Doskey vc acha que conhece!

Started by KEst, 18 de October , 2006, 02:26:52 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

KEst

Olá garotas (os)!
Quem fala a vocês é KEst

Hoje venho aqui para falar de um comando "conhecido" por muitos, no Terminal do Windows ou mais conhecido como MS-DOS.

Bom sabemos que o doskey é um tipo de banco de dados onde o comando grava em sua variavel os comandos digitados no Terminal. Espero que saibam.

Bom as pessoas usam setas para cima e para baixo as teclas Page Up e Page Down para poder caminhar sobre os comandos até encontrar o que realmente quer.

Hoje venho aqui para falar de umas teclas que fazem função juntamente com o doskey.

Efis um, dos, tres, quatro,cinco, seis, sete, oito, nove e dez.


F1 Copia um caractere da mesma coluna do modelo para a mesma coluna do prompt de comando. (O modelo é um buffer de memória que guarda o último comando digitado.)

F2 Procura no modelo a próxima tecla que você digitar depois de pressionar F2. Doskey.exe insere o texto do modelo até, mas não inclusive, o caractere especificado.

F3 Copia o restante do modelo para a linha de comando. Doskey.exe começa a copiar caracteres a partir da posição no modelo que corresponde à posição indicada pelo ponto de inserção na linha de comando.

F4 Exclui os caracteres a partir da posição atual do ponto de inserção até um caractere especificado. Para usar esta tecla de edição, pressione F4 e digite um caractere. Doskey.exe exclui os caracteres a partir da posição atual do ponto de inserção até a primeira letra especificada.

F5 Copia o modelo para a linha de comando atual.

F6 Insere um caractere de fim de arquivo (CTRL+Z) na posição atual do ponto de inserção.

F7 Exibe todos os comandos para este programa armazenados na memória em uma caixa pop-up. Use as teclas SETA PARA CIMA e SETA PARA BAIXO para selecionar o comando desejado e pressione a tecla ENTER para executar o comando. Você também pode anotar o número seqüencial na frente do comando e utilizar esse número juntamente com a tecla F9.

ALT+F7 Exclui todos os comandos armazenados na memória para o buffer de histórico atual.

F8 Exibe todos os comandos do buffer de histórico que iniciam com os caracteres do comando atual.

F9 Solicita um número de comando do buffer de histórico, depois exibe o comando associado ao número especificado. Pressione a tecla ENTER para executar o comando. Para exibir todos os números e os comandos associados, pressione a tecla F7.

ALT+F10 Exclui todas as configurações de macro.

Bom resolvi continuar:
doskey /history se for feito após vc utilizar muitos comandos sera dada uma ordem com as sequencias dos comandos utilizados por você

[B/doskey /reinstall[/b] ==> utilize o para reinstalar o doskey assim limpando o buffer de historico de comandos.

doskey /exename=executável ==> especifica o programa (executavel) no qual a macro do doskey sera executada.
doskey /listsize=tamanho ==> Especifica o tamanho do arquivo de buffer de historico.


Criando uma macro
Você pode utilizar o Doskey.exe para criar macros que executem um ou mais comandos. A tabela a seguir lista os caracteres especiais usados para controlar as operações de comando ao definir uma macro:


$G ou $g Redireciona saídas. Utilize um desses caracteres especiais para enviar saídas para um dispositivo ou um arquivo, em vez de enviar para a tela. Este caractere é equivalente ao símbolo de redirecionamento para saída (>).

$G$G ou $g$g Acrescenta as saídas ao fim de um arquivo. Utilize um desses caracteres duplos especiais para acrescentar saídas a um arquivo existente, em vez de substituir os dados do arquivo. Estes caracteres duplos são equivalentes ao símbolo de redirecionamento para saída (>>) do append.

$L ou $l Redireciona os dados de entrada. Utilize um desses caracteres especiais para ler os dados de entrada de um dispositivo ou arquivo, em vez de utilizar o teclado. Este caractere é equivalente ao símbolo de redirecionamento de entrada (<).


$B ou $b Envia as saídas da macro para um comando. Esses caracteres especiais equivalem ao uso do pipe ( | ) em uma linha de comando.

$T ou $t Separa comandos. Utilize um desses caracteres especiais para separar comandos ao criar macros ou digitar comandos na linha de comando de doskey. Esses caracteres especiais equivalem ao uso do "E" comercial (&) em uma linha de comando.

$$ Especifica o caractere cifrão ($).

$1 a $9 Representa qualquer informação da linha de comando que você queira especificar ao executar a macro. Os caracteres especiais de $1 a $9 são parâmetros em lote que permitem utilizar dados diferentes na linha de comando a cada vez que a macro é executada. O caractere $1 em um comando doskey é semelhante ao caractere %1 em um arquivo em lotes.

$* Representa todas as informações da linha de comando que você deseja especificar ao digitar o nome da macro. O caractere especial $* é um parâmetro substituível semelhante aos parâmetros em lote de $1 a $9, com uma diferença importante: tudo que você digitar na linha de comando depois do nome da macro será substituído por $* na macro.

Executando uma macro do doskey
Para executar uma macro, digite o nome da macro iniciando na primeira posição da linha de comando. Se a macro foi definida com $* ou com qualquer um dos parâmetros em lote de $1 a $9, utilize um espaço em branco para separar os parâmetros. Não é possível executar uma macro do doskey a partir de um arquivo em lotes.

Criando uma macro com o mesmo nome de um comando do Windows XP
Se você sempre usa um determinado comando com opções de linha de comando específicas, poderá criar uma macro que tenha o mesmo nome que o comando. Para especificar se você deseja executar a macro ou o comando, siga estas diretrizes:

Para executar a macro, comece a digitar o nome da macro imediatamente após o prompt de comando, sem espaço entre o prompt e o nome do comando.
Para executar o comando, insira um ou mais espaços entre o prompt de comando e o nome do comando.
Excluindo uma macro
Para excluir uma macro, digite:

doskey nome_da_macro=

Exemplos
As opções de linha de comando /macros e /history são úteis para criar arquivos em lote que salvam macros e comandos. Por exemplo, para armazenar todas as macros atuais do doskey, digite:

doskey /macros > macinit

Para utilizar as macros armazenadas em Macinit, digite:

doskey /macrofile=macinit

Para criar um arquivo em lotes denominado Tmp.bat que contém comandos utilizados recentemente, digite:

doskey /history > tmp.bat

Para definir uma macro com vários comandos, utilize $t para separar comandos, desta maneira:

doskey tx=cd temp$tdir/w $*

No exemplo anterior, a macro TX altera a pasta atual para Temp e exibe uma lista de pastas no formato de exibição ampliado. Você pode utilizar $* no final da macro para acrescentar outras opções ao comando dir quando executar TX.

A macro a seguir utiliza um parâmetro em lote para um novo nome de pasta:

doskey mc=md $1$tcd $1

A macro cria uma nova pasta e muda para ela a partir da pasta atual.

Para usar a macro anterior para criar a pasta Livros e alterar para ela, digite:

mc livros

Para criar uma macro de doskey para um programa chamado Ftp.exe, inclua /exename desta maneira:

doskey /exename:ftp.exe go=open 10.127.1.100$tmget *.TXT c:\reports$bye

Para utilizar a macro anterior, inicie o ftp. No prompt de ftp, digite:

go

O Ftp executará os comandos open, mget e bye.

Para criar uma macro que execute uma formatação rápida e incondicional de um disco, digite:

doskey qf=format $1 /q /u

Para formatar um disco na unidade A de maneira rápida e incondicional, digite:

qf a:



Referência: Centro de ajuda e suporte

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux