O Saber e as Relações

Started by branco, 09 de April , 2008, 07:15:13 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

branco

O Saber e as Relações
Cheguei da aula e fui ler algumas coisas, hoje resolvi não ir dormir de tarde.
Mente cansada, mais a mau noite de sono, desgasto.
Não estava mais agüentando ler e então fui lá pra fora descansar um pouco.
Chegando lá eu vi uma andorinha voando sozinha no enorme céu azul... Me deu aquela sensação de liberdade...
Lembrei da minha ex-namorada.

É incrível observamos como existem relações entre as informações.
Pensamos numa coisa, logo já vem outra na cabeça e quando assustamos o pensamento passou das tecnologias dos Estados Unidos para as mortes de fome na África, da riqueza dos ladrões de Primeiro Mundo, para a pobreza nos países das vitimas. E ainda os ladrões tem preconceito diante dos "burros" do hemisfério sul. Nisso eu ate concordo, somos roubados a todo tempo e ainda glorificamos esses países. Acho que ao invés de levantamentos de fundos no Brasil, deveríamos fazer na Europa. Mas, não vamos nos aprofundar nessas relações, continuemos nosso raciocínio. (malditos capitalistas! Ainda afundarei a Europa no oceano)

Voltando, é incrível observarmos como existem ralações entre as informações.
Será o que é melhor, ler muito e receber muitas informações,  ficando "inteligente", ou ler menos, fazer muitas relações entre as informações e se tornar mais sábio?
Cada opção tem seus prós e contras.

Para ficarmos mais inteligentes podemos por exemplo, ler um monte de livros sem fazer relação nenhuma entra as informações e passar no vestibular. Na hora das perguntas vamos saber todas respostas, como se fossemos uma máquina com um HD lotado de informações.
É claro que como em qualquer container, quanto mais informações tivermos, mais vamos demorar para procurá-las quando necessário, e existe risco até de quando estivermos lendo muito rápido, a informação ficar guardada na memória RAM, aos invés de no HD. Ai, no dia que precisarmos fazer a prova, não vamos mais lembrar da resposta, apesar de já termos lido sobre o assunto. Isso acontece porque dormimos, e como vocês sabem, a memória RAM é volátil.
É claro que em todo sistema, temos as desvantagens.
Mas não vá achando ruim ter uma memória RAM no seu cérebro, é fato que ela ajuda também, e muito. Já se esqueceu dos dias em que esqueceu de estudar pra prova, chegou na escola, pegou o caderno deu aquela lida rapidinha e acertou tudo?
Pois é, ela também tem suas vantagens!

E quais seriam as vantagens de ficarmos mais sábios?
Imaginemos um ataque de engenharia social.
Você vai ser agora o Juninho.
Chegando lá no escritório a secretaria começa a perguntar várias informações.
Como você leu tudo sobre o Juninho e fez várias relações entre as informações, tudo vai ficar bem fácil. Mas cuidado, ela pode fazer uma pergunta, você não encontrar no seu HD e demorar 30 minutos pra responder. Essa é a desvantagem, quando não temos a resposta no nosso HD.
Porém, também temos a vantagem: Com as relações formadas, vamos nos lembrar delas por anos, ou talvez não esquecer nunca. Então, se uma pessoa te pergunta algo, você vai responder quase que automaticamente. É como se fosse um conhecimento enorme que compactamos nas relações, jogando todo o resto dos lixos para fora do nosso HD, assim fica bem mais fácil fazer pesquisas nele, e bem menos demorado. Na verdade agente nem se lembra, parece que as relações fazem parte da nossa vida pra sempre, entram no nosso cotidiano.

Temos bem mais contra e prós tanto da inteligência, quanto da sabedoria. Se eu continuar falando, vou ficar escrevendo até o HD (dessa vez do computador) não caber mais "letras".
Vamos ver um exemplo clássico de relação.

O nome Google, vem da expressão googol, que representa 1 seguido de 100 zeros e foi escolhido  pelos criadores do Google. Possivelmente devido a uma relação que fizeram entre internet e matemática. Segundo eles o nome Googol representaria a imensidão da web.
Segundo a própria Wikipédia:
"O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web."
Se Larry Page e Sergey Brin tivessem apenas aprendido matemática para passar nas provas, provavelmente não teriam lembrado desse nome.

Resumindo tudo: Quem tem inteligência precisa ficar pensando, quem tem sabedoria tem a resposta na ponta da língua.

Decida em que isso pode ser útil pra você! Eu prefiro ser lúcido que inteligente, prefiro ficar com raiva dos capitalistas que fazer de conta que eles não existem e me tornar mais um.

Droga, me lembrei da ex dinovo...
Me arrependi de ter ido lá fora. Agora eu fico pensando... Porque me lembrei dela?
Acho que a andorinha me trouxe alguma relação...
Não sei se foi por causa da sensação de liberdade que a andorinha me deu... minha ex me lembra muito isso...
Talvez tenha sido porque a andorinha é pequena...

Não sei, como eu disse, todo sistema tem sua desvantagem..
Não da pra saber de qual relação veio uma lembrança...
A andorinha era morena... será....
mas a andorinha era tão bonita...
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

wlvv

caraca tu saiu pra descansar e pensou nisso tudo?

eu por exemplo tenho mania de ouvir a mesma musica uma semana inteira
ate enjoar, ai quando eu pego uma musica que eu nao ouço faz tempo
e escuto denovo eu lembro de *quase tudo* que eu fazia na epoca que
eu escutava aquela musica ^^ . eu prefiro ser sabio á inteligente mais isso vai de caso a caso, e quanto a andorinha.. (sem querer da uma de intruso) se uma andorinha te faz lembrar de tua ex é porque tu ainda gosta dela

bironet

Bicho tem que te parabenizar... Ficou show o artigo, quanto mais quando são coisas que vem da cabeça e misturado com a cabeça ta o coração. Tu gosta dela kkkk

branco

Quote from: "wlvv"caraca tu saiu pra descansar e pensou nisso tudo?

eu por exemplo tenho mania de ouvir a mesma musica uma semana inteira
ate enjoar, ai quando eu pego uma musica que eu nao ouço faz tempo
e escuto denovo eu lembro de *quase tudo* que eu fazia na epoca que
eu escutava aquela musica ^^ . eu prefiro ser sabio á inteligente mais isso vai de caso a caso, e quanto a andorinha.. (sem querer da uma de intruso) se uma andorinha te faz lembrar de tua ex é porque tu ainda gosta dela
Hehe as relações são incriveis. Da pra gente pegar um conhecimento de matemática e passar ele pra informática, junta-lo com um pouco de geografia, programação,astronomia e fisica, finalmente chegamos no Google Maps xD
Com um mesmo conhecimento podemos fazer várias coisas diferentes... Basta agente conseguir fazer as relações.

Quote from: "bironet"Bicho tem que te parabenizar... Ficou show o artigo, quanto mais quando são coisas que vem da cabeça e misturado com a cabeça ta o coração. Tu gosta dela kkkk
rsrs nada a comentar sobre a ex, mas valew pelo parabens.

Quote from: "locator.dll"http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&cl ... isar&meta=

Boa sorte..

Se quiser fazer uma cpi juntamente com os administradores pra decidirmos se meus textos estão ou não envolvidos com o hacking, estou a disposição  ;)

Até
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

Wuefez

O texto é realmente muito bom....

"Quem fala não faz."

rodweb

É...pena que não podemos escolher, eu não escolhi ter memória RAM, e não consigo mudar isso.