Web 3.0 . Lenda ou Realidade ?

Iniciado por bironet, 21 de Fevereiro , 2007, 04:41:04 PM

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bironet

Pessoal,não sei se já tinham ouvido falar no termo WEB 3.0
mas com certeza ouviram falar da 2.0, a chamada era da web
multimidia, onde videos online seriam realidade , onde tudo
o que é multimidia seria real, acho que realmente essa era
chegou superando qualquer espectativa.

Mas nessa última semana o comentário maior da rede foi essa
tal WEB 3.0 ... Hum o que vocês acham dessa chamada WEB inteligênte
organizavel, pelo que entendi o objetivo ou proposta de dessa nova
geração web seria a totalização e organização geral de todo conteúdo
... Entrevista da folha de Sampa fala um pouco dessa novidade...
Está aberta a disposição de opniões.


By birOO

Anonymous

Pode ser realidade mas acho que só daqui alguns anos.

A Web 2.0 ta caminhando ainda muitos sites surgindo, mas sei lá né.

bironet

Humm acho que a web 2.0 já rendeu o que tinha que render ...
a geração multimidia ta ai e não vai parar de ser melhorada
mas isso depende do ponto onde cada um mora...
por exemplo ainda existem cidades que o máximo
que o pessoal consegue é navegar a 45 kbps agora já tem
outros locais que o normal é a 10 mb isso no Brasil... então
usufruir dessa web 2.0 sem um bom link fica dificilll..

ne0h_

a web 2.0 vai crescer muito ainda ja falam de web 3.0 mais creio que ela vai demorar mais pra evoluir,podemos espera o surgimento dela no final deste ano ou ano que vem,mais por enquanto ela não vai render muito não.
"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo." (Nietzsche)

"A matemática, talvez a ciência mais exata que existe, explica a desigualdade social: Nos é ensinado primeiro a somar do que a dividir."

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." (Provérbio Chinês)

lcs

A web 2.0 ja eh realidade. hj ja podemos ver filmes,musicas,programas e tv pela rede, no fuuturo estimase que teremos tudo online em grandes servidores e poderemos acessar nossos arquivos de qualquer lugar do globo, tambem teremos medico online, segurança aprimorada com a biometria(realidade hj),carro inteligentes, isso concerteza sera o proximo passo da tecnologia. tudo online a todo tempoo..
Pra que viver sem sentido.

eb0x

Se com a 2.0 ja temos uma lista grande de funcioanlidades com a web imagina com a 3.0 ... mas como foi dito antes, creio que vai demorar um pouco mas como a tecnologia cresce na velocidade da luz, esse sonho futuro estara previsto para metade do ano para la. Alguem duvida ?

format pro C

lcs

No resto do mundo desenvolvido ja é possivel assitir Tv diretamente do computador, no Brasil mais alguns anos apesar que estamos evoluindo rapidamente.
Pra que viver sem sentido.

bironet

Ehhh acho que eles não tão brincando realmente... E lenda é coisa do passado...
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INTERNET PREPARA-SE PARA ERA DA WEB 3.0 
Folha SP 21/02/2007   
REF: Pesquisa & Desenvolvimento - Informação & Conhecimento

Empresas e pesquisadores procuram sofisticar mais os mecanismos de busca para "adivinharem" desejo do usuário. Idéia já interessa a gigantes do setor como IBM e Google; empresa de aluguel de vídeo oferece US$ 1 milhão para quem melhorar seu sistema

Há algumas semanas, o Netflix, o serviço de aluguel de DVD por correio mais popular dos EUA, publicou um anúncio que chamava a atenção não só pelo valor envolvido, mas pelo desafio proposto. A empresa de Los Gatos, no Vale do Silício californiano, prometia dar US$ 1 milhão a quem desenvolver um método de busca mais eficiente do que o usado hoje.

