Acessando máquinas Windows via RDP (WTS)

Started by insanity, 25 de May , 2006, 06:39:17 PM

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insanity

Acessando máquinas Windows via RDP (WTS)
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Colaboração: Carlos E. Morimoto (http://www.guiadohardware.net/cursos)

Embora você possa acessar máquinas Windows remotamente usando o VNC, o Windows
possui um protocolo próprio de acesso remoto, o RDP, que é mais eficiente
que o VNC (sobretudo via Internet) e permite que vários clientes abram seções
independentes no mesmo servidor, o que é impossível ao usar o VNC for Windows.

O maior obstáculo é a questão do licenciamento, pois além da licença do
servidor, você precisa de licenças para os clientes. As máquinas Windows XP
também podem ser acessadas remotamente, mas sem suporte a várias conexões
simultâneas (quando você se loga remotamente, ele coloca a seção local em
espera e ao se logar localmente ele fecha a conexão remota), enquanto nas
versões server o número de seções simultâneas é limitado apenas ao hardware
do servidor e o número de licenças.

Para ativar o acesso remoto numa máquina Windows, clique com o botão direito no
"Meu Computador" e, no menu "Propriedades do Sistema", acesse a aba "Remoto"
e marque a opção "Área de trabalho remota".

Clique no botão "Selecionar usuários remotos" e indique quais logins de
acesso poderão ser usados remotamente. Por padrão, apenas o Administrador
e o usuário logado atualmente podem acessar.

É importante enfatizar que apenas os usuários com senhas definidas podem
acessar as máquina remotamente. Todos os logins sem senha são automaticamente
recusados. Você pode definir as senhas na seção "Contas de usuário" do Painel
de Controle.

[/imagens/wts_1.png]

Em caso de problemas na ativação, acesse a opção "Ferramentas administrativas
> Serviços" do Painel de Controle e verifique se os serviços "Alocador Remote
Procedure Call (RPC)" e "Serviços de terminal" estão ativados.

Com o acesso remoto ativado na máquina Windows, vamos ao tema central deste
tópico que é justamente como acessá-la remotamente a partir de clientes Linux.

Esta solução é muito usada por empresas que migram as estações de trabalho
para Linux, mas precisam manter algumas cópias do Windows para rodar alguns
aplicativos específicos. Ao invés de manter máquinas com o Windows, ou
rodá-lo via VMware, pode fazer mais sentido manter um servidor Windows na
rede, com o acesso remoto ativado e permitir que os usuários abram seções
remotas quando necessário.

Nos clientes Linux, usamos o rdesktop, que pode ser tanto utilizado via
linha de comando, quanto através do TSclient, Krdc ou outra das interfaces
de acesso remoto que oferecem suporte a ele.

O uso mais simples para o rdesktop é simplesmente passar o IP ou domínio da máquina remota como argumento, como em:


$ rdesktop 192.168.0.1


O problema é que ele vai utilizar todas as opções default, abrindo uma tela de 800x600 com 256 cores. O protocolo RDP v5 usado no XP e 2003 server, suporta o uso de 16 bits de cor. Para ativar o recurso, inclua as opções "-5 -a 16" (o -5 é a versão do protocolo e o -a 16 especifica os bits de cor), como em:


$ rdesktop -5 -a 16 192.168.0.1


Para especificar a resolução, use a opção "-g", seguida pela resolução desejada, como em:
```$ rdesktop -5 -a 16 -g 1000x700 192.168.0.1

Ao especificar a resolução, você pode usar qualquer número que adapte a janela ao seu desktop. Não é necessário se limitar às resoluções padrão. Para abrir a seção em tela cheia, use a opção "-f", como em:
```$ rdesktop -5 -a 16 -f 192.168.0.1

Pressione "Ctrl+Alt+Enter" chavear entre o modo fullscreen e janela.

Ao acessar uma máquina XP ou 2003 server, você pode também redirecionar o som para o cliente, de forma que os sons dos aplicativos sejam tocados usando a placa de som e caixas do seu micro, ao invés de no servidor. Funciona mesmo que o servidor não possua placa de som.

Este é um recurso que deve ser usado com cautela em redes com muitos clientes,
ou via Internet, pois gera um fluxo de aproximadamente 800 kbits para cada
cliente usando o som. Para ativar, adicione a opção "-r sound:local=/dev/dsp",
como em:

```$ rdesktop -5 -a 16 -r sound:local=/dev/dsp 192.168.0.1

Note que o "/dev/dsp" indica o dispositivo da placa de som no cliente. Se não
funcionar da primeira vez, verifique as permissões de acesso (no cliente). Caso
necessário, abra as permissões usando o comando "chmod 666 /dev/dsp" (como
root, no cliente).

É possível também "compartilhar" pastas no cliente, de forma que os arquivos
sejam acessados dentro da seção remota. Você pode, por exemplo, editar
documentos numa pasta dentro do seu home, usando os programas instalados no
servidor. Para isso, adicione a opção "-r disk:nome=pasta", onde o "nome"
indica como ele será visto dentro da seção e o "pasta" é a pasta no cliente
que está sendo "compartilhada". Esta opção pode ser usada em combinação com
as anteriores, como em:

```$ rdesktop -5 -a 16 -r sound:local=/dev/dsp -r disk:arquivo=/home/joao 192.168.0.1

As pastas compartilhadas aparecem dentro do "Meu Computador > Outros",
como se fossem compartilhamentos de rede montados.

Para compartilhar o CD-ROM, pendrive ou disquete, basta indicar a pasta
onde eles ficam acessíveis, como em "-r disk:cdrom=/mnt/cdrom" ou "-r
disk:pendrive=/mnt/pendrive". A observação neste caso é que você vai sempre
precisar montar o CD-ROM ou pendrive no cliente para acessá-lo dentro da
seção remota. O comando simplesmente compartilha os arquivos acessíveis
dentro da pasta.

É possível ainda mapear a impressora, de forma que você consiga imprimir na
impressora instalada no seu cliente Linux de dentro dos aplicativos na seção
remota. Se os clientes e o servidor estão na mesma rede local, é mais simples
compartilhar a impressora via Cups ou Samba e instala-la no servidor. O
mapeamento de impressoras do RPD, por sua vez, permite usar as impressoras
quando isto não é uma opção, como ao acessar um servidor via Internet.

Em primeiro lugar, a impressora deve estar instalada no cliente e você deve
conseguir imprimir nela usando o lpr. Nas distribuições derivadas do Debian,
instale o pacote "cupsys-bsd" (que substitui o lpr), caso contrário nada
vai funcionar.

Ao conectar no servidor, é preciso especificar o nome da impressora, da
forma como é vista pelos aplicativos no cliente e também o driver Windows
(esta é a parte mais complicada...) que o servidor vai usar na hora de enviar
trabalhos para ela, como em:


$ rdesktop -5 -a 16 -r printer:e230="Lexmark Optra E+ (MS)" 192.168.0.1


Para descobrir o driver da Impressora no Windows, abra o menu de instalação
de impressora, indique o fabricante e copie o nome que aparece no menu
da esquerda:

[/imagens/wts_2.png]

No caso de impressoras paralelas, você pode também redirecionar a porta
"/dev/lp0". Neste caso, você poderia instalar a impressora dentro da seção
remota, como se ela estivesse instalada no próprio servidor. Neste caso,
adicione o parâmetro "-r lptport:LPT1=/dev/lp0". É possível ainda redirecionar
portas seriais, usando a opção "-r comport:COM1=/dev/ttyS0".

Como viu, o rdesktop suporta um grande número de opções, o que torna os
comandos de acesso bastante longos. É aí que entra o TSclient, que permite
especificar as opções através de uma interface muito mais amigável.

Ele está disponível em várias distribuições; nas derivadas do Debian, você pode
instala-lo via apt-get. A página oficial é a http://gnomepro.com/tsclient/.

HadeS

Eu já tinha conhecimento dessa informação, mas não tão a fundo.

Valeu insanity por compartilhar.

HadeS