[Certificações] ITIL (introdução)

Iniciado por bironet, 23 de Abril , 2008, 11:32:38 PM

tópico anterior - próximo tópico

bironet

Galera boa noite! Bem como a maioria de vocês devem saber, eu estive na casa da minha mãe (longe da minha), completamente adoentado no fim de semana, porém estou digamos que 80% rs então já é hora de voltar a atividade.

Deixemos os esclarecimentos e vamos ao que interessa.

Sim... Vamos falar de Certificação. Como já foi observado o Darkers agora conta com mais uma nova área, onde poderemos discutir temas relacionados a certificação, qualidade, analise e engenharia de software.

Nada melhor do que começar por uma certificação que hoje para o mercado é esencial,a conhecida ITIL FUNDATION.
O que é a ITIL?

A ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida em 1980 pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA), uma agência do Governo Britânico que coletou as melhores práticas das maiores indústrias e desenvolveu a ITIL®, uma biblioteca com as melhores práticas nos processos de gerenciamento de serviços de TI. A partir da década de 90, a ITIL® tornou-se um padrão de fato, e hoje suas práticas são adotadas em empresas de todo o mundo.

ITIL® no mercado

Uma pesquisa realizada no Brasil pela revista IDG em 2005 aponta que 37% das empresas entrevistadas já ingressaram na aplicação da ITIL® em seus processos. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

Muitas empresas já estão colocando a certificação ITIL® como pré-requisito na contratação tanto de profissionais como de fornecedores. Profissionais com a certificação terão capacidade de atuar em projetos de implementação de Gestão de Serviço.

Profissionais com conhecimento nos processos da ITIL® são elementos-chave para sua implementação. Portanto, esta certificação dará para você a qualificação básica para participar de um projeto de implementação da ITIL®. Nem sempre uma certificação resultará em aumento de salário, mas poderá ser um diferencial no seu currículo.

A certificações ITIL® são recomendadas para qualquer profissional que atue na indústria de TI. Gerenciamento de serviços de TI é um tema muito amplo e qualquer pessoa que atua em TI poderá beneficiar-se destas práticas.

Níveis de certificação na V2

A certificação ITIL® Foundation provê uma avaliação dos fundamentos no Gerenciamento de Serviços em TI. Ela ajudará você a ter uma familiaridade com as melhores práticas para Gerenciamento de Serviços em TI e entender a terminologia da ITIL®.

Além da certificação ITIL® Foundation há também dois níveis de certificação complementares: Practitioner e Manager. Nestes níveis de certificação você deverá fazer um curso em instituições credenciadas pelo EXIN ou ISEB, e o teste será aplicado pela mesma instituição. Para que você possa fazer estas certificações você deverá primeiro fazer o nível Foundation. No nível Practitioner você irá fazer um curso de especialização em dois processos a escolher e o exame será realizado durante o curso. O custo médio deste tipo de treinamento é de R$ 3.000,00. No nível Manager você fará um curso intensivo de duas semanas, estudando de forma aprofundada todos os processos. O custo médio deste tipo de treinamento é de R$ 18.000,00.

Para a Certificação Foundation não é necessário fazer curso nem comprovar experiência. A prova é online, podendo ser feita em qualquer cidade que tenha um centro de testes VUE ou PROMETRIC. O nível Foundation é o mais procurado – até mesmo porque é a certificação mais acessível. Certificações Practitioner ou Manager são muito caras e você poderá não ter retorno do investimento. Normalmente as empresas bancam os custos destas certificações. Para uma empresa é justificável desembolsar R$ 3.000,00 em um profissional pois ela poderá beneficiar-se significativamente com os uso das melhores práticas.

Estes níveis de certificações se referem a ITIL versão 2. Na versão 3 os níveis alteraram, entretanto o nível Foundation continua existindo nas duas versões. O exame do ITIL Foundation na V2 continuará sendo aplicado até final de 2008.

Sobre a Prova e onde fazer

Atualmente há duas instituições responsáveis pelas certificações em ITIL®: EXIN e ISEB.

O exame ITIL® Foundation é aplicado pelos Centros de Testes VUE ou PROMETRIC. Para fazer a prova basta você acessar o site de uma destas duas instituições e agendar o local e data para a prova. Centros de Testes VUE e PROMETRIC existem em vários Estados do Brasil – você poderá localizar direto no site uma escola credenciada mais próxima.

http://www.vue.com/
http://www.prometric.com/EXIN/default.htm

O custo do exame da EXIN na PROMETRIC é de US$ 160.00. A prova é composta de 40 perguntas objetivas, das quais você deve acertar 26 (65%) para atingir a pontuação mínima de aprovação. O tempo máximo para a realização da prova é de 1 hora. Este exame é considerado de nível fácil. A estatística é de 85% de aprovação entre os candidatos na América do Sul.

O percentual de aprovação dos candidatos que fizeram o nosso curso e-learning do ITIL® é de 98% com média de acerto de 80% das questões.

Prova em português

É possível fazer a prova ITIL® Foundation em português, inglês e espanhol pela PROMETRIC, não sendo mais necessário você fazer o curso nas escolas credenciadas. Na VUE, a prova está disponível apenas no idioma inglês.

Entre no site www.prometric.com para fazer o agendamento para a prova.

....

Essa a primeira parte do nosso conteúdo ITIL.

Foi passado apenas uma breve introdução do que é e como ter acesso a certificação.

Em seguida iniciaremos o conteúdo preparatório para os interessados na prova, onde sairemos como fé em Deus todos preparados para chegar a 100% na prova.

Até breve.

rog

eu acho essas certificaçoes muita picaretagem

e muito dinheiro para pouca coisa

nao que os metodos implementados numa empresa para conseguir certificaçao sejam invalidos mas o custo e um abuso

rog
realty.sys is corrupt :  reboot the universe (Y/N)

bironet

É realmente rog porém hoje em dia ou tu anda com o mercado ou ele te engole. As empresas estão colocando essas certificações como padrão para a contratação. Mas realmente o preços são absurdos para um beneficio não tão grande´, porém ta se tornando cada vez mais esencial.

rog

isso e um fim de mundo

padroes nao sao tao recente assim, a muito tempo eu teve uma formaçao em metodo KANBAN (japones de controle de qualidade) depois veio a moda do ISO e segui um treinamente de ISO9000 (controle de qualidade em transformaçao de mercadoria)

isso nao passa de moda e onda onde os formadores do metodo tentam lavar o cerebro dos executivos a formar um circulo elitiste de empresa certificadas

isso ja era assim na decada de 80 e a certificaçao nao impede uma empresa a entrar em concordato e falir

o bom alvo desses caras de certificaçoes sao as empresas cujo o dono nao tem estudo, ae a lavagem cerebral fica mais facil

eles entao tem tecnicas para tomar uma grana sacudida

rog

bironet

É sinceramente não vejo assim. Sei que tô novo e caindo no mercado agora, e a maneira mais fácil da ter alguma garantia ao meu ver é assim. Porém  À quem pense diferente.

DarkGenesis

Bom, como tudo na  vida tem seus pontos altos e baixos, o mesmo aconteçe em relações a Certificações.
O valor que cobram é um absurdo e é algo que talvez não irá te trazer tantos beneficios mas como rog disse,
Citaro bom alvo desses caras de certificaçoes sao as empresas cujo o dono nao tem estudo, ae a lavagem cerebral fica mais facil,
eles entao tem tecnicas para tomar uma *grana sacudida".
* Todo mundo quer ganhar bem né.  ;D

Excelente material biro, aguardo agora o conteúdo preparatório.

Ponto Positivo

rog

nao e nao

eu tinha ums amigos collegos de estudo que entraram no ramo e tinham escritorio de consultoria, eu conhece bem o assunto

para eles o padrao e um produto, as empresas sao umas vacas de leite e o cliente um otario

rog

DarkGenesis

Citarpadrao e um produto, as empresas sao umas vacas de leite e o cliente um otario
Nossa, gostei dessa. He he he :P
Mas me diga rog, quais são as alternativas para quem quer se dar bem no mercado e não ter que seguir por esses padrões que a cada dia mudam?

rog

eu acho que todos esses padroes poderiam ter um resume

o kanban e responsabilidade compartilhada entre dois pontos seguidos numa cadeia
o iso ja seria a racionalisaçao de fluxo diminuindo o tempo de transito entre um ponto inicial e um ponto final (possivelmente eliminando nodes)

os caras trabalharam sobre conceitos assim desenvolvendo padroes muito boms mas e muita banca mesmo

rog

bironet

Dando Continuidade ao conteúdo de certificação ai vai o resumo este conteúdo trata dos conceitos chaves dos processos de Suporte ao serviço e Entrega ao serviço que são os processos estudados na certificação nível 1 ITIL Foundation ® .

A noite eu mando a apostila completa.

Obs.: Esse Conteúdo é disponibilizado pelas empresas credenciadas da EXIM, ou seja é realmente o conteúdo para quem quer tirar a certificação.

Pra quem se interessas bom apetite.

Sds.