Atualmente, o cliente que buscar no site da Netflix "Os Infiltrados", de Martin Scorsese, por exemplo, e decidir alugá-lo receberá a sugestão de levar também "Gangues de Nova York", "O Aviador", "Cassino" e "Os Bons Companheiros" (do mesmo diretor) e "The Good Shepherd" e "A Supremacia Bourne" (ambos com Matt Damon, ator de "Os Infiltrados").

A empresa considera que o atual mecanismo de busca é algo básico e primário. Propõe pagar mais de R$ 2,2 milhões a quem conseguir um algoritmo mais sofisticado. Quem procura "Os Infiltrados", violento longa policial indicado ao Oscar de domingo, pode se interessar por quais outros filmes? E se essa pessoa é um homem, de entre 30 e 40 anos, casado, morador de Washington (todos dados que a Netflix já possui)?

Mais: e se o cliente não dá a informação inicial ("Os Infiltrados"), mas descreve vagamente o que procura ("filme violento", "diretor consagrado", "baseado em Boston", "refilmagem de título oriental")? O que empresas como a Netflix, mas também gigantes como a IBM e a Google, procuram é uma resposta a isso.

"A resposta", disse à Folha Nova Spivack, "é a Web 3.0". O termo, segundo o norte-americano, considerado o principal autor em semântica da rede, foi empregado pela primeira vez pelo jornalista John Markoff, num artigo do "New York Times" e logo incorporado e rejeitado com igual ardor pela comunidade virtual.

Seria a terceira onda. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, em que os mecanismos de busca como Google e os sites de colaboração do internauta, como Wikipedia e YouTube, dão as cartas. A Web 3.0 seria a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet.
De que maneira? Daniel Gruhl, um dos diretores do Almaden IBM Research Center, exemplifica. Até agora, disse ele à Folha, a rede é como uma lista telefônica com bilhões de páginas. Um mecanismo de busca como o Google permite que o usuário pesquise o conteúdo de cada página -todos os Silva, para ficar na metáfora da lista- e mesmo utilize a "busca avançada" para restringir um pouco mais os resultados -todos os Silva de São Paulo.

"A Web 3.0 organiza e agrupa essas páginas, por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta", afirma Gruhl- todos os Silva que torcem para o Corinthians, votaram no PSDB e são alérgicos a frutos-do-mar, digamos. Embora a tecnologia ainda esteja na fase de pesquisa, suas possibilidades comerciais são infinitas. E as empresas não estão cegas para isso.
Uma das provas é o próprio centro do qual Gruhl faz parte. Baseado em San José, também no Vale do Silício californiano, tem como função encontrar novos usos comerciais para a rede de computadores e prever quais serão as próximas tendências, os novos YouTube, por exemplo. Gruhl, um Ph.D. em engenharia eletrônica do MIT, é especializado em "compreensão das máquinas".
Tanto esse aspecto futurista das pesquisas quanto o próprio termo Web 3.0 são responsáveis pelo maior volume de crítica que a iniciativa recebe. A principal reação vem, obviamente, da blogosfera. Nos diários virtuais de especialistas detratores, a crítica mais comum é a de que "Web 3.0" nada mais é do que a tentativa de empacotar num termo "vendável" algo que ainda nem existe. "Eu aposto que o futuro é mais "inteligência humana" do que "inteligência artificial'", escreveu o expert Ross Mayfield.

Pesquisa divulgada no início da semana pela Weber Shandwick, uma unidade da Interpublic Group, uma das maiores empresas de publicidade e marketing do mundo, mostra que tais críticas não são unânimes. Segundo o levantamento, 86% dos 104 executivos das maiores empresas americanas ouvidos acreditam que a inovação trazida pela Web 3.0 será o setor que mais ganhará importância ao longo de 2007.

"O surgimento do consumidor com mais poder significa que as companhias não podem mais simplesmente falar de inovação como uma estratégia do futuro", disse Billee Howard, do planejamento da Weber Shandwick. "As empresas precisam procurar novas maneiras de implantar isso".