Compilando com o DEV C++

Started by Dark_Side, 04 de July , 2006, 12:46:45 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Dark_Side

Hi,
Constantemente vejo pessoas com dúvidas sobre como compilar códigos escritos em C/C++ com este compilador. No tutorial abaixo, mostrarei como utilizar o DEV C++ para compilador seus códigos.

1 Passo - Especificar o tipo de projeto
Um dos maiores erros cometidos pelos usuários é especificar de forma equivocada o tipo de projeto para um determinando código. Observe a figura:

Notamos que existem duas possibilidades de erro:

1) Especificar um tipo incorreto. Um programa para windows, sendo especificado como Console por exemplo.
2) Escolher um Projeto C, para um código em C++.

Para evitar estes erros, procure saber qual o tipo de projeto é o adequado ao programa e qual a sua linguagem.

2 Passo - Adicionar todos os arquivos ao projeto
Outro erro comum, que pode ocorrer por falta de atenção descuido ou por desconhecimento do usuário.
Observe:

3 Passo - Verificando dependências
Muitos códigos, além de exigirem headers(.H) para funcionarem, exigem também algumas bibliotecas, é o caso de um programa que utiliza WINSOCK, por exemplo.
A tentativa de compilar esses códigos sem suas respectivas dependências, ocasiona erros de referência como se observa abaixo:

Como solucionar isso? Antes de mais nada, verificar as dependências do código, feito isso, basta acionarmos as opções do Linker: Ferramentas -> Opções do Compilador.

Sabendo-se que a LIB do winsock é "wsock32.lib", adicionamos o argumento à linha de comando do Linker:
-l wsock32
Veja:

4 Passo - Compilando
Muito bem, chegamos finalmente à compilação do código, esta tarefa é bem simples, quando os processos anteriores são executados com sucesso.
Você possui 2 opções:

1) Pressionar CTRL+F9, para apenas compilar o código
2) Pressionar F9, para compilar e EXECUTAR o programa.

Se tudo ocorrer bem, você verá a seguinte caixa de diálogo:

FIM!
Espero ter ajudado.
Bye.

d3rf

Para ficar melhor, posta um link para Downloads do DEV, ae os users vao poder baixar e testar ...

Oks ?

kmrafa

legal...me batia um pouco pra compila em C++ =(

ehaue conseguia até... mais eu n manjo de C, só pegava os codigos pra compila...

Ðark$pawn

Bom tuto Dark_Side... Continue assim!!!

Estou muito grato por seus posts... ;)

_Dr4k0_

Eu acho que faço algo bem simples.. escrevo num bloco de notas e  salvo como nomedoprograma.C dps abro e  aperto ctrl+f11
100% Livre!!!Livre para escolher o que há de melhor no Windows e Linux. Livre de preconceito direto ou inverso!
Adote essa filosofia e tenha mais chance de sucesso profissional.