Dicas para evitar problemas de saúde ao usar o computador

Started by _w4nKSt4_, 27 de June , 2006, 02:14:44 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

_w4nKSt4_

Introdução

Cada vez mais, o computador passa a fazer parte do cotidiano das pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para diversão. Como conseqüência, muitos acabam passando horas por dia em frente ao micro, o que pode resultar em problemas de saúde futuramente. Para ajudar a evitar esses males, o InfoWester apresenta a seguir 10 dicas simples, mas muito importantes.

1 - Cuide de sua postura ao se sentar

Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se apóiem no encosto da cadeira (não use cadeiras sem encosto ou com encostos pequenos). Não deixe seus ombros caídos e não adiante suas pernas, como se fosse se deitar. Deixe suas coxas posicionadas no assento da cadeira.

2 - Deixe os pés retos

Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando o chão. Caso a cadeira seja muito alta para você, use um apoiador para os pés.

3 - Mantenha os cotovelos alinhados com os pulsos

Dê preferência a cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Dessa forma, você consegue usar todo o braço para manipular o teclado e o mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.

4 - Mantenha o monitor em frente ao seu rosto

Mantenha o monitor numa posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

5 - Fique a pelo menos 50 cm de distância do monitor

Se você ficar com a cara "grudada" no monitor, suas vistas ficarão cansadas rapidamente e você acabará forçando-as para enxergar. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos 50 cm da tela do computador. Ajuste também os níveis de contraste e de brilho do monitor e use modelos que tenham um protetor de tela. Dê preferência aos monitores com tela plana, pois estes são mais confortáveis à visão.

6 - Levante-se a pelo menos cada 50 minutos

Não é bom para o corpo permanecer muito tempo numa mesma posição. Por isso, levanta-se a cada 50 minutos. Se, por exemplo, você estiver em um escritório, vá ao banheiro ou vá beber água. Se o telefone tocar em outra mesa, vá até lá andando, evite chegar ao local se empurrando numa cadeira com rodinhas.

7 - Pisque mais

Piscar mais? É! Quando você fica prestando muita atenção no monitor (ou na televisão), normalmente você pisca menos e, logo, seus olhos podem começar a arder. O mesmo efeito pode ocorrer se você ficar muito tempo em um ambiente com ar condicionado. Por isso, ao sentir sinais de ardência, comece a piscar mais. Você também pode fazer compressas (com água fria!) e aplicar sobre os olhos por 3 minutos (com eles fechados, obviamente).

8 - Use o computador em um ambiente bem iluminado

O ideal é usar o computador em um lugar bem iluminado, preferencialmente com luzes brancas. A luz não deve focalizar o seu rosto e muito menos a tela do monitor (como acontece quando se usa o computador de costas para uma janela onde entra luz do sol).

9 - Use teclados e mouses ergonômicos

Dê preferência a teclados e mouses ergonômicos. Estes são projetados para prover maior conforto ao utilizador, assim como são preparados para evitar ao máximo lesões por esforço repetitivo. O teclado abaixo, por exemplo, possui um suporte que evita que os punhos fiquem apoiados na mesa.

10 - Algum desconforto? Vá ao médico!

Se sentir dor/formigamento nas costas e nos braços ou se sentir sua visão cansada ou freqüentemente irritada após o uso do computador, não hesite, vá ao médico! Do contrário, você poderá ter uma lesão que se agrava com o passar do tempo. Também é conveniente avisar seus superiores, caso você note que as condições de trabalho não são adequadas. Em seu dia-a-dia, é recomendável fazer exercícios físicos e alongamentos, por isso, procure orientação médica para que você possa fazer essas atividades de uma maneira saudável.

Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 13/03/2005 - Atualizado em 13/03/2005

Fonte:InfoWester.com

caesar2k

muito boas as informações. O que parece óbvio quase ninguém faz. Eu mesmo já conhecia uma boa parte dessa lista, mas estava aqui igual um sapo atropelado na cadeira com a coluna em forma de S hahaha

rog

lol

e eu que so fica deitado no sofa com laptop

dica comprei uma mesinha de roda para impressora, vem na medida certa para colocar o laptop

______
|
|______
o        o

rog
realty.sys is corrupt :  reboot the universe (Y/N)

J.spY

Muito boa essas dicas ai, realmente tenho que corrigir minha postura.

[]'s

"...É melhor ficar calado deixando que todos pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar a menor dúvida®..."

#phobia

Vix, já tinha visto essas dicas ae mano, quando li procurei corrigir o máximo, nos primeiros dias então... Nem se fala.
Mas depois cansei. hehe. Não sei se com outros também acontece isso, mas eu não guento nem fu$@#% sentar igual mostra ae nessas dicas! lol

Vivo com meu braço e coluna arregaçado! huahuahuahua.  ;D
Isso ae.

{Sley}

Anonymous

hahaha mto tempo no pc com postura errada para td me causaram:

excoliose multipla
hiperlordose
pectus carinatus
e outra coisa la que eu nao lembro o nm

se cuidem gente

slul

Quote from: "anti-mateira"hahaha mto tempo no pc com postura errada para td me causaram:

excoliose multipla
hiperlordose
pectus carinatus

se cuidem gente

eu tenho pessima postura...

nunca me deu nada =/

alem de uma dor nas costas (normal)

"pectus carinatus"  isso eh algum tipo novo de droga?

hehehe

Anonymous

Em mim so fikei paraplegico  :P Zuera mais eu num sento certo assim nem F%$#%#$#$@# "!

Anonymous

Quote from: "slul"
Quote from: "anti-mateira"hahaha mto tempo no pc com postura errada para td me causaram:

excoliose multipla
hiperlordose
pectus carinatus

se cuidem gente

eu tenho pessima postura...

nunca me deu nada =/

alem de uma dor nas costas (normal)

"pectus carinatus"  isso eh algum tipo novo de droga?

hehehe

LoL

Tambem tenho má postura.. só dor nas costas mesmo...   ::)

Ðark$pawn

Bom post amigo _w4nKSt4_, eu estou passando por certos "apuros" por causa de uso excessivo de computador no trampo e na vadiagem, isso vai me ajudar com certeza... ;)

Anonymous

Já tive alguns problemas nos olhos, nenhum tipo de problema com coluna, mas minha visão hoje em dia é um lixo devido ao monitor.

nibbles

São coisinhas básicas que todos devemos fazer, eu por exemplo não consigo :(
Vivo com dor nas costas por causa disso lawl
quando eu estiver velho vou estar extremamente quebrado x/

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

Fvox

"Achas que estás caindo na insanidade? Mergulhe."

FreeMind

Eu tinha problema com minha postura e isso me deu muitos problemas fiquei ateh de cama xD
A solução foi comprar uma cadeira bemm confortavel, eh tipo cadeira presidencial :D ela tem o formato correto da coluna e eh alta da pra encostar a cabeça
foi caro pra caramba mas os beneficos que me deu foi muito maior