Swing

Started by Be.Cool, 04 de March , 2007, 03:34:53 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Be.Cool

Achei esse tutorial sobre swing e achei muito interessante
la vai:


Introdução
Este tutorial é destinado a Pessoas que tenham conhecimentos no mínimo básicos em Java e estejam interessados em conhecer um pouco de Swing.

Nós iremos criar um Conversor de Inteiro para Binário e Hexadecimal, usando uma interface Swing bem simples. Porem, depois de conhecer o pouco que estamos oferecendo no momento, você se tornará hábil a criar interfaces mais ricas, com mais componentes, que são encontrados facilmente na classe javax.swing na API de Java em http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/index.html

Para o melhor entendimento o Código esta todo comentado e a cada passo de nossa aplicação, o código referente será postado abaixo.

O Nosso Conversor
Começamos importando as Classes necessárias

import java.awt.event.*;  //para por ActionListener nos Botões
import javax.swing.*;   //toda os elementos graficos

Nossa Classe extenderá Jframe

public class Converte extends JFrame {

Agora, criamos os componentes que iram compor nosso formulario, estes componentes podem ser todos os componentes conhecidos em outras linguagens, Radio,ComboBox, etc...

JPanel panelPrincipal = new JPanel();  //painel onde ficam os outros componentes

JTextField inteiro;   //Field onde o Inteiro sera digitado
JTextField resultado;   //Field onde o Resultado da Conversão vai aparecer

JButton converteBin;   //Botão que Converte para Binario
JButton converteHex;   //Botão que Converte para Hexa
JButton saida;   //Botão de Saida

Nosso construtor com um String que será o Titulo que vai aparecer

public Converte(String param) {

Seta o titulo

setTitle(param);  //Titulo do Panel

Depois que nossos componentes foram criados, nós temos que inicializa-los

inteiro = new JTextField("                          ");   //Inicializando Field
resultado = new JTextField("                         ");   //Inicializando Field
 
converteBin = new JButton("to Binary");   //Inicializando Botão
converteHex = new JButton("to Hexa");   //Inicializando Botão

saida = new JButton("SAIR");   //Inicializando Botão


Incluiremos os componentes no nosso panelPrincipal.
Importante salientar que esta ordem será considerada no Form

//Incluir Componentes

panelPrincipal.add(inteiro);   
                     
panelPrincipal.add(converteBin);
panelPrincipal.add(converteHex);

panelPrincipal.add(resultado);

panelPrincipal.add(saida);


Agora a Melhor parte, bem que se você quiser só ver como o Formulário, esse passo não é necessário, porem, nós não queremos criar uma Aplicação sem utilidade nenhuma.
Vamos criar então, as Ações dos Botões.


converteBin.addActionListener(new ActionListener()
        {                       
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
if(inteiro.getText().trim().equals("")){  //teste se campo do numero que sera convertido não esta em branco
JOptionPane.showMessageDialog(panelPrincipal,"CAMPO EM BRANCO NÃO PERMITIDOS!!!");   //mensagem de erro se estiver em branco                      }else{
int vlr1 = Integer.parseInt(inteiro.getText().trim());  //pega valor do Campo inteiro

String numeroBin = Integer.toBinaryString(vlr1);  //transforma o inteiro num String, que sera o Binario
resultado.setText(numeroBin);   //atribui ao campo resultado, o Binario correspondente ao Inteiro digitado
}
}
            }
        );
       
           
converteHex.addActionListener(new ActionListener()
        {                     
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
if(inteiro.getText().trim().equals("")){   //teste se campo do numero que sera convertido não esta em branco
JOptionPane.showMessageDialog(panelPrincipal,"CAMPO EM BRANCO NÃO PERMITIDOS!!!");   //mensagem de erro se estiver em branco                                  }else{
int vlr1 = Integer.parseInt(inteiro.getText().trim());   //pega valor do Campo inteiro

String numeroHex = Integer.toHexString(vlr1);   //transforma o inteiro num String, que sera o Hexa
resultado.setText(numeroHex.toUpperCase());   //atribui ao campo resultado, o Hexa correspondente ao Inteiro digitado
}
}
            }
        );


saida.addActionListener(new ActionListener()
{
         public void actionPerformed(ActionEvent e) {
System.exit(0);   //Fechar aplicação
}
});

A Identação não ficou boa... Más, tu copia e cola no seu editor preferido e organiza ele...
Depois disso, vamos setar algumas propriedades do nosso Jframe...

this.setContentPane(panelPrincipal);   //Atribui a Converte, que extendeu JFrame, os Panel
this.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);   //Quando a Aplicação for fechada no x do canto superior direito, finalizar a aplicação normalmente
       
this.pack();   //tamanho de acordo com os componentes

this.setVisible(true);   //Deixa form visivel

   
//this.setSize(500,300);   //se quisermos dar um tamanho fixo

}

Agora, é so criar o método main que vai instanciar nossa classe, neste exemplo o método main esta dentro da Classe Converte, porem , facilmente você utiliza da maneira que quiser, e pode por esse main em outra classe...

public static void main(String args[]) {
        Converte e = new Converte("...Conversor de Binario e HexaDecimal...");   //Cria um Converte com esse titulo
    }
   
}



Conclusão

Bem, vimos que swing não é coisa de outro mundo, tenho certeza que com um pouco de dedicação, o leitor pode criar aplicações bem mais arrojadas, pois esta é apenas introdutória...


fonte: http://www.portaljava.com/home/modules. ... age&pid=94

A sabedoria está em suas mãos

tiaguito-.-

Realmente ótimo, mais é sempre bom ter um IDE a vista, eu gostei mto do Net Beans.
Não tenho medo do escuro, nem do que tem nele, medo do escuro é pra fracos, e vc é um?
Meu MSN ta ali, se quiser add, add mais nun fala bosta não =P