Linguagem em portugues

Iniciado por Be.Cool, 01 de Maio , 2007, 06:01:48 PM

tópico anterior - próximo tópico

Be.Cool

Ai galera eu estou com um projeto de quase "criar" uma linguagem de programação em portugues....
consiste no seguinte:
primeiro o cara escreve na linguagem em portugues:
ex:
imprime("hi");
ler(s);
depois trocamos os comandos em portugues por outro correspodente...
tipo assim:
imprime -> write = pascal...
no caso o cara vai precisar ter o compialdor do pascal dentro do computador...
é bem simples.....
eu estou desenvolvendo o editor em delphi... e o programa para desenvolver o troca de
sintaxe eu to usando o php, pois exite a funcao -> eregi_replace - que faz esse trabalho...
se alguem quiser....pode ajudar ai postando codigos para implementar..
porque no caso aqui do arquivo pra troca a sintaxe o cara precisaria estar na internet
ou ter o servidor de php....
quando eu terminar eu postarei o link para download....
espero que vcs tenham gostado da ideia, e ajudem a desenvolver esse projeto....
pois isso ajudaria muito os iniciantes em programacao...
porque escrever em sua linguagem nativa concerteza facilitaria as coisas....

flw!

A sabedoria está em suas mãos

branco

hmm dava pra criar um banco de dados em vb pra cadastrar as palavras pra quais o 'compilador' vai trocar...
esse projeto nao é muito viavel porque ate eu que nao sei muito de ingles aprendi a programar um pouco..
mas olhando pro lado de enriquecer o brasil ( ta precaria a situação ) acho que vale a pena sim...
assim que surgir um tempo vo ver se ajudo um pouco...

te mais
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

Alucard

Topo sim, vou ver com o que posso ajudar...
Vou ver se faço um programa que converta para pascal.
Quando terminar, posto o codigo aqui, a linguagem que vou usar por
enquando será vb.

lcs

A ideia do programa é sensacional, so que acho qeu a atualização seria ruim, então sugiro o seguinte, criemos aqui no darkers 4 post´s um para VB,Delphi,C,C# por exemplo, ai iriamos colocando as terminações:

var = variavel em VB,

Ai se possivel colocaria uma pessoa somente com direitos sobre aquele post,ai o pessoal iria dando sugestões e o dito moderador irira incluindo no principal, fallow..
Pra que viver sem sentido.

Anonymous

Ta vamos lá, a idéia é luvavel amis acredito eu que complicaria a vida dos inciantes pq o cara que vai na net procurar um tut de socket vai provavlemente achar um em Ingles, e mesmo que ache um em Português os comandos a sintaxe ainda será em inglês é mais fácil pra entender...

Agora a pergunta que deve ficar é porque não criar uma linguagem em português???

lcs

Se tu tiver perguntando porque não se desenvolve  algum pronjeto com uma sintaxe em portugues.
Se for isso a resposta é simples.

Aonde começõu a internet?
quem utilizou e comercializou a linguagem visual:
etc.

Todas as linguagem que conhecemos é engles pelo fato de terem nascido la. e tambem pelo ingles ser a lingua  universal.

Alucard

CitarA ideia do programa é sensacional, so que acho qeu a atualização seria ruim, então sugiro o seguinte, criemos aqui no darkers 4 post´s um para VB,Delphi,C,C# por exemplo, ai iriamos colocando as terminações:

var = variavel em VB,

Ai se possivel colocaria uma pessoa somente com direitos sobre aquele post,ai o pessoal iria dando sugestões e o dito moderador irira incluindo no principal, fallow..

Cara me desculpe a burrice, mas nao te entendi, por favor me explique com mais detalhes.

nizep

pow quem ja fez logica de programaçao ta ligadu que rola o pseudocodigo
é como se fosse uma "linguagem" pra vc começar a entender a logica dos programas
rola um programa pra fazer algoritmos em pseudocodigo e botar eles pra rodar

www.apoioinformatica.inf.br

procurem por Visualg 2.0
ele aceita comandos ESCREVA, LEIA, SE, SENAO etc
ae basta vc ir "traduzindo" para a linguagem desejada
no caso do C:
leia vira scanf
escreva vira printf
se vira if e assim por diante

bom pra kem ta começando

lcs

Citação de: "Alucard"
CitarA ideia do programa é sensacional, so que acho qeu a atualização seria ruim, então sugiro o seguinte, criemos aqui no darkers 4 post´s um para VB,Delphi,C,C# por exemplo, ai iriamos colocando as terminações:

var = variavel em VB,

Cara me desculpe a burrice, mas nao te entendi, por favor me explique com mais detalhes.

Opa desculpa ai eu so cometi um erro

var não é dim/public etc.

tipo iriamos criar 4 post´s ou seções para as principais linguagens VB,C,Java e Delphi por exemplo.

Nessa seção ou post iriamos fazer o seguinte:

Seção ou post de  VB

Dim = Variavel em VB
public = Variavel em VB
exit sub = encerra um rotina.

ai o cara responsavel pelo post iria colocar em ordem talves alfabetica ou então juntando num unico post e eliminando duplicidade.

Desculpem os erros de digitação do post anterior eh que tava meio tardinho e tava com mo sono.. fallow

Anonymous

Citação de: "lcs"Se tu tiver perguntando porque não se desenvolve  algum pronjeto com uma sintaxe em portugues.
Se for isso a resposta é simples.

Aonde começõu a internet?
quem utilizou e comercializou a linguagem visual:
etc.

Todas as linguagem que conhecemos é engles pelo fato de terem nascido la. e tambem pelo ingles ser a lingua  universal.

Ahhh eu discordo um pouco do teu ponto de vista não é só porque as coisas nasceram lá que devem continuar desse jeito "futebol nasceu na inglaterra e quem owna no futebol??" (meio tosca a comparação auauhauhau) :P

Agora quanto ao ingles isso é fato não há como ignorar mais o mercado tem potencial sim se for bem explorado...

lcs

Bom continuo achando que o português é mto complexo para certas coisas isso inclui programação. Claro que no futuro poderemos estar usando o portuga para programar mais acho dificil pelo modo como as coisas estão eh mais facil daqui a pouco se programar em chines

Alucard

lcs, me corrigia se estiver errado, eu pego uma palavra reservada e faço uma descrição de seu
funcionamente, e coloco uma igual a em portugues, por exemplo.

public - publico usado para declarar uma variavel publica ou seja pode ser acessada em qualquer lugar

lcs

mais ou menos isso Alucard , poderia dar a definicão dela tb..

Casanova

Be.Cool  meu maior incentivo a vc boa sorte.

Sugestão dê uma procurada por LogicBasic .

Anonymous

Citação de: "Alucard"lcs, me corrigia se estiver errado, eu pego uma palavra reservada e faço uma descrição de seu
funcionamente, e coloco uma igual a em portugues, por exemplo.

public - publico usado para declarar uma variavel publica ou seja pode ser acessada em qualquer lugar

PO a ideia eh traduzir???

tipo

integer = inteiro usado pra declarar valores númericos ...???