de detalhes finos na impressão.

Slide - Cromo de 35 mm encaixado em uma moldura.

Small Caps - Texto composto exclusivamente em caixa alta. O mesmo que versalete.

Snap - Em programas de paginação, é um efeito que faz os objetos se encaixarem automaticamente quando estão bem próximos a guias (snap to guides), a outros objetos (snap to objects) ou à grade (snap to grid).

Spool ("carretel") - Recurso dos sistemas operacionais modernos que permite a impressão enquanto se executa outras tarefas no computador. O material enviado para imprimir é gravado no HD e libera o programa rapidamente. A transmissão à impressora ocorre no background (segundo plano).

Spot Color (cor especial) - Separação produzida para imprimir com tintas especiais. Uma spot color é separada como uma cor pura, produzindo uma nova chapa. Geralmente utilizada para impressão de cores extras, que não são geradas pelo sistema CMYK - prata, ouro ou qualquer outra pertencente a uma escala diferente (Pantone, Hexachrome e outras).

Stripping - Filme especial que possui uma camada que se destaca, usado para fazer emendas no filme pronto. Também chamado de strip.

T

Tampografia - Sistema de impressão indireto, no qual a imagem é transmitida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone chamada "tampão"; devido à sua flexibilidade, ela pode imprimir sobre objetos curvos. A tinta, semi-líquida, varia de formulação de acordo com o suporte. Utiliza clichê em baixo relevo e um sistema de racle análogo à rotogravura, onde se retira a tinta do contra-grafismo. Muito utilizado para imprimir em pratos, teclas de computador, canetas, painéis de equipamentos etc. A primeira máquina foi construída por volta de 1970.

Texto corrido - Texto composto em colunas regulares com nenhuma ou poucas variações tipográficas.

Texto irregular - Linhas de texto compostas em diferentes medidas, alinhadas (justified) por um lado (esquerdo ou direito) e irregulares (ragged) do lado oposto.

Threshold (limiar) - Cálculo usado como técnica de separação dos tons da imagem em dois valores uniformes. Assinala-se algum tom na escala como limiar (normalmente 50%, mas pode ser qualquer outro) e todos os valores dos pixels menores ou igual a esse valor são transformados em preto, enquanto os valores superiores são mapeados para branco. O efeito é utilizado para conversão de imagens grayscale em alto contraste.

TIFF (Tagged Image File Format) - Formato de arquivo de imagens bitmap. Muito usado por scanners e programas de manipulação de imagens e paginação. Desenvolvido nos anos 80 em parceria por Aldus, Microsoft e fabricantes de scanners. Suporta RGB, grayscale e CMYK, aceita clipping paths, canais alfa e tem como opcional a compressão - LZW (sem perda de qualidade da imagem).

Tinta - É formada pela combinação de resinas, solventes, pigmentos e aditivos. O pigmento dá a cor, o solvente a viscosidade, os aditivos o brilho, opacidade e consistência, e as resinas são responsáveis pelo transporte físico.

Tipo - Desenho de um caractere tipográfico. O sentido original era "matriz de metal para um caractere dentro de uma fonte". O metal usado é composto de chumbo para volume (85%), antimônio para dureza (11%) e estanho para liga (4%).

Tipografia - No sentido atual, é simplesmente a ciência e arte da criação e composição de tipos. No sentido original, é um sistema de impressão direta. Usa tinta gordurosa e pastosa; os tipos são fôrmas relevográficas de metal. Originou-se da xilogravura (impressão com blocos de madeira em relevo), originalmente inventada pelos chineses; a prensa de tipos metálicos foi criada em 1440 por Gutenberg. Foi o principal sistema de impressão durante 400 anos. Ainda é usado na impressão de livros, folhetos, cartões de visita, convites e outros produtos de natureza semi-artesanal. Nas demais aplicações, foi substituída por outras tecnologias.

Tom contínuo - Imagem com extensa gama de tons do branco para o preto, de forma que as tonalidades do branco ao preto absolutos misturam-se sem interrupção perceptível. Fotografias, pinturas, desenhos a lápis ou a carvão são todos originais de tom contínuo. Como uma máquina de impressão só imprime a traço (presença total ou ausência total de tinta em cada ponto do papel), é preciso transformar esse tom contínuo em meio-tom de retícula.

