Recuperando CDs Arranhados

Started by #phobia, 23 de June , 2006, 11:11:01 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

#phobia

Vi esse artigo lá no Clube do Hardware e achei bem legal, então resolvi postar aqui também!

Todo usuário alguma vez na vida já se deparou com o problema de ter um CD arranhado. No caso de CDs de dados (CD-ROM), o CD não é lido corretamente pela unidade, dando erro de leitura. Já no caso de CDs de áudio, o CD "pula" quando colocamos para tocar.

A primeira providência ao encontrar um CD dando erro de leitura é limpá-lo, para ver se não é uma sujeira que está em sua superfície que está impedindo a sua leitura. Você pode inclusive lavar o CD suavemente com um pouco de detergente, usando os dedos da mão para limpar o CD (não use esponja, pois a esponja pode arranhar o CD). Se continuar dando erro, experimente ler ou tocar o CD em outra unidade. Se em outra unidade (ou em outro aparelho de som, no caso do CD de áudio) o CD estiver apresentando o mesmo sintoma (dando erro de leitura ou pulando, no caso de CDs de áudio), então significa que ele está arranhado.

Olhando contra a luz a superfície de gravação (o lado oposto ao do rótulo) de um CD dando esse tipo de problema, você conseguirá facilmente identificar um ou mais arranhões existentes. Os dados de um CD estão gravados em uma camada metálica dentro dele, camada essa que é prateada nos CDs comerciais e normalmente dourada nos CDs-R. Essa camada metálica é envolvida por uma camada plástica transparente (policarbonato), que tem justamente a função de proteger a camada metálica do CD e permitir que um rótulo seja impresso no lado que não é usado para a leitura.

A unidade de CD-ROM ou o CD player utilizam um feixe laser para ler a camada metálica. Esse feixe laser atravessa a camada plástica transparente e efetua a leitura. Se a camada plástica estiver arranhada, o feixe não consegue ultrapassá-la, dando erro de leitura ou "pulando" a música. Ou seja, os dados a serem lidos ainda estão dentro do CD, o problema é em sua camada plástica.

Como o conteúdo do CD está preservado, é possível recuperar um CD arranhado fazendo um polimento da sua superfície plástica. Se após os procedimentos de limpeza que sugerimos acima o CD continuar dando erro de leitura, basta você polir a superfície do CD com pasta de dentes. Isso mesmo, pasta de dentes. Funciona que é uma beleza e você não irá gastar uma fortuna comprando kits de limpeza profissionais. O polimento deverá ser feito usando um chumaço de algodão sobre os arranhões. Esfregue suavemente o chumaço de algodão com a pasta de dentes até os arranhões sumirem ou então você perceber que eles já saíram ao máximo. Pode ser que a pasta de dente crie novos arranhões, mas esses serão superficiais que sairão facilmente depois. Após ter removido os arranhões, limpe o CD na água.

Se ainda existirem arranhões que a pasta de dentes não removeu, use um polidor de metais (Brasso), da mesma maneira descrita. Por fim, passe vaselina na superfície do CD, bem suavemente (não use força), no sentido de dentro para fora.

O passo final é testar o CD. Se ele passar a funcionar, maravilha. Caso contrário, repita o procedimento descrito em nossa coluna de hoje, tentando localizar visualmente o arranhão que está causando o erro e concentrando seu polimento nesse arranhão.

-----------------------------------------------------

PS: Vê se não vai gastar a pasta de dente da sua casa toda se não depois vai ficar escovando os dentes com dedo e água! xD

slul

Caracas que massa vai ajudar MTO!

#phobia

Com certeza cara, também vou testa aqui... huahuaua!
Se funcionar, vai quebra muuuuuuuuito o galho!!! ^^

J.spY

Já recuperei um CD meu do Full Throttle com isso. :D

Se o arranhão não for MUITO profundo funciona mesmo, podem testar.

[]'s

"...É melhor ficar calado deixando que todos pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar a menor dúvida®..."

_w4nKSt4_

Ja tinha visto isso no GH..

nunca testei mas se funcionar vai me ajudar e muitoo..^^

minha gaveta é puro CD....do windows, drivers, jogos, dentre outros...

uahuahauuhauha  a maioria tudo arranhado :P

Anonymous

funciona MESMO... já sabia disso há algum tempo já... eu costumo fazer o troço com a pasta de dente depois madar pra um amigo meu que da um puta polimento nele... fica q nem novo =D

rodweb

Fox

Sim Rodrigo! Eu postei isso aqui.
http://www.darkers.com.br/smf/index.php ... 602.0.html

Mas o cara ai so tentou ajudar ne não brother...

Flw...

#phobia

Xiiiiiiiiiiii!!!

Pode cre Fox.
Foi mal aew, é porque eu vi e achei muito legal... nem pesquisei aqui no forum. Foi mau, varcilo meu...  :-\

Fox

sley, tem problema não fera... concerteza somou ai pra nós...

Anonymous

Quote from: "slul"vc pode ate lavar o CD

olha ai galera  é o meu 1º post mais espero ajuda a comundade aqui como ajudo algumas outras

no caso de vc lavar o  CD  vc tem que secar ele  legal para ele naum enferrujar  não sei se vcs sabem mais ele é  feito de uma camada metalica  que enferruja com facilidade entaum sempre q lavarem um cd utilizem um pano  de preferencia  de algiodão para não soltar muito pelo  espero ter ajudado t+ abraço

Dx

Esse metodo de usar pasta de dente é mtu eficiente ^^

sempre usei e 70 % dos casos ajudou  :P

Slinack

uheuehueh...
ja tinha visto la no outro topico tbm...
putz.. uma vez gastei a pasta de dente pacas pra tirar os arranhoes de uns cds ai...
mas vlw a penaa
xD