Explicação básica " CLUSTERS "

Started by slul, 30 de May , 2006, 10:51:46 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

slul

O que é um Cluster?

Bem pessoal um cluster nada mais é do que um conjunto de computadores rodando o sistema Linux conectados em conjunto para conseguir a capacidade de um super computador.

As melhores características dos Clusters são que eles raramente travam pois se um computador trava ainda tem os outros pra continuar com a funcionabilidade do sistema e seu baixo preço afinal se um super-computador custa R$ 500.000 (quinhentos mil reais) um Cluster com a capacibilidade equivalente pode custar 10% desse preço.

Os mais usados são esses dois tipos de Clusters:

Clusters de processamento paralelo

Eles dividem uma função em diversas partes e cada computador lê uma parte da função e assim tornam o processamento de dados muito mais rápido.

Por exemplo se você estiver vendo um DVD o computador vai ocupar certa quantidade de memória e talz se você executar no cluster vai vir tudo muitíssimo mais rápido. Um exemplo de processamento paralelo (não de clusters mas acho que pode deixar visível seu funcionamento) muitos webdesigner costumam dividir suas imagens por exemplo em pequenas partes de 2kb tornando a navegação de seu site menos massante e mais rápida afinal você prefere esperar um banner cheio de efeitos em PNG (extensão de ótima qualidade) com uns 300 kb e só ver no final ou uma que você vai vendo a imagem se formar pelo menos você sabe que está havendo um desenvolvimento né?

Foi um exemplo bem  simples pra explicar a funcionabilidade dos clusters de processamento paralelo.

Esse tipo de cluster é ideal para a utilização de processos que necessitam de grande memória, ou seja aplicativos muito pesados e não muitos aplicativos.

Clusters de disponibilidade

Esse tipo de cluster é um pouco diferente. Ele ao invés de manipular "mega - tarefas" manipula pequenas e médias tarefas, cada tarefa em um processador diferente. Esse cluster tem um servidor de fila que gerencia qual processo vai pra qual processador e define a prioridade de cada processo e cada processador é aproveitado ao máximo.

Atualmente os computadores pessoais tem tido uma dimunuição muito grande de preços e os super-computadores estão cada vez mais caros acabando por desgastar o interesse de empresas e corporações que são praticamente os únicos quem necessitam de computadores desse porte. Com isso os clusters em Linux tem ganhado muitos seguidores e utilizadores em todo o mundo.

História do Cluster

O primeiro Cluster foi criado pela NASA em 1994 devido aos altos preços dos super-computadores. Afinal a vida é bem diferente do livro Fortaleza Digital de Dan Brown onde se usa um computador gigante para quebrar Criptografias através de Brute Force =P e que custava se não me engano um Bilhão de dólares (não me lembro bem, faz tempo que eu li o livro).

Thomas Sterling e Donald J. Becker decidiram fazer a interligação de 16 computadores tendo em vista atingir um processamento de 1 gigaflop, que seria o equivalente de uma máquina que custava US$ 1.000.000 (um milhão de dólares), juntando os 16 computadores eles atingiram 70 megaflops. Sendo assim seriam necessários cerca de 230 computadores para atingir o 1 gigaflop desejado, cada computador poderia custar até US$ 4.300 (quatro mil e trezentos dólares) cada que mesmo assim ainda estaria valendo a pena.

Bem pessoal isso aí foi só um pequeno texto sobre Clusters eu não tenho grande conhecimentos em clusters escrevi muito sobre o que eu li na internet e talz.

Aí embaixo fica uma foto de um cluster pra vocês darem uma olhadinha como é.

bloodrain

hehehehheh agora imagine um cluster de mega-computadores ^^
deve ser o caso do google

nibbles

não lembro onde li agora
se bobear foi ontem mesmo >/
que o google roda em cluster ^^
milhares de computadores, deve ser demais  :~~

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

slul

é deve ser um cluster de disponibilidade né afinal sao pequenas consultas q ele exerce ;)

flws

bloodrain

na verdade nao sei se poderiam ser consideradas "pequenas" por causa do tamanho das dbs do google ^^

insanity

Colocar o cluster como um quebrador de senhas (BRUTE FORCE).... rapidao você consegue algo

ate mais

Anonymous

Para complementar...

"Brincando de Cluster em casa", clique aqui para saber como

Columbia, o novo (2004) cluster da NASA, 20 Altix clusters rodando Linux (10,240 processadores)

_Dr4k0_

Deve ser muito interessante o sistema de cluster do google..

eu gostaria de ver algum dia..

vou pesquisar e se achar algo posto aqui
100% Livre!!!Livre para escolher o que há de melhor no Windows e Linux. Livre de preconceito direto ou inverso!
Adote essa filosofia e tenha mais chance de sucesso profissional.