Dificuldade em Programação

Started by KEst, 08 de December , 2007, 03:18:57 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

demon hyo

Comecei em programação através de jogos, criando scripts em C ou C-lite para alguns jogos que permitiam modding e criação de objetos, cenários, npcs, etc.

Um dos exemplos interessantes é o Dink Smallwood, que permite criar npcs, objetos, recursos interativos, efeitos especiais, utilizando scripts em C.

Talvez esse seja um bom jeito de se aprender a programar, através de algo que lhe interessa bastante e te agrada.

Hoje os caminhos da vida me levaram a aprender diversas linguagens, Java, C e variantes (C++, C#), Delphi, Basic, Ada, Haskell, entre outras

Costumo dizer que pascal e Delphi são as linguagens mais fáceis de se aprender em teoria, porém BASIC (em especial qBASiC, ou sua re-roupagem moderna, o FreeBASIC) é a linguagem que produz mais resultados com um iniciante.

Sobre o que estava sendo discutido em posts anteriores, lógica de programação é bem interessante e construtivo. Um programador que domine a essência da lógica de programação vai poder se adaptar facilmente a qualquer linguagem. Porém lógica de programação em si não é atrativo, ou seja, somente um usuário com bastante força de vontade e persistência vai conseguir progredir por todo o básico da lógica de programação sem desanimar no caminho por falta de resultados.

rodweb

Eu comecei copiando uns códigos de batch, ai colocava no arquivo e rodava, mais nem sabia que isso era alguma coisa, dae pesquisei por onde começar, estudei html, li sobre lógica de programação e fui pro delphi, deu pra fazer algumas coisinhas, mais o que quebra é que não tem conteúdo em português bom, só tem receita de bolo.
Agora estou estudando php pra passar o tempo e pra tentar ganhar uma grana também claro :P
E tem mais conteúdo até pelo manual do php ter uma boa parte de explicação e exemplos em php. Em menos tempo aprendi mais de php do que em delphi pela falta de informação.
Então pra simplificar acho que os maiores problemas são a maior parte do conteúdo em inglês e não saber por onde começar.

nibbles

cara.. o complicado no começo é pegar a lógica de programação.. normalmente nós não pensamos algoritmicamente falando, apesar de fazer na prática..

minha dificuldade foi começar a pensar como um computador .. entender que o computador é um idiota .. o idiota mais rápido que existe .. haha

depois é só pegar a sintaxe da linguagem que escolher e acabou..

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

rodweb

É, lógica parece ser bobo (no começo eu achava), mais depois que você começa a entender, em qualquer linguagem que seja, você parte pra outra e vê que só muda a sintaxe mesmo...em um livro de programação não pode faltar mesmo não...

demon hyo

A questão é conseguir ensinar lógica, depois programação, ou mesmo os dois concomitantemente sem necessariamente partir para um exemplo sendo feito em alguma linguagem.

Gosto bastante do Java, como programar, da Deitel & Deitel (lançado no brasil pela editora bookman, se não me engano. A edição que tenho são a 4ª e a 6ª). Nele ele parte de um capítulo introdutório com noções de linguagem de programação e compreensão do computador no geral, depois parte para exemplos simples em java, que você analisa e entende pela sintaxe da linguagem, enquanto compreende através dos exemplos de programas o funcionamento do computador.

Só para constar, não considero Java uma boa linguagem para se começar a programar. Ela oculta muito da interação programa/computador do usuário através de suas bibliotecas, de forma que não parece ser (embora seja) nem uma linguagem simples, nem uma linguagem poderosa.

Acho que um bom livro de programação deve abordar através de exemplos reais com uma linguagem de programação definida, depois explanar esses exemplos sobre o contexto da lógica de programação e depois sobre o contexto da sintaxe da linguagem.

Mas de nada adianta explicar lógica de programação a um usuário que não compreende o hardware do computador em um nível, ao menos, básico. Por isso acredito que é fundamental um capítulo inicial explicando o funcionamento do computador, etc.

KEst

Okei darkers;
Desulpe a demora;
mAs tive problemas com maquinas e PCs diversos tive de comprar um outro PC (que .... não ter dinheiro pra compra um MAC) mas agora acho que sai.
Já vi que muitos tiveram dificuldades em lógica e este será um assunto especifico para o livro;

Desulpe novamente pela demora;

KEst

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux