A diversidade faz diferença

Started by branco, 28 de August , 2008, 09:34:37 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

branco

Nas últimas décadas devido a globalização, tivemos acesso a vários recursos que não seriam possíveis sem a contribuição de todos os povos. Diante tantos benefícios que encontramos nas sociedades modernas, há as divergências ideológicas, culturais e políticas, causadas pelo intercâmbio social e que resultam em preconceitos, terrorismo, genocídio, etc. Assim, tornou-se um desafio sobreviver com as diferenças.

A diversidade cultural possibilita a compreensão e assimilação de novos valores éticos e educacionais. Nas escolas de todos países os alunos aprendem sobre Karl Marx, Adam Smith, Luís de Camões, enfim, uma infinidade de personalidades influêntes espalhados pelo globo. De fato, não existe país que se desenvolveu isolado do mundo, aqueles que assim tentaram não são independentes. Isso evidencia a importância da diversidade, pois possibilita o desenvolvimento de pensamentos e costumes diferentes, contribuindo para o progresso humano, como a globalização.

Com a unificação mundial através da globalização, é possível ampliar o mercado consumidor e desenvolver novas tecnologias. Seja através da mão de obra barata na China, ou da inteligência no Japão, o importante é que todos contribuem para o progresso mundial, gerando curas para vírus, ou vírus que curam. Isso tudo é comprovado pela nossa televisão, que trás notícias inclusive da lua.

Porém, nem todas as diferenças são benéficas, pois os livros de História parecem transbordar sangue e injustiças. Capítulos não faltam: Atentados terroristas, Holocausto, Apartheid, etc., uma série de acontecimentos que não devem ser esquecidos, pelo contrário, devemos compreendê-los e não deixar que se repitam.

Diante todos os benefícios, cabe a nós brasileiros exercer a cidadania e buscar inspiração para superar o desafio de conviver com as diferenças. Eu me inspiro em Getúlio Vargas, e você?
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

blackwinner

Eu me inspiro em mim mesmo =P
Eu não acredito que ninguem possa me ensinar a viver do meu jeito, além de mim é claro.
Eu admiro pessoas do porte de G.V. mas não as sigo como um fiel religioso afinal, todo mundo comete erros. \=
sergaralho.blogspot.com --> a informação como ela deve ser.. pura!

branco

interessante, percebi porque condenam o uso de perguntas na conclusão...
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

Be.Cool

Com todo os respeito eu acho que Getulio, não seria uma pessoa ideal para se inspirar, mais essas são as diferenças....
Tirando isso gostei do texto branco!
Está treinando redação?(Muito bem escrito ;D).

A sabedoria está em suas mãos

branco

hehe é, vou entrar numa facul pelo enem, apesar de estar quase desistindo pra conseguir uma federal.

na verdade, sou a favor de uma ditadura, mas temos que respeitar os direitos humanos ( ou dos ricos ) no ENEM, que aliás, é um exame que serve mais para ricos que pobres.

treinar a escrita é quase tão importante que c++, considerando as possibilidades da engenharia social e dialética..

até