Europa elogia redução no tempo da retenção de dados do Google

Started by ÐλяkFeλя, 11 de September , 2008, 02:11:18 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

ÐλяkFeλя

Europa elogia redução no tempo da retenção de dados do Google

Bruxelas - Órgão regulador europeu encorajou Google e seus rivais a seguirem adiante nas ações de proteção da privacidade dos internautas.

A Comissão Européia recebeu de forma positiva o anúncio feito pelo Google na terça-feira (09/09) reduzindo pela metade o tempo de retenção de dados das pesquisas feitas pelos usuários em sua ferramenta de busca, passando de 18 para apenas 9 meses.

O vice-presidente da Comissão, Jacques Barrot, disse que a decisão do Google é "um passo na direção certa", mas acrescentou que um período de seis meses de retenção de dados seria o ideal para todas as ferramentas de busca.

Barrot ainda elogiou o Google pelo modo transparente com que comunica sua política de privacidade aos usuários e encorajou a empresa e seus rivais a irem adiante na proteção da privacidade dos cidadãos europeus.

Na segunda-feira (08/09), o Google também anunciou que tornaria anônimos os dados coletados pelo Chrome, na ferramenta OmniBox que dava sugestões de termos de busca por meio do recurso Google Suggest.

Porém, especialistas afirmaram que não ficou exatamente clara a forma com que o Google tornará os dados anônimos, pois a empresa apenas apaga, parcialmente cookies e IPs. Ainda é incerto o real impacto dessa ação sobre a privacidade dos usuários.

O segundo beta do Internet Explorer 8 também possui um recurso que envia para os servidores da Microsoft dados sobre os sites procurados e o tempo de navegação em cada um. Segundo a empresa, o Suggested Sites é usado para personalizar a experiência do usuário, mas não detalha quanto tempo retém essas informações e nem se elas são armazenadas anonimamente.

Fonte: IDGNOW

FEAR