Criptografia sistema de transposição 8 caracteres

Iniciado por lostph, 20 de Outubro , 2010, 08:33:42 AM

tópico anterior - próximo tópico

lostph

O método transposição, seria de 8 caracteres e funcionará com o embaralhamento das palavras.
Nesse tipo de criptografia, precisa usar matriz.

vou tentar mostra um exemplo:

Preciso ter uma palavra chave de 8 caracteres diferentes, não pode se repetir, vou escolher esta: MEGA BUCK
Então já que tenho minha palavra chave de 8 caracteres e não tem nenhuma letra repetida, a criptografia a base de transposição funcionará da seguinte forma:

Escolho uma palavra para ser criptografada, exemplo: EXEMPLO DE CRIPTOGRAFIA
o programa deverá fazer básicamente isto, pela minha palavra-chave MEGA BUCK agiria desta forma:

7  |  4  |  5  | 1  |  2  |  8  |  3  |  6  |
M     E     G    A     B     U     C     K

Esses numeros emcima das letras, são à ordem alfabetica das palavras, seguindo deste principio a minha palavra EXEMPLO DE CRIPTOGRAFIA ficaria da seguinte forma, montando-se em matriz.

7  |  4  |  5  | 1  |  2  |  8  |  3  |  6  |
M  |  E  | G  | A  |  B  |  U  |  C  |  K  |
--------------------------------------------
E     X    E     M     P     L      O     D
E     C    R     I      P     T      G     R
A     F     I     A     A      B     C     D

Ao observa nota-se que sobrou 4 espaço vazio no final da minha palavra, quando isso acontece é preenchido com letras A,B,C,D,E,F .. ate que o espaço seja preenchido. no meu caso precisei usar: A.B.C.D;

Apos ter escrito minha palavra em forma de matriz com 8 caracteres, agora vem o por que eu coloquei numero nas letras em ordem alfabetica, pela ordem agora pegaremos as letras e com isso se tornaram criptografadas, vamos lá a minha palavra EXEMPLO DE CRIPTOGRAFIA em modo de transposição com 8 caracteres minha palavra-chave chamada MEGA BUCK, ficará da seguinte forma: MIAPPAOGCXCFERIDRDEEALTB

está palavra se você fazer o processo inverso com a palavra chave MEGA BUCK, formará denovo a palavra: EXEMPLO DE CRIPTOGRAFIA, como ela esta criptografada então pela criptografia ela fica desta forma: MIAPPAOGCXCFERIDRDEEALTB

Bom pessoal, é isso... estou aprendendo um pouco e gostaria de compartilha com vocês.
CRÉDITOS: lostph
----------------------

Bom pessoal, esse foi um tutorialzinho básico pra intender a lógica, eu estava tentando fazer um programa de criptografia assim simples, tentei em delphi , C# e tambem Visual Basic .NET ... mais comoe u não sei muito ainda de programação que estou aprendendo não tive sucesso, se alguem poder tambem me ajudar a desenvolver esse sisteminha ficaria grato.

Obrigado.

Imoogi

Hummm!! legal! deu pra pega o jeito!!
bha! to meio sem tempo, mas quando arrumar um tempo  eu tento fazer