Toner - Tinta sólida, composta de partículas finas de pó que possuem características eletrostáticas e são atraídas eletromagneticamente. Utilizado pelas copiadoras e impressoras a laser, que fundem essas partículas à superfície do papel e as fixam via aplicação de alta temperatura. O toner é uma substância tóxica.

Trapping - Recurso presente nos programas de paginação e ilustração, que expande automaticamente os contornos das cores chapadas de planos sucessivos, causando uma pequena sobreimpressão na aresta de contato entre as cores. Sua função é evitar que, devido a um eventual erro de registro, surja um filete na transição das duas cores. O mesmo efeito pode ser feito do primeiro plano para o segundo ou do segundo plano para o primeiro; o segundo caso é o usual em textos compostos com corpos muito pequenos, evitando que as letras pareçam muito espessas e próximas.

Tratamento de imagem - Manipulação digital envolvendo ajustes de cor e correção de defeitos.

TrueType - Padrão de fontes conjunto da Apple e Microsoft, com versões (incompatíveis entre si) para Mac OS e Windows, no qual cada fonte é codificada em um arquivo único (podendo ou não as fontes da mesma família serem reunidas em maletas - suitcases - no Mac). Para sua visualização, não é necessário um software auxiliar como o ATM.

U

UCR (Undercolor Removal) - Método de separação que remove em maior ou menor grau as cores primárias (CMY) das áreas neutras escuras, compensando a diferença com a adição de tinta preta (K). Reduz os tamanhos dos pontos de retícula das três cores de escala das áreas neutras e compensa o aumento dos tamanhos dos pontos pretos. O mesmo tom escuro é reproduzido com muito menos problemas de trapping e registro.

UCA (Undercolor Addition) - Método de separação que reforça as cores primárias (CMY) nas áreas neutras escuras, que são impressas pela tinta preta (K). Isso compensa o fenômeno de quando os tamanhos dos pontos de retícula amarelo, magenta e ciano são muito reduzidos pelo processo GCR. Sem UCA, as áreas escuras podem ficar mais claras do que o desejado.

Unsharp Mask - Sharpen com controles de ajuste.

V

Versalete (small caps) - Letra que tem a forma da maiúscula e a altura aproximada da minúscula. Pode-se escrever com os caracteres iniciais em caixa alta "normal" e os demais menores.

Vetor - Desenho geométrico, obtido através de uma fórmula matemática. Existem diversos modelos matemáticos; o mais comum é o de Bézier. A resolução de um desenho vetorial é limitada unicamente pelo dispositivo de saida, permitindo ampliação ilimitada sem perda de qualidade. Os arquivos vetoriais são relativamente pequenos em tamanho. É possível combinar os vetores com bitmaps; a tecnologia de animação Flash é baseada nos dois.

Viúva - Primeira linha de um parágrafo que fica sozinha no fim de uma coluna. É um defeito estético de paginação que deve ser evitado.

W

WYSIWYG (What You See Is What You Get; "O que você vê é o que obtém") - Slogan dos programas de DTP modernos, que exibem na tela o material de forma a imitar a sua aparência quando impresso.

X

Xerografia - Processo de impressão na qual o papel da tinta é feito por um pó seco (toner) que é atraído eletrostaticamente para as áreas de interesse. É a mesma tecnologia usada em copiadoras e impressoras laser.

Z

Zoom - Existem dois tipos. Zoom óptico é o zoom mecânico feito pela lente da câmera, que aproxima o objeto a ser fotografado. O "zoom digital" interpola os pixels provenientes do CCD da câmera; não é um zoom real, causando degradação por perda de detalhes ou serrilhamento.

Fonte: Terra - Macmania

Anonymous

Muito bom post, mas cadê o 'Render' que é uma coisa importantíssima?  ???

BRUNA

Quote from: "PyroMaker"Muito bom post, mas cadê o 'Render' que é uma coisa importantíssima?  ???
Na realidade existem diversos tipos de renders:
3D Renders
Logo Renders
Vehicle/Aircraft Renders
Game Renders
Cartoon/Comic Renders
Renders de pessoas, caracteres de filmes, etc
abaixo  um Render da Avril




*** Se quizerem  depois eu faço um tutorial de renders ; )